Reflexões de hoje – Bhagavad Guita - Sublime Canção (epopeia
hindus/vedas - Mahabharata).
Capítulo 2 – Caminho do discernimento
59 - A alma se abstém dos desejos sensuais,
não negando o sentido do gozo. Aquele que realiza o Ser Supremo/Real se liberta
destes desejos.
60 - Quando os sentidos estão vencidos da
turbulência surge a harmonia, o domínio de si mesmo, a tranquilidade.
61 - Quando um homem ou mulher vivem nos
prazeres da sensualidade crescem neles a atração pelos prazeres. Tendo vencido
os sentidos encontram-se em paz, não mais vacilam.
64 – O homem ou mulher no domínio de seus
sentidos é livre de atrações ou aversões. Tendo alcançado o domínio dos
sentidos move-se entre os objetos de desejo em paz.
65 – Ao alcançar a paz todos os pesares e
aflições desaparecem. Em verdade, se afirma muito pronto a sabedoria do homem e
da mulher serenos no caminho do discernimento.
66 – Não podem chegar à verdadeira ciência
aqueles que não entraram nesta Paz. Sem a calma dos sentidos não é possível
existir sabedoria, nem felicidade.
Nota- Consciência do
Ser Supremo/ Divindade chama-se samadhi –
termo sânscrito.
Yoga é união – alma, corpo/sentido,
espírito). As traduções do Guita são muito diversas, o que dificulta a clareza
do texto.
Recomendo ler:
RIO DE COMPAIXÃO - Um
comentário cristão ao Bhagavad Gita*
BEDE GRIFFITHS (obra
maravilhosa, maior proveito quem já tenha lido o Gita)
Dom Bede – (1906- 1993) de
origem inglesa, tendo cursado letras e filosofia, teve uma vida de
singularidades. Morou na juventude, inicialmente, retirado junto á natureza em
protesto contra o mundo moderno. Em 1932 entrou para um Mosteiro beneditino. Em
1955 foi viver na Índia, onde em 1958 ajudou a implantar um ashram. Em 1968 foi
viver em Shantivanam, em Tamil Nadu, num ashram que havia sido fundado em 1950 pelo
monge beneditino francês Henry Le Saux (Abhishiktananda). Estudou profundamente
a cultura e religião hindu. Permaneceu monge beneditino adotando vestes cor de
laranja da vida monástica hindu e recebendo o nome devocional Dhayananda. Deixou
extensa obra escrita tornando-se cento de referência de vida contemplativa, de
aculturamento e diálogo inter-religioso.
* - É Realizações
Editora, 2011. SP
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