sábado, 19 de junho de 2010

José Saramago, 1922 - 2010.


José Saramago, natural da província do Ribatejo, Azinhaga, em Portugal, Prêmio Nobel de Literatura, em 1998, sempre vivo, permanece intenso no coração do mundo!

Em 16 de junho de 2004 participei, como debatedora, em mesa redonda, Uma discussão sobre a obra de José Saramago, ao lado de Thiago Lacerda, Rose Marie Muraro, Cid Marcus e Waldecy Tenório. Organização de Julia Catelli. Seguida do Espetáculo, apresentação única - O Evangelho Segundo Jesus Cristo - dia 17, no Teatro Sérgio Cardoso – SESC, Vila Mariana, São Paulo. Dramaturgia de Maria Adelaide Amaral e direção de José Possi Neto, tendo no elenco Thiago Lacerda, Maria Fernanda Candido, Celso Frateschi e outros.
Belíssimo espetáculo! O Jesus de Saramago é essencialmente um Homem, um herói trágico, inconformado, voluntarioso que segue o seu destino semelhante à mitologia grega. É evidente a força vigorosa e espiritual de Saramago nas páginas do seu Evangelho.
___
Guardarei com carinho especial sua obra As intermitências da morte, Companhia das Letras, ocasião do lançamento mundial no Brasil, quando tive a alegria de receber sua assinatura, em 2005 – Teatro Nelson Rodrigues, RJ.
_________________________

Um comentário:

Anônimo disse...

Martha,
conhecia tão pouquinho dele, mas uma única vez que o ouvi falar (no Jornal da Globo - aquele bem tarde, acho que em 2007) já senti um vontade de saber mais.
Li algumas coisas suas na web. Não um livro, ainda.
Em suma, mesmo sem conhecê-lo gostava dele, apenas por essa única vez.
Fale dele para mim quando estivermos juntas.
beijos
denise