Guerra contra o Papa Francisco - artigo de 9/01/2018
Observações minhas fazendo eco ao artigo / martha pires ferreira.
A simplicidade do Papa Francisco, em sua abertura intelectual,
humana e postura de humildade, cada dia mais, fazem dele uma das figuras mais
conhecidas da atualidade - um líder mundial. Gostem ou não os conservadores que
provocam revoltas e se esperneiam dentro da cúpula da Igreja precisam perceber
o quanto este Papa está sendo providencial num mundo explodindo ditaduras midiáticas,
tecnológicas, frias e tendo como carro chefe a “senhora“ ganância financeira e
econômica.
O Papa está com 81 anos. Possui apenas um pulmão. É o
primeiro Papa não
europeu. É latino americano e jesuíta. Enfrenta este papado dos tempos modernos
com as garras de um revolucionário. Tendo que enfrentar confrontos entre os
“liberais”, como ele e os “conservadores”, adversários deve ser um tremendo
desafio heroico.
Diz o artigo – IHU - “Acusar um Papa em funções de heresia é o equivalente católico à opção nuclear. A doutrina afirma
que o Papa não
pode estar errado quando se pronuncia sobre questões centrais da fé; portanto,
se está errado, não pode ser Papa. Por outro lado, se este Papa está certo,
todos os seus antecessores têm de ter estado errados”.
O Papa Francisco é um homem prático, objetivo e direto diante
das suas convicções internas/sua natureza e pensamento, daí agir voltado para o
mundo externo em suas decisões que surgem de dentro – introversão que se
expressa na Vida Real. Não se identifica nem se detém em apegos materiais
ostentações e posturas de realeza (na linguagem de C. G. Jung é a extroversão que
se revela na segunda metade da vida).
O Papa Francisco se coloca como Jesus, despojado e voltado para os
despossuídos. Seus antecessores imediatos, eram Papas aparentemente introvertidos/interiorizados,
não se ocupavam com as dificuldades humano-emocionais/físico-corpóreas de seu
rebanho, vida real/externa/trabalho e bem estar social, contentavam-se apenas com
a exterioridade dos ritos cheios de louvores, normas teológicas e conceitos dogmáticos
os mantendo externamente, aparentemente, tranquilos, detidos aos fervores,
posturas fundamentalistas e imperialistas.
A espiritualidade não pode florescer sem as duas vertentes
essenciais à Vida humana, os dois impulsos como flecha para a evolução na visão de T. de Chardin; a vida
do mundo em realizações objetivo-físicas-matéria e a vida da alma, da sensibilidade
interior - mistério de Deus no mundo.
Segundo Concílio do
Vaticano, ou Vaticano II, “abriu as janelas para o mundo”, nas
palavras do Papa
João XXIII, que o
convocou. Ele morreu antes da sua conclusão.
O concílio abraçou a democracia, proclamou direitos humanos
universais, renunciou ao antissemitismo e aboliu a missa em latim, dando
oportunidade de se rezar cada um em sua própria língua. O que não agradou aos
mais velhos, o que é natural, mas especial aos conservadores aristocráticos,
acomodados em sua hierarquia de valores.
Para garantir que as mudanças de Francisco vão
perdurar, a Igreja tem que aceitá-las. Essa é uma pergunta que não será
respondida em sua vida. Seus adversários podem estar rezando por sua morte, mas
ninguém sabe se seu sucessor tentará contradizê-lo – e dessa questão depende o futuro da Igreja
Católica. — Papa Francisco:
"A visão ‘vaticanocêntrica’ negligencia o mundo à nossa volta.
Eu não partilho dessa visão, e farei tudo o que estiver ao meu alcance para a
mudar".
- postagem martha pires ferreira.
- postagem martha pires ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário