segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Santa Teresa de Jesus - comemorações I


















Santa Teresa - Velazquez, séc. XVII - s/d.

Breves dados sobre Santa Teresa de Jesus
        Teresa d Ávila, assim chamada por ter nascido na Espanha, numa cidade com este nome. Nasceu em 28 de março de 1515. Teresa Sánchez de Cepeda y Ahumada foi uma religiosa carmelita descalça; mística, escritora e poeta. Reformadora da Ordem do Carmelo tendo como grande amigo na nova fundação, com intenso trabalho, seu confidente, o sábio São João da Cruz - carmelita descalço, outro místico das profundezas da alma.
        Teresa tinha sede do divino e eterno, para sempre, sempre. Importante sua vasta obra sobre a vida contemplativa – a vida silenciosa e interior, por excelência.
          Li: "... há um mundo interior dentro de nós", pg. 51 - Castelo Interior ou Moradas, Ed. Vozes, 1956.
         Santa Teresa de Jesus faleceu em 4 de outubro de 1582, exatamente no dia em que o calendário passou a ser gregoriano. Daí em diante, esse dia 4, passou para 15 de outubro; data oficial, comemorativa, de Santa Teresa.
        Obras: Vida, autobiografia – exigência do seu confessor. Relações Espirituais, Caminho da Perfeição, Castelo Interior, ou as Moradas (obra prima), Conceitos do Amor de Deus, Livro das Fundações, Constituições, Poesias, Cartas - epistolários, e outros breves documentos.
        Somente em 15 / 10 / 2082, mundialmente, será comemorada a grande Festa dos 500 anos, dia em que Teresa passou da Vida Terrestre para a Vida Celeste, como prescreve o rito cristão, católico. Enquanto isso muitos festejam os 500 anos de seu nascimento com Amor e Alegria.
 Santa Teresa, desenho - bico de pena, aquarela e selo, 2001- martha pires ferreira, postado, hoje, 9/11/2015.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~    

Nenhum comentário: