sexta-feira, 21 de junho de 2013

MPL - Juventude nas ruas do Brasil

Importante estar junto aos JOVENS NAS REIVINDICAÇÕES de DIREITOS SOCIAIS, ontem, 20/06/2013. Vitória alcançada. Baixaram os preços das passagens. Belíssima conquista! Movimento Passe Livre por todo o Brasil. Um fenômeno inesperado. Imprevisível. Salto, uraniano, para níveis de consciência mais elevados. Houve vandalismo e violência, mas a vitória foi dos pacifistas do MPL.
Milhões nas ruas - São Paulo 100 mil jovens... RJ 30 mil; Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Vitória, Recife. Mais de 17 capitais acordando. Democracia social pede espaço. Direitos humanos e sociais não se conquistam com violência.
Os JOVENS nas ruas... Fui à Marcha/caminhada no centro da cidade do Rio de Janeiro. Às 16h já estava na concentração em frente à Faculdade de Filosofia / UFRJ. O Largo de São Francisco tomado por jovens desenhando e escrevendo em cartazes > não à corrupção, qualidade na saúde e educação. Entre eles eu andava com meu cartaz: TRANSPARÊNCIA NOS GASTOS PÚBLICOS, JÁ.
Às 16h45 iniciaram caminhada para a Av. Getúlio Vargas com cartazes, música e bandeiras reivindicatórias. Alem dos jovens com alegria e postura pacífica, muitas crianças com seus avós e pais faziam presença. Todos sorrindo fraternalmente. Fotografavam e filmavam tudo.
 
Estando na Av. Rio Branco às 17h15, iniciei minha PERFORMANCE – Fiquei com o meu Cartaz nas mãos e de frente para a grande massa humana que ia chegando à Candelária. Permaneci de pé, firme, até às 18h50. Muitos, muitos, paravam para ler o cartaz e tirar fotografia comigo – em clima simpático e solidário recebi abraços e beijos – cabelos brancos aos 74 anos tem sua potência e respeito (1964, 1966, 1968, 1984, 1992 – participei ativa – jamais pertenci a partidos políticos, mas sempre fui política). 
- fotos gentileza de manifestantes do protesto
Movimento Passe Livre é apartidário; é independente. Constatam-se ideais sociais a serem conquistados. A luta continua por direitos sociais. Transporte de qualidade... Saúde e educação, transparência nos gastos, em particular da Copa... etc.
O MPL me transmite vigor, lucidez e determinação clara nas negociações e reivindicações. São jovens atentos, acordados e inteligentes.
VÂNDALOS SE INFILTRAM PARA DENEGRIR A IMAGEM DO MOVIMENTO. A polícia reagiu aos vândalos que se infiltraram. Ela reagiu aos que saíram quebrando o patrimônio público. Houve abusos da parte da polícia? Sim. Uma MINORIA DE VÂNDALOS é que começou a quebrar portas e vidros de prédios públicos e comerciais.
Vaia pra políticos que desejavam aparecer, por oportunismo, com bandeiras partidárias.
O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E DA POLÍTICA É IMPORTANTE NA JUVENTUDE e por toda a vida.
Acompanhando os movimentos pelo mundo constatamos que algo importante está se revelando rápido no Planeta Terra. E, particularmente, por parte da juventude que precisa viver / ter um lugar ao Sol. Consciência e luta por um mundo IGUALITÁRIO, JUSTO, HUMANO E PRAZEROSO. Nada se conquista com vandalismos. Viva os pacifistas Gandhi, Mandela, Luther King!
Há os que desejam (por trás da confusão) desestabilizar o governo e desqualificar, sem bases, todas as conquistas feitas nestes últimos anos. Mídias? É o que? Direita fundamentalista só tem que dizer/ver a sombra, os descompassos. Que mostrem o melhor do movimento.
Esta pequena minoria que está badernando e quebrando patrimônio público, intencionalmente, é desqualificada. Não representa o MPL. Não conscientizou o que seja conquista social com uso da inteligência e do diálogo.
Mais - o Papa vem aqui ao Brasil, julho, para a Jornada da Juventude. Para fundamentalistas opositores do cristianismo católico, é preciso inventar, internacionalmente, que o Brasil é perigoso...

Minoria foi baderneira... Intencional? SIM.  
MAIORIA PACIFISTA E REIVINDICANDO DIREITOS SOCIAIS EFETIVOS, SIM. 

Passeata Histórica! 

Nenhum comentário: