sábado, 4 de novembro de 2017

Coroa-de-Moçambique Flores do Bem !



 Minha Coroa-de-Moçambique

Enquanto nascem flores, cores e aromas tantos,
pássaros voando em espaços largos
criança sorridente ao olhar
homens e mulheres, se amando, se fazem plenos,
enquanto o sol ilumina a Terra-mãe
estrelas brilham no firmamento em noites densas,
mangueira, abacateiro, laranjeira e limoeiro
florescem em fértil chão
onde rochas e animais vivem silenciosos ou não,
enquanto pessoas solidárias umas com as outras
procuram se entender generosas
e sábios se despojam vazios de si
libertos se abrem em fluxo contínuo,
beleza e encantamento no ar
e, gatos e gatas sinalizam segredos, mistério,
nada aflige, nada me corrompe, nada mata,
tudo alcanço, tudo possuo.
Nada me falta! _ Minha coroa-de-Moçambique!
Ah, sim, enquanto houver injustiça social, 
miséria, iniquidade, abandono humano
degradação para com toda a natureza criada,
impossível ser, literalmente, feliz.
 Janela suspensa - minha hortinha, meu jardim.
     ~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Coroa-de-Moçambique (haemanthus multiflorus) – origem África tropical Quatro acabam de florescer na sacada da minha janela. Isto acontece uma vez ao ano, pontualmente. Denominada, também, Coroa da Imperatriz. Esta flor lírio-sangue-salmão gosta do meio sol, solo úmido, composto orgânico e terra comum. Semente bulbo/batata - 40/30 cm diâmetro – floresce, em geral, novembro, Brasil, fim de ano, novembro. 
                                               Martha Pires Ferreira

 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: