sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Thomas Merton _ 1905 - 1968._ a versatilidade cultural

      Sim, hoje, penso num dos meus maiores mestres _ Thomas Merton - 31 de janeiro de 1915/ França _ 10 de dezembro de 1968/Bancoc. Místico, monge, escritor, poeta e ativista ferrenho em defesa da justiça social e dos direitos humanos, vivendo paralelamente sua vida de eremita contemplativo. Não permaneceu isolado em seu conforto espiritual, encarou as questões cruciais do mundo com uma coragem inacreditável.  
   
  
    Para Merton a contemplação passiva não exclui as atenções para com a vida ativa, muito pelo contrário, maior é o amor responsável e profundo para com o seu próximo, onde devem estar presentes as preocupações para com o mundo e suas complexidades. (...) Sua obra Semente de Destruição, 1964, é um grito de desespero e de advertência profética diante da alienação e das perversidades do mundo moderno.

Meus livros meus tesouros  
      Em Questões Abertas, 1960, sua expressão de amor ao próximo revela grande sensibilidade:
      “Onde não existe a possibilidade de um nível de vida decente, quando não há liberdade, justiça, educação na sociedade humana, como pode o Reino do amor ser nela edificado? (...). O Reino de Deus, não se compõe unicamente de grandes homens santos, é um organismo vivo, místico, constituído de homens comuns, com suas fraquezas, suas limitações, sua boa vontade, seus talentos, suas deficiências – tudo isso elevado e divinizado pelo Espírito Santo, de maneira a que o Cristo viva e se manifeste em cada um e em todos”.




      Muito jovem, 1961, entrei na livraria Vozes e um livro me chamou a atenção pelo título
   Na Liberdade da Solidão.
      “Possuir aquele que não pode ser compreendido é renunciar a tudo que pode ser compreendido”, pg 47.
      “A vida se revela a nós somente na medida em que a vivemos” pg 52
   ~











 “A solução do problema da vida é a própria vida” pg. 62.


Capas de alguns dos muitos livros que li de sua autoria. Por mais de sete anos mantive um Grupo de Leitura de sua obra, em minha casa. Anos 1996 atravessando o milênio 2000. Merton permanece presente em leituras, reflexões sobre a magnitude da vida e seus mistérios.
O Diário da Ásia - sua viagem ao Oriente.

       Li outros autores sobre ele, mas é o próprio Merton quem me fascina, quem me move a mergulhos profundos, abissais. No mundo cristão ao lado dele mergulhei em Mestre Eckhart e Theilhard de Chardin, e, em algumas Místicas femininas, Contemplativas, Pensadoras admiráveis.

-- postagem _ martha pires ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Reflexões _ cinco mapas / Plutão _ Capricórnio _ ano 052 a 2020


         Céu astrológico _ reflexões e cinco mapas com o planeta Plutão no signo da Capricórnio _ desde o ano 052 até esta travessia 2020, para uma Nova Era. 
      O Céu estrelado representa, simbolicamente, sinais que por sincronicidade refletem sobre os acontecimentos no Planeta Terra, nossa Casa Comum.
      Neste momento planetas significativos atravessam o signo de Capricórnio, elemento terra. Em síntese a revolução/passagem dos astros nesta faixa do Zodíaco: Zeus/Júpiter (a Lei, o direito, a justiça, os prazeres, o bem estar), Hades/Plutão (o senhor das profundezas da matéria, das riquezas, da morte e do julgamento; Tártaro ou Campos Elísios) Cronos/Saturno (o tempo implacável, o poder que tudo devora, a inflexibilidade). Ares/Marte em 16 de fevereiro começa a percorrer este signo e expressará a que veio (impulsivo, ação desmedida, avanços sem recuos, libertário por excelência mata sem piedade ou salva como grande herói).
      Observamos o Céu e fazemos as analogias com o que se passa no Coração da Terra, comportamentos em todas as áreas do saber e fazer. Status do ser, individualmente, e das nações. Uma análise combinatória entre elementos por signos, planetas e aspectos. Muitas configurações possíveis e notórias se fazem entre si. Astrologia é uma linguagem simbólica. Os astros conversam entre si e engendram possibilidades.

      Observando atentamente como interagem estes quatro planetas, Júpiter, Plutão, Saturno e Marte veremos, também, Poseidon/Netuno em Peixes e Céu/Uranos em Touro, sem esquecermos do Sol e o caminhar da Lua, Mercúrio e Vênus em suas complexas conexões.

      Em 16 de fevereiro Marte começa a percorrer o signo de Capricórnio mostrando sua potência impulsionadora.    
    Como Capricórnio é o signo da vez, pelos planetas ali presentes, marcaremos, sinalizaremos, especialmente, suas características gerais, as quais estarão atuando, intensamente, com fortes tensões, mexendo, com a medula óssea da humanidade, nas questões pessoais, interpessoais e nas questões essenciais, coletivas, do corpo do mundo sócio político, econômico, posição do Status quo:
      Capricórnio remete ao poder material pelo trabalho, status, segurança. Tempo. Todo o corpo da humanidade na luta e conquista dos bens materiais, sentido dos bens da terra/chão. Persistência, tenacidade, domínio, ambição, ordem, realização. A política e o lugar do Estado. Prudência, restrições. Concretização, realização, paciência e abnegação diante dos objetivos a serem alcançados. Cálculo e indústria, ciência e tecnologia. A idade e a velhice. O convívio com a natureza. O saber do isolamento e necessidade de recolhimento. Pensamento e meditação. Reflexão e síntese. Solidão e silêncio. Sabedoria pelo despojamento.
      O signo de Capricórnio marca o solstício, o início do nascer do Sol, a luz que ilumina o mundo. Estamos na travessia alquímica de uma Era que se esgota em si mesma para outra, que desejamos a níveis mais elevados.
        Mapas _ ciclos de quinhentos anos, aproximados, com Plutão em Capricórnio _ 052 _ 0543 _1036 _ 1524 



      Terminamos esta reflexão sobre o Firmamento com palavras do grande paleontólogo, cientista, pensador e místico Teilhard de Chardin:
      “Algum dia, depois de termos conhecido os ventos, as ondas, as marés e a gravidade, ... conheceremos as energias do amor. Então, pela segunda vez na história do mundo, o homem terá descoberto o fogo”.
      Ele se referia ao fogo do Amor Universal _ a Amorização da Vida em sua totalidade.   
-- postagem _ martha pires ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Liberdade de escrever _ Dimensões do Afeto, do Amor


    Qual a essência do Amor, suas dimensões? Dos amores e afetos vividos o que permanece, o que fica no sensível coração?
    Ah, os amores e suas complexidades!
    Impossível existência sem as potências do afeto amoroso.
    Existe variações de Amor; dos puramente emocionais em sentimentos suaves aos mais intensos;
        _ amores carnais, físicos, sensoriais, por vezes passionais, se perdendo nas paixões.
       _ amores intelectuais no universo das ideias, da criatividade, dos saberes, das realizações concretas, das procuras metafísicas ou científicas.
        _ amores misteriosos gestuais, que invadem as entranhas sem pedir licença e tocam o coração frágil, a alma indefesa.
       _ e amores espirituais, sutis. Vivências internas, intensas e profundas em busca de infinitudes, sentido de existência em sua Totalidade.      
       _ o Amor silencioso que se faz intransmissível, que não se revela, não se expressa em sua imensidão, por ser apenas pura essência. O nada afetuoso que tudo contém.
    O Amor em si não tem som, nem cor, idade ou mesmo tato ou distância, e sim apreensão indelével. É certeza no espaço insondável da alma. De nada carece e tudo possui. Não é abstração, é realidade concreta pelo fato de ser vida acima de tudo.
    Há vazios de beleza na dimensão do Amor ao habitar profundezas internas; seja na dor ou na alegria.
    Sendo incondicional é incomensurável. Pertence à substância e extensão da existência. Pede silêncio mais que alegria por ser, simplesmente, Afeto.
             Dimensões do Afeto, do Amor, partilhado entre criança e adultos
--  postagem _ martha pires ferreira 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Ciclos planetários Plutão e outros _ Astrologia

      Importante uma leitura do Céu na data de agosto de 2017, tendo o Planeta PLUTÃO em signo de Capricórnio, em alguns Horóscopos -
Mapas do Firmamento.
      A linguagem simbólica nos ajuda a entender os ciclos da vida terrestre com os recursos da Mitologia.
      Não basta para o Astrólogo/Astróloga apenas olhar científico do movimento dos astros no céu das estrelas, precisa dos recursos da Mitologia para decifrar semelhanças sincrônicas com os acontecimentos terrestres.
 [ clicar aqui _ datas e Mapas antigos]
http://cadernoaquariano.blogspot.com/2017/08/ciclos-celestes-em-quinhentos-anos.html
                                 Planeta Plutão _ 2015 _ New Horizons
 
        Plutão , o senhor das profundezas subterrâneas, Hades, governa o reino dos infernos _ passagem para o Tártaro, reino dos mortos ou o Campos Elísios, terra dos Bem Aventurados, Felicidade eterna. Simboliza transformações radicais e impensáveis, morte e ressurreição, assim como as grandes riquezas que emergem das profundezas. 
         Neste momento, Plutão percorre o signo de Capricórnio, num encontro com Saturno, regente deste signo. Muito a que pensar, deduzir. 





      Em signo de Capricórnio está Júpiter que se aproxima para reivindicar seus direitos diante do pai duro e inflexível, Saturno.
   Tensões e desafios tremendos se darão no correr deste ano de 2020 e que se seguirão até 2021, e mesmo 2022 para 2023.
     Plutão mantem firme seu bastão até entrar em Aquário em 2024, definitivamente.
      Com os encontros destes astros em Aquário/Capricórnio e retornando em Aquário percebemos forças inusitadas emergindo e apontando para uma Nova Civilização. Enquanto Netuno percorre signo de Peixes, o planeta Urano o signo de Touro e o planeta Marte, o detonador, em Sagitário rápido percorrerá o Zodíaco e mostrará o que o Céu estrelado, o Arquiteto celeste, quer nos dizer, sem esquecer dos prazeres da bela Vênus e das peripécias do veloz Mercúrio. A Lua tocando em nossas emoções, sentimentos, fantasias, ilusões!
      A leitura dos astros é complexa e muito rica, absurdo ou não, para muitos. Os Astros pontuam com precisão fatos terrestres, recuos e expansão, retrocessos e avanços, tendo o Sol como senhor da consciência _ sua morada é o Coração, órgão do afeto, da amorosidade. 
     Estamos, sem dúvidas, na travessia de uma civilização para outra, na qual lutamos para que seja plena científica, cultural, artística e sobretudo HUMANA, num nível de espiritualidade refinada onde todos possam ser felizes com a Mãe Natureza, nossa casa comum, o planeta TERRA _ minhas utopias!
--------------------
  postagem martha pires ferreira. 

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Sol em signo de Aquário 2020


      Signo de Aquário -Verão/ hemisfério sul – O Sol iniciou seu percurso anual neste Signo, hoje, dia 20 de janeiro, às 12h 00 _ Rio de Janeiro. Hemisfério sul.
      Astrologia é uma linguagem simbólica. Tão antiga quanto a história da humanidade. Olhava-se o Céu para se entender a natureza mesma da Terra. Céu e Terra uma só realidade; uma Totalidade.
 Mapa do Sol entrando no signo de Aquário - 2020.
     O signo de Aquário pertence ao elemento Ar - masculino - fixo. (dependendo a cada ano, 19-20-21/jan. a 18-19-20/fev./conforme latitude e longitude horária). Analogia com Saturno e Urano - Aquário, o Aguadeiro celeste, é o 11º signo do Zodíaco.

 Catedral de Chartre
Urania, a musa da Astrologia/Astronomia/Traz nas mãos o globo e o compasso.
Signo regido por Uranos _ senhor dos espaços, da totalidade.
Gravura de Rafael, séc. XVI
      Regido classicamente por Cronos / Saturno, senhor do tempo implacável; realização, trabalho, resistência, pontualidade, tenacidade, política, conhecimento/e Kairós, tempo interno, psicológico, emocional. Modernamente, com as conquistas da física, tecnologia e ganhos nas áreas espaciais, seu regente mais forte é Urano, o senhor dos Espaços, atmosfera, imprevisibilidade, avanços da ciência.
Astrólogos observam o céu e decifram suas mensagens

Características desagradáveis e agradáveis deste signo:
Espaço. O Cosmo. Universalidade. Humanismo. Projetos e planos. Resistência. Amizade. Esperança. Reservas. Ceticismo. Afastamento. Individualidade. Intolerância. Intransigência. Irritabilidade. Nervosismo. Originalidade. Independência mental. Pretensão. Dispersão. Utopia. Abstração. Sentido de grupo, do todo. Liberdade de ser. Fraternidade. Rebeldia. Sexualidade. Ousadia. Imprevisibilidade. Intuição. Doação. Criatividade. Democratização. Socialização. Experiência. Desobediente. Espírito revolucionário. Pioneirismo. Propagação das ideias. Progresso. Evolução. Inovação. Ciência e tecnologia. Desprendimento. Sensibilidade intelectual. Frieza intelectual. Percepção. Reflexão. Desapego.  Irreverência. Instigante. Extravagância. Inventividade. Excentricidade. Bizarrice. Anticonvencional. Indiferença. Desprezo. Hierarquia de valores. Fraternidade. Solidariedade. Unicidade. Fiel a si próprio. Alteridade.  Eletricidade. Visão de futuro. Amor à solidão e ao silêncio.
-- postagem martha pires ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Poesia de Artur da Távola


         Por vezes lembramos de amigos, tão queridos, que partiram para outras instâncias. Hoje, pensei no Artur da Távola, este homem afetuoso, intelectual brilhante que conheci nos ciclos da grande mestra Nise da Silveira, quando mergulhávamos na obra de C. G. Jung. Sempre risonho, gentil e sensível. Sinto ainda falta de seus comentários sobre a música clássica e popular na rádio MEC FM. Pessoa adorável que não se esquece.


.Coisas que a vida ensina depois dos 40
                            Artur da Távola _ 1936-2008. 

Amor não se implora, não se pede, não se espera... Amor se vive, ou não.
Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.
Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para mostrar ao homem o que é fidelidade.
Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.
As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.
Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.
Água é um santo remédio.
Deus inventou o choro para o homem não explodir.
Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.
Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.
A criatividade caminha junto com a falta de grana.
Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.
Amigos de verdade nunca te abandonam.
O carinho é a melhor arma contra o ódio.
As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.
Há poesia em toda a criação divina.
Deus é o maior poeta de todos os tempos.
A música é a sobremesa da vida.
Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.
Filhos são presentes raros.
De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças acerca de suas ações.
Obrigado, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que abrem portas para uma vida melhor.
O amor... Ah, o amor...
O amor quebra barreiras, une facções, destrói preconceitos, cura doenças...
Não há vida decente sem amor!
E é certo, quem ama, é muito amado.
E vive a vida mais alegremente... 

[© Artur da Távola - 1936/2008] _ Paulo Alberto Monteiro de Barros.
---postagem martha pires ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Liberdade de escrever _ moralismo religioso nas mídias


        Sim _ moralismo religioso nas mídias 
      Na onda de moralismo hipócrita ocupando espaços nas mídias sociais digo que: JESUS CRISTO era de uma abertura absoluta em relação aos impulsos sexuais, a sensualidade, bem longe de normas moralistas; puro exemplo de Amor Generoso e Solidário.   ...sim, são Paulo era um ser reprimido, machista, que nem conheceu Jesus (e nem as mulheres pelo visto) impôs falsa moral que outros copiaram como lei. Se ele não foi o moralista, que alguns contrapõem, deixou esta marca no tempo até a atualidade.
      JESUS de Nazaré que tanto amou as mulheres com doçura acima das preocupações ou anseios sexuais não estava nem um pouco preocupado com estas questões. A conversa afetuosa e coloquial com a Samaritana é linda e comovedora. Com tantas outras mais, tão sensível, tão humano! Tudo é simples se o coração é simples. Se há Amor, há beleza!
    Sendo eu mais ousada, vou ao mundo da MITOLOGIA grega. O Universo Mitológico configura a natureza dos deuses no Olimpo que é nada mais que projeções da vida humana em suas complexidades, ela mesma em sua grandeza e plenitude, onde a amorosidade é vida saudável.

Iconografia Juno/Hera nos braços de Júpiter/Zeus !! 
Forte sensualidade, necessária, para ir de frente com o farisaísmo/hipócrita.   
       Nota _ minha liberdade incondicional de expressão, quando vem das profundezas do pensar e do sentir, nada me retém. Coloco em pauta o que a inteligência me fala ao coração, sendo este, o coração, órgão que dá a solução final. Colocação bem natural ao falar de Jesus e dos amantes Hera e Zeus.
      “Quando temos muito a dizer, usamos o mínimo de meios" dizia Paul Klee.
      E ampliando minha liberdade de expressão mostro a beleza nas Artes, com Michelangelo, Capela Sistina, Vaticano _

      Criação do homem, da natureza humana, o corpo que nos sustenta por toda a Vida.

      Adão e Eva se retirando do conforto puramente sensorial para o despertar da consciência _ as escolhas da inteligência e das emoções entre o mal e o bem.  
--- postagem - martha pires ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Flores de Bem _ Dalai Lama

 Vamos ao grande DALAI LAMA: 
“Não há necessidade de templos, 
nenhuma necessidade de filosofias complicadas.
 Nosso próprio cérebro, 
nosso próprio coração é nosso templo, 
minha filosofia é a bondade” 
Faço eco - minha filosofia é a bondade
 com afeto humano à Mãe Natureza,
à Vida em sua Totalidades.
Philosophy, 1511
Raphael Sanzio - afresco - Vaticano.
-- postagem - martha pires ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Feliz Epifania _ Reis Magos


            Feliz epifania, nasceu a Criança Divina!

      Dia 6 de janeiro > Rito Oriental do nascimento de Jesus, em Belém.
Comemora-se, hoje, o dia dos Três Santos Reis Magos/sábios do Oriente; Baltasar, Melquior e Gaspar ; os Reis Astrólogos que anunciam ao mundo a chegada da Criança Divina. Evangelho de Mateus 2, 10 -11.
     Chegando a Belém, guiado por um Stelium (grupo de astros), possivelmente Saturno, Júpiter, Marte, Mercúrio e Vênus, os Reis do Oriente ofereceram Mirra, Ouro e Incenso ao Menino Jesus. Felizes os que voam mais alto, onde a inteligência sutil nem alcança. Para João Crisóstomo (347-407) eram muitos, não apenas três, os Reis Magos, astrólogos, casta respeitada vinda do Oriente, pérsia, África. Alguns exegetas afirmam que tinham mulheres, Rainhas/sábias do oriente, neste encontro com o Menino Jesus - convergência, união entre o Céu e a Terra. 
        Ouro – significando a realeza de Jesus; das trevas à Luz maravilhosa da Vida.
     Incenso – sinal que a divindade se manifestou em forma humana, restaurador, redentor, da Vida.
     Mirra – Resina curadora. Essência perfumada. Ciclo vital; Nascimento, vida e morte; do reino das trevas para a Vida Eterna. 

     Os Magos representam homens e mulheres distantes da Antiga Aliança que o Novo Reino deve incluir > todos os seres viventes da Nossa Terra, Mãe Natureza. Riqueza simbólica de igualdade entre os povos, amor fraterno e doação de si sem exclusões.

Ó de casa, nobre gente,
Escutai e ouvireis,
Lá das bandas do Oriente
São chagados os três Reis!
Quadrinha popular


    “Mas por que foram encontrar Jesus? Porque, segundo a compreensão dos cristãos, Jesus é um princípio de ordem e de criação de uma grande síntese humana, divina e cósmica. Quando dão o título de Cristo, a Jesus, querem expressar esta convicção. Esta síntese se encontra também em outras religiões sob outros nomes: Sabedoria, Logos, Iluminação, Buda, Tao. Estes são os "ungidos e consagrados” (significado de Cristo) para serem um centro  unificador de tudo o que há no céu e na terra. Mudam os nomes, mas o sentido é sempre o mesmo. Leonardo Boff _ os Reis Magos ontem e hoje _ 2007 /2020.
reeditando - postagem martha pires ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Arquivo _ Astrologia _ Lua e Netuno na entrada de 2020

Astrologia, um instrumento para a Sabedoria
Martha Pires Ferreira

      A sabedoria é inseparável do amor. Vivemos num mundo cheio de conhecimentos, mas ausente de sabedoria. Sabedoria não se aprende em livros nem se adquire em Universidades. Ela é fruto da própria experiência viva que é viver em todas as suas possibilidades, ou seja, a aceitação e compreensão de todos os nossos limites, defeitos e virtudes.
      A astrologia é um instrumento precioso para a nossa experiência de vida, a arte de estar no mundo presente, aqui e agora.
    O Horóscopo, a carta natal, é a bússola com seus preciosos sinais, repletos de simbologia, a nos oferecer a compreensão apurada de nós mesmos, possibilitando, assim, maior lucidez e consciência de nosso eu particular, que se estende para todo o coletivo, em contínuo movimento que evolui para o infinito.
      Esta compreensão do nosso eu mais profundo nos possibilita a liberdade de sermos tal qual somos. Ser tal qual se é em verdade
é plenitude, é ser aquele que escolheu o caminho da sabedoria e, ao mesmo tempo, foi escolhido por ela com disponibilidade e amor à vida.

Arquivo -- [Boletim informativo - nº 5 agosto de 1981 – SARJ] 
Artemis, Diana, associada à LUA 

          Iniciamos 2020 com uma bela conjunção da Lua com Netuno em signo de Peixes/água; desejamos que a música, as artes, a sensibilidade, a afetuosidade generosa e misericordiosa nos presentei por todo o ano. Mais espiritualidade refinada e menos materialidade, ganâncias de poderes e pretensões burlescas. Netuno é provedor, nada nos faltará. Carinho e respeito à Mãe Natureza, e, compaixão, doação, oportunidade aos que tão pouco possuem.
.
Netuno de Tiepolo, 1745.        Tantas coisas podem ser ditas, muitos planetas em signo de Capricórnio/Terra, mas vamos aqui ser mais simples e nos concentrarmos num ponto, apenas, na possível Beleza essencial no coração da humanidade com este encontro de Lua e Netuno na passagem de 2019 para 2020.
Os astros atravessam o Firmamento em
 dinâmica contínua sem se repetir jamais.
Pertencemos à impermanência -
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
--- postagem - martha pires ferreira