sábado, 24 de março de 2018

Flores do Bem – Lao Tzu, Confúcio, Sidarta Gautama /Buda, Sócrates e Jesus de Nazaré

Cristo Pantocrator -Stambul - Sta. Sofia.

Lao Tzu, Confúcio, Sidarta Gautama /Buda, Sócrates e Jesus de Nazaré – reflexões necessárias.
Aqui me curvo diante de quatro figuras das mais altas qualificações e importância no que cada um deles se expressou sobre as relações humanas, os valores significativos da existência humana, da riqueza da vida. Sábios iluminados que surgiram cerca de mais de quinhentos a quatrocentos anos antes de outra figura, a quinta, de grandeza sem medidas; Jesus de Nazaré.  
China - Lao Tzi ou Lao Tzu (Tao Te Ching) - 571 a. C - 533 a. C.- aproximadamente.
Confúcio - 551 a. C. - 479 a. C. – Palavras de Confúcio: “O que não desejas para ti, não o faças aos demais seres humanos”.
Índia cerca do Nepal - Sidarta Gautama – Buda560 a. C. - 483 a. C.
Grécia - Alopere - Sócrates - 469 a. C. - 399 a. C.
Judéia - Império Romano - Jesus de Nazaré - Yeshua (grego) 7-2 a.C. - 30 d. C.

Precisamos resgatar sem qualquer preconceito ou defesas intelectuais estreitas, a Pessoa destes homens singulares, e não deixar de lado Jesus de Nazaré, que amou acima de tudo a humanidade sem qualquer restrição, a não ser a exploração e domínio de pessoa a pessoa. O histórico da vida de Jesus nos revela sua generosidade, bondade, liberdade de ser e servir, acolhimento e doação de si por excelência. Palavras de Jesus: “Façam às pessoas o mesmo que vocês desejam que elas façam a vocês” (Mt. 7,12). E “tratam as pessoas como vocês gostariam que elas tratassem vocês” (Lc.6,31)
Estas regras têm sido formuladas de formas diferentes; todas elas se referem a fazer aos outros, o que desejamos que as pessoas nos façam.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: