segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Reflexões >>>> Brasil

Rio de Janeiro, 3 de outubro de 2010
Martha Pires Ferreira

Para quem, como eu, que viveu e acompanhou os anos de atraso em todas as áreas do saber nos anos de ditadura militar no Brasil, anos sombrios de 1964 aos meados dos anos 80, estamos sem dúvida, vivendo, hoje, avanços democráticos pujantes que nos honra apesar dos tropeços e vergonhosa falta de dignidade de partidos políticos, de civis cidadãos ocupando cargos elevados na vida pública e/ou privada, e de parlamentares/políticos sem princípios, sem consciência de sua responsabilidade como representantes do povo. Apesar de tudo o Brasil avançou; deu um passo na História da nação; interna e externamente.
Hoje a liberdade se tornou tão presente que muitos se acham no direito dos abusos ao dizer qualquer coisa que lhe venha à cabeça por oportunismo, ou como aves de rapina, sem respeitar os direitos e/ou a dignidade dos outros. Calúnias e difamações gratuitas, ou não, são feitas ao vento - eticamente fazendo para com o outro aquilo que não gostaria que se fizesse para si mesmo. O desrespeito humano para com o seu igual, pessoa humana, chegou às vias do absurdo. A liberdade em si mesma não tem limites, tem é grandeza de valores, de dignidade, nobreza de postura.
Se a Juventude atual não entendeu bem o que foi o Brasil das sombras dos anos 60, nem acompanhou os primeiros passos da sua redemocratização, podemos dizer que Ela, a Juventude, está pronta para maiores conhecimentos político-social, para militância política. Jovens atores do amanhã, nova geração por um Brasil mais solidário para com seus pares, com projetos de visão de um todo consciente trabalhando para os mesmos ideais; justiça social, economia, educação de qualidade, segurança pública, cuidados com o meio ambiente, artes, saúde; o bem estar humanitário para todas as pessoas sem exclusões, nem divisões de classe raça ou ideologia religiosa; com respeito para com o princípio de alteridade; inteligente senso de fraternidade em comum; preservação das riquezas naturais. Temos tudo, hoje, para sermos um Brasil feliz e humanamente evoluído em todas as áreas da vida.
__________________________________

Nenhum comentário: