domingo, 11 de fevereiro de 2018

A ELITE DO ATRASO da Escravidão à Lava Jato - de Jessé Souza



Na nova Livraria Leonardo da Vinci, no coração da cidade, dia 29 de janeiro, eu comprei uma obra extraordinária – A ELITE DO ATRASO da Escravidão à Lava Jato - de JESSÉ SOUZA - LeYa, 2017. O autor, Doutor em Sociologia, numa linguagem leve, simples, sem jargão acadêmico, toca pontualmente em questões básicas da realidade Brasil – um país saqueado e sem rumo.
“Como ninguém escolhe o berço onde nasce, é a sociedade que deve se responsabilizar pelas classes que foram esquecidas e abandonadas” pag. 89.
Numa entrevista, internet, li o quanto ele se expressa corajosamente: “Não tenho nem quero ter a “politesse” de classe de grande parte da elite intelectual a mesma que sempre se uniu aos interesses dos poderosos. Minhas palavras são duras e secas, porque acredito, com Graciliano Ramos, que é a verdade também é dura e seca”.
Mais – “(...) a classe média letrada só agora começa a perceber que deu um tiro no pé apoiando o golpe do ‘sindicato de ladrões’ para acabar com a corrupção”, pag. 138.
Este livro é obra prima. O final é estarrecedor.  Caso ache difícil leia o início, passe pelas páginas 138 a 141 e mergulhe no final – Corrupção Real e a Corrupção dos Tolos - páginas 181 a 209.
Saúde para não desmaiar. Sabe o que vai acontecer? Vontade de ler, cuidadosamente, e refletir sobre todo o livro.
 Jessé Souza pessoa com quem estou me identificando, puro Amor intelectual.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: