segunda-feira, 15 de outubro de 2018

A grande Santa Teresa de Jesus


          Teresa de Jesus Santa Teresa d Ávila, assim chamada por ter nascido na Espanha, numa cidade com este nome, em 28 de março de 1515. Teresa Sánchez de Cepeda y Ahumada foi uma religiosa carmelita descalça; mística, escritora e poeta. Reformadora da Ordem do Carmelo tendo como grande amigo na nova fundação, com intenso trabalho, seu confidente, o sábio São João da Cruz – carmelita descalço, outro místico das profundezas da alma.
        Hoje é seu dia de Festa. Os Carmelos, congregação religiosa da cristandade, no mundo inteiro estão comemorando.

       Carmelitas, mulheres que se consagraram a Deus, que vivem mais para as orações e desenvolvimento da espiritualidade, aperfeiçoamento da Vida interior. Vivem em claustro e mantem longas horas em silêncio.

       Teresa tinha sede do divino e eterno, para sempre, sempre. Importante sua vasta obra sobre a vida contemplativa – a vida silenciosa e interior, por excelência. Muito avançada para o seu tempo. Mulher doce, determinada e ousada, que se atreveu mesmo a discutir com superiores responsáveis por seu convento. Convivia com o mundo das ideias com teólogos e intelectuais, enquanto o mundo fervia em grandes contradições, início do séc. XVI.

 Mulher do mundo soube cuidar dos assuntos do mundo imanente, no fazer  real, e, sede de absoluto ao tocar e ser tocada pelo divino, o transcendente. Estando no mundo vivia acima dos valores do mundo. Grande capacidade de ação. Fundou vários conventos, extensão da Casa da Fundação, e, sem deixar de manter suas horas de contemplação, meditação. Escrevia, cozinhava, lavava, administrava obras, andava a cavalo para administra de perto as novas casas. Alegre, organizava representações e dançava! Pessoa extraordinária é um ícone que se mantem na atualidade. 
Bernini - Roma

         Santa Teresa de Jesus faleceu em 4 de outubro de 1582, exatamente no dia em que o calendário passou a ser gregoriano. Daí em diante, esse dia 4, passou para 15 de outubro; data oficial, comemorativa, de Santa Teresa.
 Glória de Santa Teresa séc. XVIII - Afresco Veneza
          Obras: Vida, autobiografia – exigência do seu confessor. Relações Espirituais, Caminho da Perfeição, Castelo Interior, ou as Moradas (obra prima), Conceitos do Amor de Deus, Livro das Fundações, Constituições, Poesias, Cartas - epistolários, e outros breves documentos.
 - primeira vez que li Castelo Interior ou Moradas  

     “Há um mundo interior dentro de nós” pg. 51.  -  “Deus está dentro de nós mesmos”, pg. 60. “Não queirais fazer bem a todo o mundo, contentai-vos de o fazer aos que estão em vossa companhia” Pg. 192.
Castelo Interior ou Moradas. Ed. Vozes, 1956.
---------------------------
postagem - martha pires ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: