segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Feliz Epifania _ Reis Magos


            Feliz epifania, nasceu a Criança Divina!

      Dia 6 de janeiro > Rito Oriental do nascimento de Jesus, em Belém.
Comemora-se, hoje, o dia dos Três Santos Reis Magos/sábios do Oriente; Baltasar, Melquior e Gaspar ; os Reis Astrólogos que anunciam ao mundo a chegada da Criança Divina. Evangelho de Mateus 2, 10 -11.
     Chegando a Belém, guiado por um Stelium (grupo de astros), possivelmente Saturno, Júpiter, Marte, Mercúrio e Vênus, os Reis do Oriente ofereceram Mirra, Ouro e Incenso ao Menino Jesus. Felizes os que voam mais alto, onde a inteligência sutil nem alcança. Para João Crisóstomo (347-407) eram muitos, não apenas três, os Reis Magos, astrólogos, casta respeitada vinda do Oriente, pérsia, África. Alguns exegetas afirmam que tinham mulheres, Rainhas/sábias do oriente, neste encontro com o Menino Jesus - convergência, união entre o Céu e a Terra. 
        Ouro – significando a realeza de Jesus; das trevas à Luz maravilhosa da Vida.
     Incenso – sinal que a divindade se manifestou em forma humana, restaurador, redentor, da Vida.
     Mirra – Resina curadora. Essência perfumada. Ciclo vital; Nascimento, vida e morte; do reino das trevas para a Vida Eterna. 

     Os Magos representam homens e mulheres distantes da Antiga Aliança que o Novo Reino deve incluir > todos os seres viventes da Nossa Terra, Mãe Natureza. Riqueza simbólica de igualdade entre os povos, amor fraterno e doação de si sem exclusões.

Ó de casa, nobre gente,
Escutai e ouvireis,
Lá das bandas do Oriente
São chagados os três Reis!
Quadrinha popular


    “Mas por que foram encontrar Jesus? Porque, segundo a compreensão dos cristãos, Jesus é um princípio de ordem e de criação de uma grande síntese humana, divina e cósmica. Quando dão o título de Cristo, a Jesus, querem expressar esta convicção. Esta síntese se encontra também em outras religiões sob outros nomes: Sabedoria, Logos, Iluminação, Buda, Tao. Estes são os "ungidos e consagrados” (significado de Cristo) para serem um centro  unificador de tudo o que há no céu e na terra. Mudam os nomes, mas o sentido é sempre o mesmo. Leonardo Boff _ os Reis Magos ontem e hoje _ 2007 /2020.
reeditando - postagem martha pires ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: