terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Reflexões _ cinco mapas / Plutão _ Capricórnio _ ano 052 a 2020


         Céu astrológico _ reflexões e cinco mapas com o planeta Plutão no signo da Capricórnio _ desde o ano 052 até esta travessia 2020, para uma Nova Era. 
      O Céu estrelado representa, simbolicamente, sinais que por sincronicidade refletem sobre os acontecimentos no Planeta Terra, nossa Casa Comum.
      Neste momento planetas significativos atravessam o signo de Capricórnio, elemento terra. Em síntese a revolução/passagem dos astros nesta faixa do Zodíaco: Zeus/Júpiter (a Lei, o direito, a justiça, os prazeres, o bem estar), Hades/Plutão (o senhor das profundezas da matéria, das riquezas, da morte e do julgamento; Tártaro ou Campos Elísios) Cronos/Saturno (o tempo implacável, o poder que tudo devora, a inflexibilidade). Ares/Marte em 16 de fevereiro começa a percorrer este signo e expressará a que veio (impulsivo, ação desmedida, avanços sem recuos, libertário por excelência mata sem piedade ou salva como grande herói).
      Observamos o Céu e fazemos as analogias com o que se passa no Coração da Terra, comportamentos em todas as áreas do saber e fazer. Status do ser, individualmente, e das nações. Uma análise combinatória entre elementos por signos, planetas e aspectos. Muitas configurações possíveis e notórias se fazem entre si. Astrologia é uma linguagem simbólica. Os astros conversam entre si e engendram possibilidades.

      Observando atentamente como interagem estes quatro planetas, Júpiter, Plutão, Saturno e Marte veremos, também, Poseidon/Netuno em Peixes e Céu/Uranos em Touro, sem esquecermos do Sol e o caminhar da Lua, Mercúrio e Vênus em suas complexas conexões.

      Em 16 de fevereiro Marte começa a percorrer o signo de Capricórnio mostrando sua potência impulsionadora.    
    Como Capricórnio é o signo da vez, pelos planetas ali presentes, marcaremos, sinalizaremos, especialmente, suas características gerais, as quais estarão atuando, intensamente, com fortes tensões, mexendo, com a medula óssea da humanidade, nas questões pessoais, interpessoais e nas questões essenciais, coletivas, do corpo do mundo sócio político, econômico, posição do Status quo:
      Capricórnio remete ao poder material pelo trabalho, status, segurança. Tempo. Todo o corpo da humanidade na luta e conquista dos bens materiais, sentido dos bens da terra/chão. Persistência, tenacidade, domínio, ambição, ordem, realização. A política e o lugar do Estado. Prudência, restrições. Concretização, realização, paciência e abnegação diante dos objetivos a serem alcançados. Cálculo e indústria, ciência e tecnologia. A idade e a velhice. O convívio com a natureza. O saber do isolamento e necessidade de recolhimento. Pensamento e meditação. Reflexão e síntese. Solidão e silêncio. Sabedoria pelo despojamento.
      O signo de Capricórnio marca o solstício, o início do nascer do Sol, a luz que ilumina o mundo. Estamos na travessia alquímica de uma Era que se esgota em si mesma para outra, que desejamos a níveis mais elevados.
        Mapas _ ciclos de quinhentos anos, aproximados, com Plutão em Capricórnio _ 052 _ 0543 _1036 _ 1524 



      Terminamos esta reflexão sobre o Firmamento com palavras do grande paleontólogo, cientista, pensador e místico Teilhard de Chardin:
      “Algum dia, depois de termos conhecido os ventos, as ondas, as marés e a gravidade, ... conheceremos as energias do amor. Então, pela segunda vez na história do mundo, o homem terá descoberto o fogo”.
      Ele se referia ao fogo do Amor Universal _ a Amorização da Vida em sua totalidade.   
-- postagem _ martha pires ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um comentário: