domingo, 28 de janeiro de 2018

Advocacia ? Condenação por suposição? Delação sem provas?


          Ouvíamos na Faculdade de Direito, UEG/UERJ, nos anos 60, o grande jurista, criminalista, Prof. Dr. Roberto Lyra se referindo ao Direito:
Falsi teste pejores sunt latronis
 [as falsas testemunhas são piores que os ladrões].

Libra - símbolo da justiça - Catedral de Chartre.

Publicado aqui no Caderno Aquariano
Advocacia - 10/10.2012
O que está acontecendo com a Advocacia?
Como já circula nas mídias... nem eu, de longe, pretendo defender a corrupção de políticos.
          É do princípio do Direito, aprendi enquanto estudante na UEG/UERJ, anos sessenta (antiga Guanabara), com meu pai que só exerceu na vida a profissão liberal de advocacia, eu mesma trabalhando por pouco tempo nesta área, como cidadã que acompanha a política, aprendi a pontual importância da necessidade de provas reais, contundentes, no caso de se querer privar uma pessoa de seus atos ou de sua liberdade.
            Ninguém pode julgar por pressuposições. A Lei exige provas. Se não há provas, não há crime. Se há crime temos que ter as provas nos autos. A justiça assegurada por lei exige a se ater com rigor aos autos.
           Julgamento não é teatro e muito menos chacina judicial. Perplexos assistimos a um julgamento político e de exceção. Vergonha para a história e historicidade do Brasil. Ou existe Direito ou não existe Direito. Não existe: “eu pressuponho que”. Existe são fatos que se apresentam nos autos para um julgamento de honra e grandeza moral assegurada pela Constituição.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A Vida é Bela e Plena ! NÃO voltaremos a ser Colônia.
 Desobediência Civil.
postagem - martha pires ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: