domingo, 31 de dezembro de 2017

Mensagens para o Ano Novinho de 2018!

Mensagem I _ Queridos amigos, familiares e internautas, agradeço por tudo! Desejo Feliz 2018: criatividade, fraternidade, determinação e sabedoria de Saturno entrando em Capricórnio. Nada de rigidez, mas ciência e tempo solidário nas realizações concretas, com consciência e amorosidade voltadas para o bem comum, incluindo a Mãe Natureza; minerais, vegetais e animais! Arte e Alegria!
 As diversidades sociais e filosóficas do mundo não nos distanciam uns dos outros, e sim, pedem respeito e acolhimento nas diferenças.

Aquele que tem mais não é melhor do que aquele que tem menos e aquele que tem menos pode ter mais do que aquele que tem mais; um simples ponto de vista. Somos interdependentes na beleza de sermos humanos. Sejamos MAIS HUMANOS EM 2018!














Mensagem II _ O ano de 2017 percorreu em grandes contrastes, fricções/confrontos entre ideias e valores, em todas as áreas do conhecimento/saber. No ANO NOVO de 2018as nações manterão esses confrontos intensos, sem dúvidas, mas para saltos quânticos a níveis mais elevados de consciência.
Todos terão que sentar na mesma mesa, sem armas; ciência e tecnologia, filosofia, artes e literatura, ecologia/meio ambiente, política e espiritualidade (com ou sem religião). Todas as Nações se olharão face a face; amigos e adversários querendo ou não. Isso é bom? Sim, essencial.
Saturno em Capricórnio sinaliza determinado: Kairos o tempo qualitativo das ocasiões, Chronos o tempo quantitativo das medições - hora da Verdade, da Realidade crua, dos desafios definitivos para a flecha/eixo da evolução da Humanidade.
Para 2018 a Senhora Sabedoria no coração de todos é o que desejo!
Mapa Natal Mundo - 1/01/2018 a partir do Rio de Janeiro – Brasil 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Avisos do Cosmo > Saturno

 “Os astros inclinam, não determinam”.  
SATURNO / Cronus - Princípio cósmico do Tempo percorre o signo de Capricórnio /seu domicílio - regência; 17 de dezembro de 2017 a 18 de dezembro de 2020, quando, definitivamente, passará para o signo de Aquário. Serão três anos de radicais enfrentamentos celestes com pontuais desafios refletindo na história da Humanidade.
As características de SATURNO são definidas pela determinação, poder, centralização, devorador, obstinação, perseverança, atraso, limite, cálculo, realização, silêncio, pensamento, política, realização, resistência, valor do trabalho, poupança, frieza, resistência, rigidez, prudência, maturidade, velhice, despojamento, simplicidade, ambição, produção, pessimismo, isolamento, solidão, conhecimento, ciência. Sabedoria adquirida ao longo da experiência, da vida.
Saturno devorando um dos filhos
Astrologia é uma linguagem simbólica > Se olhássemos mais os recados dos céus erraríamos menos, seríamos mais felizes e sábios.
                                    Iconografia - Saturno – s/i.

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Signo Capricórnio _ um pouco de Astrologia


               Cronus, senhor do tempo implacável
               Astrologia é linguagem simbólica
Capricórnio pertence ao elemento Terra - Analogia com Cronus/saturno _ feminino, cardinal.
Capricórnio é o 10º signo do Zodíaco _ de 22-23 dez. a 21-21 jan.(dependendo da latitude e longitude horária, nascimento.;
Corpo, rege: joelhos, ossos, pele, articulações.
.
  
             Raphael
 
Características agradáveis e desagradáveis deste signo:
Tempo. Elevação, honras, dignidade social. Status. Ambição. Domínio. Ordem. Trabalho e realização. Prudência. Lealdade. Lógica. Razão. Concretização. Confiança. Disciplina. Realidade objetiva. Abnegação. Limitações. Paciência. Cristalização. Velhice. Idade. Senso prático. Manipulação. Cálculo. Espírito empreendedor. Indústria. Estabilidade. Responsabilidade. Exigência. Tenacidade. Rigidez. Raciocínio. Limite. Dureza. Frieza. Firmeza. Impiedade. Crueldade. Política. Estado. Império. Poder. Consciência e convívio com a natureza. Privilégios pessoais. Isolamento. Silêncio. Meditação. Pensamento. Obstrução. Opressão. Introversão. Reflexão. Solidão. Síntese. Precisão. Concentração. Prestígio. Sabedoria. 

       Saturno, imersão alquímica !
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
postagem  martha pires ferreira

domingo, 24 de dezembro de 2017

Espiritualidade não é ópio do povo


                Presépio franciscano
Ópio de povo é enganar os crentes ingênuos com receitas falsas e piegas de salvação e sucesso para lhes impor posturas serviçais, instigar discórdia e arrancar dinheiro/dízimos.
Espiritualidade cristã e outros seguimentos religiosos, com interioridade consciente, são puro amor ao próximo e cuidados para com a natureza. Doação de si sem exclusões, respeito às diferenças, dignidade social, compaixão.
A mensagem da Criança Divina é fraternidade igualitária; a todos abraça.  Somos todos irmãos. Somos Unus Mundi.
Religar a cada dia o Céu de Amor com a Terra Mãe Natureza!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sábado, 23 de dezembro de 2017

Misterioso cartão de Natal

 Natal - Leonardo Boff                                            

                              Misterioso cartão de Natal

 O Natal é a festa das crianças e da divina Criança que se esconde dentro de cada adulto. É altamente inspiradora a crença de que Deus se acercou dos seres humanos na forma de uma criança. Assim ninguém pode alegar que Ele é apenas um mistério insondável, fascinante por um lado e aterrador por outro. Não. Ele se aproximou de nós na fragilidade de um recém-nascido que choraminga de frio e que busca, faminto, o seio materno.  Precisamos respeitar e amar esta forma como Deus quis entrar no nosso mundo. Pelos fundos, numa gruta de animais, numa noite escura e cheia de neve “porque não havia lugar para ele nas pousadinhas de Belém”.

 Mais consoladora é ainda a ideia de que seremos julgados por uma criança e não por um juiz severo e esquadrinhador. Criança quer brincar. Ela se enturma imediatamente com todas as outras, pobres, ricas, japonesas, negras e loiras. É a inocência originária que ainda não conheceu as malícias da vida adulta.

 A divina Criança nos introduzirá na dança celeste e no festim que a família divina do Pai, do Filho e do Espírito Santo prepara para todos os seus filhos e as suas filhas, não excluídos aqueles que, um dia, foram desgarrados.

 Estava refletindo sobre esta realidade benaventurada quando um anjo, daqueles que cantaram aos pastores nos campos de Belém, se aproximou espiritualmente e me entregou um cartãozinho de Natal. De quem seria? Comecei a ler. Nele se dizia:

 “Queridos irmãozinhos e irmãzinhas:

 Se vocês ao olharem o presépio e ao verem lá o Menino Jesus no meio de Maria e de José e junto do boi e do jumento, se se encherem de fé de que Deus se fez criança, como qualquer um de vocês;

 Se vocês conseguirem ver nos outros meninos e meninas a presença inefável do Menino Jesus que uma vez nascido em Belém, nunca nos deixou sozinhos neste mundo;

 Se vocês forem capazes de fazer renascer a criança escondida nos seus pais, nos seus tios e tias e nas outras pessoas que vocês conhecem para que surja nelas o amor, a ternura, o cuidado com todo mundo, também com a natureza;

 Se vocês, ao olharem para o presépio, descobrirem Jesus pobremente vestido, quase nuzinho e lembrarem de tantas crianças igualmente mal vestidas e se sofrerem no fundo do coração por esta situação e se puderem dividir o que vocês têm de sobra e desejarem já agora  mudar este estado de  coisas;

 Se vocês ao verem a vaquinha, o burrinho, as ovelhas, os cabritos, os cães, os camelos e o elefante no presépio e pensarem que o universo inteiro é também iluminado pela divina Criança e que todos eles fazem parte da grande Casa de Deus;

 Se vocês olharem para o alto e virem a estrela com sua cauda luminosa e recordarem que sempre há uma estrela como a de Belém sobre vocês, acompanho-os, iluminando-os, mostrando-lhes os melhores caminhos;

 Se vocês se lembrarem que os reis magos, vindos de terras distantes, eram, na verdade, sábios e que ainda hoje representam os cientistas e os mestres que conseguem ver nesta Criança o sentido secreto da vida e do universo;

 Se vocês pensaram que esse Menino é simultaneamente homem e Deus e por ser homem é seu irmão  e  por ser Deus existe uma porção Deus em vocês e por causa disso, se encherem de alegria e de legítimo orgulho;

 Se pensarem tudo isso então fiquem sabendo que eu  estou nascendo de novo e renovando o Natal entre vocês. Estarei sempre perto, caminhando com vocês, chorando com vocês e brincando com vocês até aquele dia em que chegaremos todos, humanidade e universo, na Casa de Deus que é Pai e Mãe de infinita bondade, para morarmos sempre juntos e sermos  eternamente felizes”.

                                Belém, 25 de dezembro do ano 1.

                                Assinado: Menino Jesus
         ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Natal é Criança Divina se manifestando no Mundo !

Giotto Natividade séc. XIV                                                             Filippo Lipi Séc. XV
  











iluminura






"Todo menino quer ser homem.
Todo homem quer ser ser rei.
Todo rei quer ser 'deus'.
Só Deus quis ser menino'
         Leonardo Boff
Natividade ìcono Moscou séc. XV
Murilo séc XVII
Veronese séc XVI

                                                    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Advento - preparação para o Nascimento da Criança Divina

Natividade / mosaico - Palermo, séc. XII.

Natal

                     Jorge de Lima (1893 - 1953)

Feliz de quem, quando o ano termina,
possui um doce e acolhedor abrigo:
a companheira, o filho, a avó tão rara
ou mesmo o amigo
com quem possa se reunir em Cristo,
E sua vida interior desperte viva
de dentro de si uma alma de
São Francisco: o amor generoso,
o heroísmo estranho de beijar um leproso.

De lembrar-se de que há no mundo
criaturas de Deus pelo Natal
sem companheira, e sem a avó tão rara
e sem um beijo da mãe ou um beijo de
filho, e até sem um livro que substitua
o amigo.

Feliz de quem, quando o ano termina,
pode ver a estrela no céu
e tem olhos ainda
para encontrar Jesus. 

domingo, 3 de dezembro de 2017

Arte Contemporânea – Crinas e Flores.

          
Papel artesanal, aquarela e crina cavalo, 2017.
               Crinas de cavalo e Flores imaginárias.
 
Bico-de-pena e aquarela, 2016

Papel artesanal, aqaurela e crina cavalo, 2017

                   Bico-de-pena em três linhas,aquarela, 2016
       Que é Arte Contemporânea? Criação inovadora, expressões artísticas originais e/ou uso de técnicas da atualidade – mesma época, tempo presente.
      O que difere fios de crinas brancas de cavalo em papel artesanal com pinceladas de aquarelas de desenho, linhas, em bico-de-pena formando vegetação, flores, com o uso da aquarela? Nenhuma sendo produções inéditas, feitas pela primeira vez; curso da imaginação sensível.
      Arte Contemporânea se define pelo novo, em caráter próprio. Arte que causa origem, que pode ser copiada, reproduzida. 
Bico-de-pena e aquarela, 2017
      Estejam à vontade, podem copiar. Viva a criatividade!
Crina de cavalo sobre papel arroz e de seda, frisos aquarela, 1975.
Bico-de-pena e aquarela, 2017.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Ave Vida! Mundo se humanizando - Papa Francisco na Birmânia

         
                O mundo pouco a pouco se humanizando!
o Papa Francisco com prêmio nobel da paz /1991 -
Aung San Suu Kyi

     Estamos próximo de um ‘minuto’ do salto quântico para Nova Civilização. Encontro de culturas, etnias, valores e mesmo aproximações necessárias e efetivas dos despossuídos e indigentes com os poderosos e palacianos de todas as nações. Não há outra saída, que senão, aproximações paradoxais entre culturas; níveis sociais, filosóficos e religiosos.
o Papa com líderes budistas

     Ou nos destruiremos suicidas sem glórias para ninguém ou sairemos humanamente fortalecidos nos resolvendo, dando soluções viáveis como seres mais conscientes das nossas potencialidades.
     É profética a visão de Teilhard de Chardin; um mundo em evolução constante; fraterno, igualitário para o futuro socialmente globalizado.
                         o Papa com o presidente de Myanmar
     O Papa Francisco pede ao Governo de Myanmar “respeito por cada grupo étnico e sua identidade, sem excluir nada”.
    Sou mulher de confiança afetuosa, esperança e compaixão - somos uma só família.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

domingo, 19 de novembro de 2017

Meditação em Silêncio ou com Mantra

Meditação _ sentada, andando ou mesmo deitada. Em Silêncio.
Corpo descontraído_inspirando e expirando_abdominal_lentamente.
Silêncio, sem pensar (atento/a à respiração) ou escolher senteça ou palavra curta_OM, Veni Domini ou Maranatha (sânscrito, penúltima do Apocalipse_ são João). // Quase todas as religiões e movimentos espirituais de tradição, desde a Antiguidade, usam a Meditação como prumo interno. No início da era cristã, os padres do deserto meditavam. Tentar uns 10’ a 15’ de total quietude interior é beber, com o tempo, na fonte da Vida. Importante persistir, todos os dias.


 ~~~~~~~~~~~~~~

sábado, 18 de novembro de 2017

Círculo do Lápis - escrito em 2005

Palavras sentadas - 2011 - lápis grafite

Círculo do Lápis
       A vida cotidiana, nos meios de comunicação, não pode ser reduzida ao novo paradigma tecnológico, centrada, particularmente, na rainha da atualidade; a internet. A vida, ela própria, almeja, anseia, muito mais que aparelhos de comunicação por mais sofisticados e avançados que eles sejam para transmitir mensagens, ideias e saberes. Os papeis, livros, jornais, revistas, folhetins, e mais, continuarão a ter seus espaços tradicionais intransferíveis. O papel fala, canta, emite odores e imagem.
           Sou adepta ao Lápis! Ao Círculo do Lápis!
          O ser humano comum, dois a três quartos da população mundial, não terá alcance material e muito menos intelectual, tão cedo, para manejar aparelhos de larga potência. Ainda vivemos no mundo paleolítico e feudal.
        O neoliberalismo, senhor dos mecanismos de controle de informações, leva grandes vantagens é claro, numa expansão incalculável frente aos múltiplos meios de comunicação. Tudo é nivelado de norte a sul conforme os interesses dos que dominam “as mídias”.
       Espíritos avessos ao estabelecido surgem por arestas inesperadas. Movimentos renovadores e rebeldes diante do progresso “maravilhoso” surpreendem com novos gestos e olhares; um deles são os adeptos ao Lápis. Por várias circunstâncias e meios, se afastam dos computadores, dando distância. Fazem-se comunicantes, agentes, através de outros recursos impensáveis. Um deles é o Lápis, para o qual sou adepta, incondicional.
         Intuitivos, introvertidos, amantes dos segredos ou mistérios da existência anseiam outros caminhos, outras práxis para sua via humana além da internet, percorrem a beleza do caminho pessoal, longe de provedores e intrusos tecnológicos.
         Os adeptos ao Círculo do Lápis fogem de tudo que esmaga, controla, invade e torna lugar comum. A sua singular alternativa é o grafite, o velho lápis sensual, delicado e criativo. Sua caixinha também tem cores, todas as cores.
        Quem ama os Lápis sabe dos seus manejos secretos e insondáveis, quase magia. Conhece o sentido do intervalo entre as palavras, entre um e outro rabisco ou número. O Lápis fala, se comunica, transmite sentimento, afeto e raciocínio metafísico. O Lápis é quase um ser humano, porque é vivo. Os Lápis engendram idéias, imagens e impulsionam ao transcendente. Quem conhece o Lápis, sabe.
         O Lápis nos convida ao universo da simplicidade, do despojamento intelectual: “se queres ser tudo, não queiras ser coisa alguma”, “se queres possuir tudo, não queiras possuir coisa alguma”, João da Cruz, século XVI. Escrevia na ponta do lápis ou da caneta à pena com tinta? O simples escrever o levava, alquimicamente, ao essencial.
      Na contramão da cultura, quanto mais seres humanos pretendem possuir, sofisticados aparelhos com tecnologia de ponta, as mais aprimoradas, o amante do Círculo do Lápis o que mais deseja é ter o mínimo para se dar ao precioso tempo para ser, sendo. Tempo e espaço.
       O Círculo do Lápis não se faz nos modelos neoliberais, repleto de promessas consumistas e progressistas. O Círculo do Lápis se faz por outra via; a do despojamento, do vazio criativo, da sabedoria do ócio, da singularidade de não querer ter, possuir além do necessário, mas apenas viver sendo, hoje, aqui e agora, em verdade e beleza. Beleza além da filosofia, da ciência e mesmo da arte. A experiência do inefável, a riqueza íntima e pessoal que emerge das profundezas do ser. Os adeptos do Círculo do Lápis transmitem de traço a traço, de sensibilidade a sensibilidade. Divertem-se por amor e paixão ao ponto e a linha, ao rabisco, ao desenho, às palavras, à escrita e ao silêncio não pronunciado. O Lápis desenha enigmas da intimidade intuitiva, intelectual ou do coração.
       Todo ser humano é potencialmente escritor de sua própria vivência. Todo ser humano é potencialmente desenhista, artista no coração do universo. Todo ser humano pode rabiscar; um rabisco pode ser a porta para a beleza criadora que emerge das profundezas do inconsciente e se faz revelação pessoal e única.
         O Lápis é o mais simples e dos mais nobres instrumentos para engendrar imagens, expressões que se revelam em graça e beleza. 

 --- Martha Pires Ferreira, Janeiro de 2005

domingo, 12 de novembro de 2017

As Artes - meta para educar

Educa-se as crianças com Arte.
Nenhuma criança crescerá distorcida em seus valores
instintivos, morais, espirituais. 
Saberá ser saudável no ver, sentir e agir.
Estará mais consciente das suas potências naturais
Será pessoa mais criativa, amorosa e feliz.
Obra do maravilhoso Hyeronymus Bosch 
O Jardim das Delícias (parte tríptico -1510) 
Picasso - Gernica - 1939
Goya - espectro e/d.
Pathernon - Iris - Grecia - M. Britânico
Desenho meu - labirinto com selo da Grécia, 2002.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sábado, 11 de novembro de 2017

Simpósio Multidisciplinar de saúde mental _ Nise da Silveira no Coração do Método


          Nise da Silveira cada dia mais reconhecida 
por sua humanidade e criatividade incansável.
Evento importante será realizado
 dias 24 e 25
 deste mês, novembro de 2017, em Maceió,
Alagoas, sua terra natal.
Site

 Clicar site para LER programação  
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

terça-feira, 7 de novembro de 2017

DOM HELDER CAMARA - O SANTO REBELDE



É filme longo - maravilhoso. Dom Helder Câmara:
"Não podemos abandonar Bandeiras certas por que elas estão em mãos erradas".

sábado, 4 de novembro de 2017

Coroa-de-Moçambique Flores do Bem !



 Minha Coroa-de-Moçambique

Enquanto nascem flores, cores e aromas tantos,
pássaros voando em espaços largos
criança sorridente ao olhar
homens e mulheres, se amando, se fazem plenos,
enquanto o sol ilumina a Terra-mãe
estrelas brilham no firmamento em noites densas,
mangueira, abacateiro, laranjeira e limoeiro
florescem em fértil chão
onde rochas e animais vivem silenciosos ou não,
enquanto pessoas solidárias umas com as outras
procuram se entender generosas
e sábios se despojam vazios de si
libertos se abrem em fluxo contínuo,
beleza e encantamento no ar
e, gatos e gatas sinalizam segredos, mistério,
nada aflige, nada me corrompe, nada mata,
tudo alcanço, tudo possuo.
Nada me falta! _ Minha coroa-de-Moçambique!
Ah, sim, enquanto houver injustiça social, 
miséria, iniquidade, abandono humano
degradação para com toda a natureza criada,
impossível ser, literalmente, feliz.
 Janela suspensa - minha hortinha, meu jardim.
     ~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Coroa-de-Moçambique (haemanthus multiflorus) – origem África tropical Quatro acabam de florescer na sacada da minha janela. Isto acontece uma vez ao ano, pontualmente. Denominada, também, Coroa da Imperatriz. Esta flor lírio-sangue-salmão gosta do meio sol, solo úmido, composto orgânico e terra comum. Semente bulbo/batata - 40/30 cm diâmetro – floresce, em geral, novembro, Brasil, fim de ano, novembro. 
                                               Martha Pires Ferreira

 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Saudades de NISE !

  


















NISE na Instalação - Poema aos Quatro Elementos da Natureza - Santa Teresa em 1970, numa belíssima tarde !
Evento -  criação, coordenação e foto - martha pires ferreira.
Saudades da nossa precursora, rebelde, revolucionária e humaníssima Nise da Silveira; a que amou demais sem exclusões, em especial os despossuídos, os perturbados mentalmente, os esquecidos e marginalizados. Amou com ternura os animais e toda a Natureza!

Minha eterna Mestra (15/02/1905 -- 30/10/1999)
 Ver http://casadaspalmeiras.blogspot.com


quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Astrologia - 4.000 anos de escrita

        
          Há 4.000 anos em tablets/placas/terracota, o aparecimento da escrita. Agora o nascimento da internet _ os tabletes redimensionando horizontes, valores, anseios de evolução contínua.  Os Astros, hoje, descrevem configurações celestes semelhantes a 2.000 a. C., primórdios da história da civilização do fenômeno humano nos meios de comunicação.
Iconografia _ detalhe tablets _ escrita sobre a deusa Ishtar/Vênus, 1.500 a.C. - Círculo, estrelas,  1.000 a.C. – Babilônia, Mesopotâmia. Museu Britânico.



         Astrologia _ um saber
Por Martha Pires Ferreira

             O saber astrológico é tão antigo quanto a história do conhecimento.
       A astrologia que chegou ao Ocidente teve sua origem na cultura dos povos da Babilônia. Oriente Médio, China, Japão, Índia, Egito, Peru e México também conheceram a Astrologia na mais remota idade.
         A Astrologia teve desenvolvimento admirável na Grécia, e posteriormente, em Roma, tendo alcançado nestes dois Estados posição de suma importância e dignidade. Conheceu momentos de glória, apogeu e decadência. Na Idade Média, porém, enfrentou momentos obscuros e sombrios.
        Ressurgindo na Renascença, respeitada e admirada por todos, foi privilégio de Reis, Papas e Ministros de Estado. Tendo caído novamente em descrédito pelo charlatanismo, o saber astrológico foi protegido pelos gnósticos. Com o surgimento da Escola de Ciências no séc XVII, a Astrologia foi relegada à marginalidade, porque o conceito de ciência da época passou a basear-se em pesos e medidas.
         A Astrologia, pela força que possui em si mesma, conservou-se intacta, em termos de conhecimento e sabedoria simbólica, nos meios ocultos “underground”. Informações subterrâneas a mantive viva e atuante até os nossos dias. Por sua plenitude cosmológica, consegui atravessar o tempo. No final do século XIX e, especialmente, o século XX, ela ressurgiu com toda sua carga de beleza e sabedoria.
        Por três séculos, ela se viu obrigada a dar espaço ao mundo das descobertas científicas. O pensamento científico, presa à lógica racional das precisões, medidas, pesos e provas, não podia apreender o conhecimento astrológico. De repente, na segunda metade do século XX, a Astrológica vem se colocando ao lado das outras ciências no campo das investigações humanas. Isso se tornou possível graças ao alargamento do conceito de ciência. A revolução no campo da física e da matemática em muito contribuiu para isso.
        Como ciência se entende o conhecimento, erudição, intuição e sabedoria. Conjunto de conhecimentos obtidos mediante observação e experiência dos fatos por método especifico e próprio. Fundamentada nos conceitos amplos de ciência, a Astrologia foi pouco a pouco absorvida pelos mesmos canais que a relegaram.
        A Astrologia, como ciência e arte, é passiva de transformação e evolução dinâmica. Isto se tornou muito claro com os estudos e as pesquisas feitas no momento das descobertas dos planetas modernos, isto é, Urano (1781), Netuno (1846) e Plutão (1930).
        A cultura oficial acadêmica se aproxima da astrologia, meio sem jeito, ainda preconceituosa, como que pedindo desculpas por desconhecer o seu mistério, a sua fonte inesgotável de interpretação simbólica a respeito da vida, da alma humana, com seus anseios físicos, emocionais e psíquicos.
        A Astrologia é um processo de conhecimento dos fenômenos humanos, particularmente, sendo o Horóscopo (a Carta Natal) a bússola de autoconhecimento neste processo. A Astrologia, sem dúvida, se dirige para o amanhecer da nova era contribuindo com sua presença viva e dinâmica na historia da humanidade.

Texto - publicado no Guia da Vida Saudável 2003 – Organização Renato Martelleto.
----------------------------------------------------------

domingo, 29 de outubro de 2017

Maria e Martha - curta de Jorge Ferreira

      O filme - curta de Jorge Ferreira - Maria e Martha - entrevista - teve ótima acolhida na sexta-feira, dia 27 de outubro, neste ano corrente, no  glamoroso Cine Santa. Foram 26' de atenção que ao termino queriam mais. Muitos amigos e amigas, junto ao público, aplaudiram com carinho e sorriam satisfeitos.
      Dei meu recado pela arte e mestria de Jorge: Martha a extrovertida falando livremente de si mesma e de Maria, ela mesma, sua natureza introvertida. Objetivando situações reais; arte e astrologia e perpassando pelo abstrato, filosófico, místico e hiperfísico. Totalidade na crua realidade e no vazio que tudo contém !
     Claro, todos se divertiram com a original proposta ao conhecer a Maria pessoa reservada como uma eremita urbana e a  irreverente, agitada, politizada e criativa Martha.
      Eu, Maria Martha, preocupada com a repercussão, me senti confortavelmente bem. Fiz referências a grandes mulheres da história na minha vida pessoal e de homens que me formaram, igualmente. As artes e as leituras plurais, as relações com a vida, foram pontuadas em síntese. Sabemos tanto e não sabemos Nada.
Entre pessoas amigas e queridas !
Na entrada do Cine Santa com Jorge Ferreira e Guido Gelli.
****
Sandra Fioretti, artista visual, ( foto acima) por e-mail me enviou refinadas palavras:
- Oi, Martha  Amei o filme, que beleza... há muito não via uma obra tão delicada e boa de se vê. 
Parabéns para vocês que elaboraram o projeto e executaram, fino gosto. Uma pérola! Gostaria de rever! Beijo grande, Sandra.

Entre amigas e meu filho Thomas. Fico feliz se transmiti algo de esperança e delicadeza para alegrar o coração humano!
Meu nome completo - Maria Martha Sanmartin Pires Ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~