quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Pedras preciosas no Brasil – delícias do éden!

      A mente tem lugar para o imaginário quando está livre de informações, como brisas nas manhãs, novas ideias vão sutilmente surgindo imprevisíveis.

   Há muitos anos rascunhei um projeto de Arte Visual que me fascinou, mas jamais concretizei pela logística e alto custo. Tudo foi elaborado no meu mundo interior. Concretizado na imaginação, eu fiz Exposições com Pedras Preciosas do Brasil em muitos locais sofisticados pelo mundo a fora e feliz, nem precisei sair das ideias, tudo foi vivido. Minhas utopias não delícias do éden!
    O Brasil um país privilegiado de pedra preciosas e semi preciosas, sem abordar aqui o Ouro. Esta riqueza é mais conhecida pelo olhar da exploração comercial. Raros aqueles que se encantam por estas maravilhas _ beleza e poder de atração.
    Pensei em aros, de diâmetro amplo, perpassando por pedras preciosas. Aros em formas simples e atraentes _ aço ou outro metal. Os aros suspensos no Ar vindo do teto ou composições em paredes brancas. O uso do aço como suporte das formas no espaço.
    Uma obra com o uso de Diamante _ a pedra preciosa mais cobiçada pela riqueza mineral. Outras obras com as tantas pedras deste imenso Brasil.
Aros no Topázio azul
Aros na Rubelita
Ametista no retângulo
Aros entre Esmeraldas
Berilo no triângulo


Aro no Citrino
Turmalina no retângulo
Topázio Imperial no quadrado

    Não pensei em valor comercial, mas estético, a atração que tenho pelas pedras, das mais sofisticadas às mais simples, sejam dos riachos ou mesmo dos campos de terra. O fascínio pelas pedras me acompanha desde sempre _ pensei em Esmeralda, Água-Marinha. Turmalina, Rubelita, Topázio Imperial, Topázio Azul, Ametista, Granada, Citrino, Berilo rosa e assim tantas outras que o acaso me trouxesse por encanto. Será que já nasci uma Ametista? Certamente!
                                             
        Projeto no papel - 1978 -  Martha Pires Ferreira
_________________________________

Nenhum comentário: