sexta-feira, 25 de junho de 2010

C.G. Jung

Palavras do sábio Jung sobre Astrologia:

"A Astrologia não é uma projeção, ela corresponde a uma influência, relação entre o humano e os astros não se revelam mais que a pura sincronicidade".

"Tudo o que nasce ou é feito neste momento, tem as qualidades deste momento".

"Nós nascemos em dado momento, num lugar determinado e temos como os vinhos famosos, as qualidades do ano da colheita e da estação que nos viu nascer. Nada mais que isso pretende a astrologia".

"À roda do universo estrelado corresponde o horóscopo, isto é, a divisão do céu em doze casas, que é orientada juntamente com a primeira casa, para o Ascendente no momento preciso do nascimento. (...) O horóscopo representa, sobretudo um sistema de qualidades originais e fundamentais do caráter, e, por isso, deve ser tido como o equivalente da psique individual".

"Existe uma línea láctea no céu e em nós. A galáxia passa pelo ventre. Os pólos e o zodíaco estão igualmente dentro o corpo humano" (ao comentar textos de Paracelso –médico e alquimista).

A Obra de C. G. Jung está repleta de referências importantes sobre o Cosmo, os ciclos planetários; a Astrologia. Sem dúvida possuía grande conhecimento da natureza dos astros e suas conexões com a vida terrestre.
____
Para os que se aprofundam nos estudos de Astrologia, aponto 4 livros de C.G. Jung:
O Homem à descoberta de sua alma –Livraria Tavares Martins, Porto, 1975 (ver Editora Vozes).
Aion , estudos sobre o simbolismo do si-mesmo – Ed.Vozes, Petrópolis, 1982.
O Espírito na arte e na ciência – Ed.Vozes, Petrópolis, 1985.
Psicologia e Alquimia – Ed. Vozes, Petrópolis, 1991.
_____________________________

Nenhum comentário: