quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Reis Magos - Feliz Epifania! Luz para o mundo!

           Nasceu a Criança Divina! 

     Dia 6 de janeiro > Rito Oriental do nascimento de Jesus, em Belém.

      Comemora-se, hoje, o dia dos Santos Reis Magos do Oriente; Baltasar, Melquior e Gaspar; são Astrólogos e anunciam ao mundo a chegada da Criança Divina. Evangelho de Mateus 2, 10 -11.

     Chegando a Belém guiado por uma brilhante Estrela, um Stelium (grupo de astros), possivelmente Saturno, Júpiter, Marte, Mercúrio e Vênus, muito próximos entre eles, os Reis do Oriente ofereceram Mirra, Ouro e Incenso ao Menino Jesus. Felizes os que voam mais alto, onde a inteligência sutil nem alcança!!! Para João Crisóstomo (347-407) eram muitos, não apenas três, os Reis Magos, astrólogos, casta respeitada vinda do Oriente, pérsia, África.

Adoração dos Reis - Igreja N.S. do Rosário dos Pretos - Salvador, Bahia.

     Ouro – significando a realeza de Jesus; das trevas à Luz maravilhosa da Vida.

   Incenso – sinal de que a divindade se manifestou em forma humana, restaurador, redentor, da Vida.

     Mirra – Resina curadora. Essência perfumada. Ciclo vital; Nascimento, vida e morte; do reino das trevas para a Vida Eterna. 

Índio Baltazar - adoração dos Magos

     Os Magos representam homens e mulheres distantes, da Antiga Aliança, que o Novo Reino deve incluir > todos os seres viventes da Nossa Terra, Mãe Natureza. Riqueza simbólica de igualdade entre os povos, amor fraterno e doação de si sem exclusões.

 Ó de casa, nobre gente,
Escutai e ouvireis,
Lá das bandas do Oriente
São chagados os três Reis!
Quadrinha popular 

                A riqueza iconográfica sobre a visita e Adoração dos Reis Magos é imensa e maravilhosa.
                Presépio do Senegal.
    “Mas por que foram encontrar Jesus? Porque, segundo a compreensão dos cristãos, Jesus é um princípio de ordem e de criação de uma grande síntese humana, divina e cósmica. Quando dão o título de Cristo, a Jesus, querem expressar esta convicção. Esta síntese se encontra também em outras religiões sob outros nomes: Sabedoria, Logos, Iluminação, Buda, Tao. Estes são os "ungidos e consagrados” (significado de Cristo) para serem um centro unificador de tudo o que há no céu e na terra. Mudam os nomes, mas o sentido é sempre o mesmo”. Leonardo Boff _ os Reis Magos ontem e hoje _ 2007. (blog ligeiro acréscimo 6/01/2020 - novas imagens - 2021).
                postagem - Martha Pires Ferreira
---------------------------------------

Nenhum comentário: