quarta-feira, 28 de março de 2018

Condenação de Jesus

Jesus Cristo diante do sumo sacerdote Caifás e do governador Pôncio Pilatos. 

Tempo de reflexões e silêncio - Cenário nebuloso e sofrido da Semana Santa para a cristandade. O Jesus Hitórico permanece vivo !!! Repleto de simbolismo.
        Iconografia Dürer – Jesus diante de Caifás, 1512.
Jesus diante de Caifás, o sumo sacerdote do Sinédrio; Superior Tribunal dos Judeus. Jesus um judeu tido como marginal por não seguir os preceitos de sua formação e tornar-se a grande ameaça aos princípios da tradição judaica de seu tempo. Como Caifás não tinha autoridade para julgar e executar pessoas levou o Cristo para o governador romano Pôncio Pilatos que tinha o poder de realizar sentenças.
O Cristo histórico nos remete às fontes da vida de um homem predestinado a trazer a Boa Nova para toda a Humanidade; dar lugar de dignidade e liberdade criadora para todos, igualitariamente, sem exclusões de pessoas; cultura, raças, credos ou posição social.
Jesus de Nazeré ensinava a beleza da cooperação solidária; o mestre do Amor Fraterno – divino por ser, essencialmente, humano.

Iconografia Tintoretto -  (1518_1594) s/d.  Cristo diante de Pilatos –
 Jesus de Nazaré sem defesas se vê perante o Juiz Pôncio Pilatos que lava as mãos diante deste homem que ele nada tem a falar, nenhuma culpa pode lavrar: “não vi nada neste homem”. Jesus silencio-se com a Sua troca por Barrabás
Cristo deu sua vida aos mais esquecidos, marginalizados, sem eira nem beira. Despojado de tudo enfrentou os senhores do Templo e os senhores da Lei, não recuou diante de sua missão de resgatar a Humanidade a níveis mais elevados de fraternidade, igualdade e lugar digno na sociedade-alteridade.
Jesus de Nazaré, essencialmente, humano e divino desconhecia a exclusão, só excluiu quem excluía; homem da compaixão e misericórdia infinita amava o próximo como a si mesmo, radicalmente com todas as consequências. A ponto de dar a Sua vida por aqueles que tanto amou.
postagem - martha pires ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: