sábado, 15 de maio de 2010

O Principado em Festa

Hoje, dia riquíssimo de acontecimentos para mim e no Principado de Santa Teresa.

Pela manhã assistir a palestra de Carlos Bernardi, no Conservatório de Música (no centro do RJ); psicólogo da linha de C.G. Jung e que passou por Nise da Silveira e Casa das Palmeiras >>> Feridas da Alma: “os remédios como puro paliativo; uma cultura que não suporta a dor” >>> “sair de uma dor é viver a dor” >>> “a alma quer viver com os valores dela” >>> “o sofrimento como um processo iniciático – o morrer e renascer da videira – a alma quer acontecimentos de satisfação”. Palestra muito boa, descontraida. Ali, entre amigos, a Diretora, Cecília Conde, que conheci por meio de Nise nos anos 60/70.
****
Depois >>> a Festa Literária de Santa Teresa - FLIST, no Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre 169 >>> e noutros locais do bairro) – Casa de Laurinda Santos Lobo, é como deveria ser chamada - repleta de adultos, jovens e crianças às voltas com o mundo literário, em especial a poesia. Homenagem a Manoel de Barros, mais a riqueza das poesias dos nossos poetas brasileiros em cartelas penduradas nas árvores - Mário Quintana, Drummond, Cecília, Vinícius de Moraes e tantos outros - chuva de poesia, bancadas de livros, etc. Oficinas de contar histórias e jovens desenhando a lápis, ao ar livre, em cadernos artesanais, se espalhavam por muitos lugares. Troca-troca de livros, Jornal do Ensino Fundamental I (Língua para brincar – muito bom!), caixinhas com poesias, roda de samba, teatro, trabalhos artesanais e artísticos podiam ser vistos em vários espaços >>> mil coisas mais. Tudo promovido e realizado pelo Centro Educacional Anísio Teixeira. – CEAT. >>> Tarde maravilhosa com Noel – mesa musicada. >>> criatividade aos montes. É um convite amanhã, dia 16 >>> tem mais.
****
E no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (Rua Monte alegre, 306) outro riquíssimo acontecimento: Festival de Meditação e Cultura Indiana: Sahaja Yoga >>> exposição, vídio, fotos. Gastronomia, música erudita, canto e dança hindu – tudo em alto nível de qualidade. Dias 14,15 e 16 de maio.

Parabéns aos dois espaços da Laurina Santos Lobo!
_________________________________

Um comentário:

Reynaldo disse...

Viva Santa. Estou com saudade. De Santa e de você.
Reynaldo