terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Carnaval 2018 - Festa do Povo!


Esta jovem, no Arteiro da Glória,  ontem, dia 12, segunda-feira, ficou tão feliz por eu ter tirado uma foto dela que dançou para mim cheia de alegria! Minha homenagem a esta Irmã Desconhecida!







O que sempre gostei no Carnaval é ver este povo despossuído, marginalizado, excluído, ir para a Rua e dizer que a RUA é dele! A Rua é do Povo! As multidões tomam as Ruas, irreverentemente, e, com imensa imaginação artística tudo dominam ao som dos tamborins e vozes do samba e o mais que surgir; música da alma e sangue.
Juntam-se as populações dos morros, favelas e periferias. As elites das mansões misturam-se e aprendem com a turma sambista o que significa ser um só povo, um só coração; sambando, brincando, se divertindo! Não há raças, classes, ideologias, fundamentalismos nem preconceitos. Carnaval é a Festa da Vida, do Povo que se expressa com alegria, protesto e resistência, garra e potência criadora. Dias Dionisíacos nada pode ser censurado; tudo pode. A ordem pública é a mínima em garantia ao bem viver de todos. Cada um dança como quer, em total liberdade!
Vivemos as Festas das Saturnálias romanas que se estenderam às festas de Carnaval derrubando normas sociais. Valério Catulo, o poeta romano, dizia ser “as Saturnálias, o melhor dos dias”. Dedicado ao deus Saturno; a realeza oferecia seus serviços em suas mesas aos escravos e oprimidos; não havia desigualdade nesses dias. É o que o feudalismo e a burguesia da elite opressora, em cada época, deveria ter aprendido; quebrar com a desigualdade.
Gostando ou não do Carnaval, ninguém pode ficar totalmente alheio; o Grito vem mais alto; são os melhores dias do povo oprimido, desqualificado pela turma da pretensa prateleira dos privilégios.
 “LIBERDADE, LIBERDADE, ABRE AS ASAS SOBRE NÓS!”~
Algumas fotos aleatórias do Bloco das Carmelitas,


Céu na Terra às 7h da manhã e 

 Arteiros da Glória - blocos por onde passei e dancei feliz!
Os Arteiros da Glória proporcional uma organização possível, com o cordão, dando às crianças espaços para dançarem.  Viva o Carnaval, esta Bela Festa do Povo!  

- postagem martha pires ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: