terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Thomas Merton, 50 anos de saudades.


Thomas Merton, um dos meus Gurus!   
    

        Em vários cantos do mundo cristãos ou não, ateus e/ou pessoas espiritualizadas pensam, conversam e escrevem sobre Thomas Merton: monge trapista, cisterciense (1941- 1968). Nasceu em França, 31/01/1915, viveu nos Estados Unidos e morreu em Bancoc/Ásia. Apaixonado pela natureza, rebelde revolucionário inconformado com a insensatez humana, com veemência contestou bravamente diante das guerras, das injustiças sociais e atrocidades no mundo. Poeta e pensador refinado que desafiou as questões estratificadas de seu tempo abrindo horizontes precursores. Um homem de diálogo com as pluralidades. Predestinado e místico. Sem dúvida um dos escritores místicos mais influentes do séc. XX. Percorrido 50 anos de sua ausência, em 10/12/1968, Merton Vive como mestre da atualidade na vertente da ação e do silêncio, da palavra em defesa dos direitos humanos em igualdade social sem excludências e da interioridade contemplativa em profundo amor à Fonte Primordial que nos habita.
Oração de Thomas Merton


Merton com Dalai Lama
Oração de Thomas Merton 

       Meu Senhor Deus, não sei para onde estou indo. Não vejo o caminho diante de mim. Não posso saber com certeza onde terminará. Nem sequer, em realidade, me conheço, e o fato de pensar que estou seguindo a Tua vontade não significa que, em verdade, o esteja fazendo. Mas creio que o desejo de Te agradar Te agrada realmente. E espero ter esse desejo em tudo que faço. Espero que jamais farei algo de contrário a esse desejo. E sei que, se assim fizer, Tu me hás de conduzir pelo caminho certo, embora eu nada saiba a esse respeito. Portanto, sempre hei de confiar em Ti, ainda que me pareça estar perdido e nas sombras da morte. Não hei de temer, pois estás sempre comigo e nunca me abandonarás, para que eu enfrente sozinho os perigos que me cercam. 
Thoughts in Solitude - Abbey of Gethsemani, 1956. / Na liberdade da solidão (ed. Vozes 1961). 
(Eu tinha apenas 22 anos quando comecei a ler Merton, nesta obra tão profunda sobre a Liberdade na Solidão).
 


 Merton com Suzuki em NY

Merton com Rimpoche/Ásia

Merton com Miguel Grinberg, USA 

Merton com Thish Nhat Hanh 


Merton com Vilayat Inayat Khan, mestre Sufi.
postagem - martha pires ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: