sábado, 27 de outubro de 2018

Eleições e leitura - Os irmãos Karamazov


Releio este autor maior da literatura universal, pura psicologia e filosofia de vida que é Dostoiévski em Os irmãos Karamazov – 1879.
Tenho prazer e mesmo vício de ler. Pontual esta releitura neste momento de desinteligência, péssimo uso da razão, turbulências entre a verdade e a farsa, tipos psicológicos em conflito, estúpidos movimentos de agressões e mesmo violência gratuita à pessoa física, em particular, pessoas de baixa renda. Covardia sem igual. Desumanidade. E mente inquieta.
Estamos véspera de eleições, Brasil, 2018, sem rumo certo ao estreitamento ou á liberdade política de ser; ir e vir. Brasil menor ou Brasil maior?!
A mente cansada precisa de refúgios, não de omissões. A leitura adequada ilumina. O clássico Humanista Dostoiévski é compensação, compreensão e equilíbrio intelectual para enfrentar dias de trevas no processo natural da criação, pensamento em expansão da consciência para níveis mais depurados; amanhecer de uma nova civilização, um Mundo Feliz e Fraterno em suas diferenças e pluralidades - Unus Mundi.
(Cia. Aguilar Ed./1970)
postagem - martha pires ferreira.

Nenhum comentário: