quinta-feira, 27 de junho de 2013

Claudia Lisboa - autora - Astrologia

OS ASTROS SEMPRE NOS ACOMPANHAM 
um manual de astrologia contemporânea
Ed. Best Seller Ltda.
~~~~~~~~~~
Ontem, dia 26, todo o sucesso e alegria no lançamento do livro
 de Astrologia de Claudia Lisboa -
Livraria da Travessa - com a presença de alunas, amigos e admiradores.
Charmosa e alegre recebia a todos, como sempre, solícita. 
Amizade fraterna desde os anos de 1980.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~

terça-feira, 25 de junho de 2013

Sobre os movimentos dos Jovens no mundo


LER  negrito /aqui -- Artigo publicado neste Blog em 29/dez/2011  
 Reflexões 2011 – 2012 – Delírios meus

 Martha Pires Ferreira

A espécie humana caminha na “noite escura” tomando as palavras do sábio e místico João da Cruz, séc. XVI. Mergulhada na escuridão da época atual, sem apreender ou mesmo enxergar horizontes ou soluções viáveis, possíveis, a raça humana não tem outra saída que repensar o que fez no percurso da História; há de rever, amadurecer, evoluir e elevar-se. Em razão disso estará cada vez mais consciente em 2012, 2014, em direção aos anos 20 deste século que se inicia. A travessia não se faz fácil, estamos todos no mesmo contexto, como Noé em sua barca.
Os povos cada vez mais próximos por razões tecnológicas, político-econômico, religiosas e criatividade terão que dialogar em confrontos crus, dolorosos e belos ao mesmo tempo. Confrontar o outro, sua sombra, sua mesma espécie, mas de etnia distinta é rever-se no espelho das possibilidades a imagem do diferente; forças demoníacas e angelicais. Sem o confronto com a sombra, com o desconhecido, não haveria saída, seria a morte, o suicídio da civilização.
O estar diante do outro que nos diferencia é puro exercício para as transformações radicais em seus fundamentais valores em todos os níveis culturais, morais, sócio-políticos, econômico-financeiro, religiosos e, sobretudo humanos. Acima do progresso técnico-científico somos pessoas humanas com toda a Natureza Mãe. Somos todos filhos de Gaia.
O eco, clamor das nações, se estende aos quatro cantos do mundo; verdadeira e autêntica revolução molecular.
Ninguém segura a geração nascida a partir de janeiro de 1986 / 90, cada dia mais ocupando espaços em todo o planeta Terra. Importantes conjunções celestes se formaram nos céus, ciclos semelhantes se deram há mais de quatro mil anos, quando surgiu a escrita e agora a internet.
Os soberanos "donos do mundo" se curvarão e cairão de joelhos. Nada ficará estanque, sem fenda. Presenciaremos perplexas as quedas dos grandes Impérios já enfraquecidos. A potência das novas gerações se aproxima e vem surpreender ao colocar-se como não se esperava. Novos valores impor-se-ão a passos surpreendentes como um salto quântico. Perceberemos como movimento em espiral a expansão e o alargamento da consciência.
Não gosto de usar jargão astrológico, entretanto é bom anotar o observado, a riqueza simbólica do Zodíaco: o planeta Plutão, o senhor dos infernos, o mais devastador, renovador e abundante em riquezas percorre o signo de Capricórnio (rege o elemento e domínio da terra, o sólido - os joelhos, os ossos), Netuno, senhor das emoções, intuição e transcendência passará por Peixes (rege as águas, as emoções - os pés), Uranos, o imprevisível e criativo, o signo de Áries (rege o fogo, a energia vital - a cabeça, o cérebro). Saturno, senhor do tempo, da severidade e da crua realidade (falando de modo sintético) percorrerá nos céus, nos próximos anos, quando Júpiter, a justiça, a ordem, a elevação encontrar-se-á com ele no signo de Aquário (rege o ar, as idéias - os tornozelos, os nervos).
Sinalizados pelo Arquiteto Celeste assistimos as mais radicais e espantosas transformações necessárias para a evolução da espécie humana – trabalhemos pela aproximação dos opostos, assim estaremos cada vez mais caminhando para a Era de Aquários, Era do Humanismo, Era da Igualdade fraterna, Era Paradisíaca, utópica, aqui no planeta Terra é possível em nosso imaginário e realidade - basta ouvir a Natureza em sua magnitude.

Com a tocha da plena atenção, bem acesa, saibamos atravessar com beleza e altivez este tempo histórico riquíssimo para a completude da criação - humana e divina - Unus Mundi.
_____________
Nota: Plutão revolução/translação em 248 anos, aproximadamente. Netuno, 164 anos. Uranos, 84 anos. Saturno, 29 anos e Júpiter, 12 anos. Os outros astros são rápidos.____________

segunda-feira, 24 de junho de 2013

SÃO JOÃO regai por nós !

A festa de São João Batista, é comemorada pelos cristãos, hoje, dia 24 de junho. Marca o solstício de inverno (hemisfério sul) e verão (hemisfério norte). 
O dia deste santo, por todo o Brasil, de sul a norte, é festejado com quadrilhas, correios de amor, prendas, comidinhas e bebidas típicas, com alegrias partilhadas. E se estende por todo o mês até o dia 29, dedicado a São Pedro, e atravessando o mês de julho sempre com belas festividades.
Recebi de minha amiga, Vera Freire, esta importante e expressiva mensagem com a saborosa cantiga popular de nosso querido povo:

          Hoje é dia de São João. Vou fazer uma fogueira mental e jogar nela todo o escárnio dos políticos, toda miséria da humanidade, toda guerra, todo o ódio e toda intolerância.  E, depois, cantar:

Capelinha de melão
é de são João
É de cravo é de rosa
é de manjericão.
~~~~~~~~~~~~~~

domingo, 23 de junho de 2013

Setembro de 1966 - junho de 2013

PASSEATA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS 
“Polícia não conseguiu reprimir voz dos estudantes”
 Cartaz - 
BRASIL LIVRE 
Jornal Tribuna da Imprensa de 16 de setembro de 1966. 
Rio de Janeiro
Av. Rio Branco /1966 / uma das passeatas históricas.
Houve repressão militar usando cassetete e bombas de gás; dezenas de feridos entre militares e estudantes. Mais de 200 prisões. Há quem diga que, agora, a extrema direita está, mais uma vez, fomentando baderna para justificar desestabilização e desordem.
O Movimento Passe Livre em prol de Direitos Humanos / 2013; com reivindicações sociais é independente, não é partidário. O diálogo é o caminho pacífico para as conquistas efetivas e reais. Transparências dos gastos públicos são direitos a serem exigidos por todos os cidadãos brasileiros.
Não estamos mais em golpe de 64. Viramos a página, e, amadurecimento intelectual se faz.
Estava presente em 1964, 66, 68, em 84 e acompanhando os caras pintados de 92. Temos que ser solidários/as às conquistas dos Direitos Humanos e conquistas Sociais.
Cabe ao Estado Brasileiro ser transparente em seus gastos para que conquistas reais aconteçam.

A OPINIÃO PÚBLICA PRECISA ESTAR CIENTE, ACOMPANHAR PASSO A PASSO OS JOVENS E TRABALHADORES QUE DESEJAM DIALOGAR COM O ESTADO E REIVINDICAR SEUS DIREITOS SOCIAIS. O futuro do Brasil pertencerá a juventude de hoje.
 O ESTADO BRASILEIRO PRECISA OUVIR A JUVENTUDE: O SEU POVO.
__________________________

sexta-feira, 21 de junho de 2013

MPL - Juventude nas ruas do Brasil

Importante estar junto aos JOVENS NAS REIVINDICAÇÕES de DIREITOS SOCIAIS, ontem, 20/06/2013. Vitória alcançada. Baixaram os preços das passagens. Belíssima conquista! Movimento Passe Livre por todo o Brasil. Um fenômeno inesperado. Imprevisível. Salto, uraniano, para níveis de consciência mais elevados. Houve vandalismo e violência, mas a vitória foi dos pacifistas do MPL.
Milhões nas ruas - São Paulo 100 mil jovens... RJ 30 mil; Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Vitória, Recife. Mais de 17 capitais acordando. Democracia social pede espaço. Direitos humanos e sociais não se conquistam com violência.
Os JOVENS nas ruas... Fui à Marcha/caminhada no centro da cidade do Rio de Janeiro. Às 16h já estava na concentração em frente à Faculdade de Filosofia / UFRJ. O Largo de São Francisco tomado por jovens desenhando e escrevendo em cartazes > não à corrupção, qualidade na saúde e educação. Entre eles eu andava com meu cartaz: TRANSPARÊNCIA NOS GASTOS PÚBLICOS, JÁ.
Às 16h45 iniciaram caminhada para a Av. Getúlio Vargas com cartazes, música e bandeiras reivindicatórias. Alem dos jovens com alegria e postura pacífica, muitas crianças com seus avós e pais faziam presença. Todos sorrindo fraternalmente. Fotografavam e filmavam tudo.
 
Estando na Av. Rio Branco às 17h15, iniciei minha PERFORMANCE – Fiquei com o meu Cartaz nas mãos e de frente para a grande massa humana que ia chegando à Candelária. Permaneci de pé, firme, até às 18h50. Muitos, muitos, paravam para ler o cartaz e tirar fotografia comigo – em clima simpático e solidário recebi abraços e beijos – cabelos brancos aos 74 anos tem sua potência e respeito (1964, 1966, 1968, 1984, 1992 – participei ativa – jamais pertenci a partidos políticos, mas sempre fui política). 
- fotos gentileza de manifestantes do protesto
Movimento Passe Livre é apartidário; é independente. Constatam-se ideais sociais a serem conquistados. A luta continua por direitos sociais. Transporte de qualidade... Saúde e educação, transparência nos gastos, em particular da Copa... etc.
O MPL me transmite vigor, lucidez e determinação clara nas negociações e reivindicações. São jovens atentos, acordados e inteligentes.
VÂNDALOS SE INFILTRAM PARA DENEGRIR A IMAGEM DO MOVIMENTO. A polícia reagiu aos vândalos que se infiltraram. Ela reagiu aos que saíram quebrando o patrimônio público. Houve abusos da parte da polícia? Sim. Uma MINORIA DE VÂNDALOS é que começou a quebrar portas e vidros de prédios públicos e comerciais.
Vaia pra políticos que desejavam aparecer, por oportunismo, com bandeiras partidárias.
O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E DA POLÍTICA É IMPORTANTE NA JUVENTUDE e por toda a vida.
Acompanhando os movimentos pelo mundo constatamos que algo importante está se revelando rápido no Planeta Terra. E, particularmente, por parte da juventude que precisa viver / ter um lugar ao Sol. Consciência e luta por um mundo IGUALITÁRIO, JUSTO, HUMANO E PRAZEROSO. Nada se conquista com vandalismos. Viva os pacifistas Gandhi, Mandela, Luther King!
Há os que desejam (por trás da confusão) desestabilizar o governo e desqualificar, sem bases, todas as conquistas feitas nestes últimos anos. Mídias? É o que? Direita fundamentalista só tem que dizer/ver a sombra, os descompassos. Que mostrem o melhor do movimento.
Esta pequena minoria que está badernando e quebrando patrimônio público, intencionalmente, é desqualificada. Não representa o MPL. Não conscientizou o que seja conquista social com uso da inteligência e do diálogo.
Mais - o Papa vem aqui ao Brasil, julho, para a Jornada da Juventude. Para fundamentalistas opositores do cristianismo católico, é preciso inventar, internacionalmente, que o Brasil é perigoso...

Minoria foi baderneira... Intencional? SIM.  
MAIORIA PACIFISTA E REIVINDICANDO DIREITOS SOCIAIS EFETIVOS, SIM. 

Passeata Histórica! 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Passe Livre - Céu Astrológico


                Movimento Passe Livre
Manifestantes defendem melhor aplicação dos recursos do país
Vitória alcançada. A luta continua.
Transparência nos gastos públicos. 
Dois Mapas - Horóscopos do dia 20 de junho de 2013 – 
Hoje - concentração e marcha pacífica- centro do Rio de Janeiro
Às 17h - Sol em signo de Gêmeos - Ascendente Sagitário. Lua em Escorpião.
Às 21h - Ascendente Aquário. Lua no Meio do Céu
Juventude, Vida Nova, Esperança por um mundo humano, democrático.


O Zodíaco e o Movimento Passe Livre


Sinopse – um olhar na Astrologia tentando compreender as reivindicações da juventude - 2013
Movimento Passe Livre que se espalhou por todo o Brasil, que tudo indica democrático e intelectualmente consciente.
Posições dos astros, no céu, dia 17 de junho de 2013 – segunda-feira. Concentração - marcha do movimento passe livre, das 16h às 21h.
Às 16h - Início da Concentração – Sol em Signo de Gêmeos (Ar) com Júpiter e Marte. A Lua em Libra (Ar). Ascendente Sagitário (Fogo). Meio do Céu - Leão (Fogo). Uranos em Áries (Fogo).
Às 18h e 19h – marcha - Ascendente e Plutão em Capricórnio (Terra). Meio do Céu – Libra (Ar). Ás 21h - Ascendente Aquário (Ar). Saturno, em Escorpião com a Cabeça do dragão (Água), Netuno em Peixes (Água). Vênus e Mercúrio em Câncer (Água).
Planetas, Sol e Lua em boa ressonância com os Elementos da Natureza – Fogo, terra, ar e água. A Mãe Gaia nos sinaliza sabedoria, é importante apreender sua mensagem.
Não cabe aqui descrever a riqueza simbólica da Astrologia, só uma breve pincelada - a imprevisibilidade uraniana em Áries, a consciência dos direitos coletivo-sociais expressas plutonianamente. Saturno, senhor do tempo, impondo limites e direitos de ordem econômica financeira ao transitar em Escorpião é um fato real.
A intuição netuniana mobiliza multidões. Em 18 de março de 1848, lançamento do Manifesto Comunista, Netuno se encontrava no início de Peixes, como agora.  Dá pra pensar!
Um recado do Arquiteto celeste; visão de conjunto da linguagem dos astros em sincronicidade com os fatos terrestres; a nova geração pede passagem, e básicas transformações por um mundo mais igualitário, justo e solidário. 
__________________

terça-feira, 18 de junho de 2013

Fenômeno - Movimento Passe Livre

DIÁLOGO, SIM. VIOLÊNCIA, NÃO.
          Movimento Passe Livre, um fenômeno. Que usem a Palavra / o Verbo pela Verdade e Liberdade de direito. Argumentos sólidos por Direitos Humanos são mais eficazes que as bombas de borracha, química ou atômica.
         Jovens estudantes e trabalhadores dignos, uni-vos com a bandeira da alteridade, solidariedade; sem uso da violência. Resistência pacífica, como Gandhi, na conquista de direitos fundamentais.
         Importante acompanhar e compreender o movimento dos jovens. Ouvir o que eles têm a dizer. Que democraticamente possam reivindicar, se manifestar e protestar, em Marcha, ou por outros meios, com altivez e grandeza humana.
          O dia 17 de junho de 2013 ficará na História do Brasil (vivemos o ciclo de Cronos/ Saturno, 29 anos - Diretas Já -1984 / 2013). Mais de 100 mil pessoas, em sua maioria jovem, ocuparam as ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro. Manifestações em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, se espalham por dez capitais do norte ao sul do Brasil. Jovens foram para redes sociais para compartilhar no Facebook  e no YouTube com milhares de internautas, com fotos e vídeos do local feitos por eles. Protesto pacífico. Uma pequena minoria protagonizou confusão. 
         Movimento Passe Livre explodiu imprevisível. Jovens nas ruas pedem lugar ao sol; direitos sociais para todos indistintamente. Movimento popular e espontâneo que tomou conta, magicamente, em muitas cidades do Brasil, nestes últimos dias, não veio de repente, sem anseios internos profundos - sinalizam forças que imergiram do inconsciente. Não foi um por acaso. Potencialidades do Inconsciente Coletivo vieram à tona. Jovens, conscientes de seus anseios, pedem passagem; simbolicamente/efetivamente/ não se trata, apenas, de redução de 20 centavos nas passagens de ônibus. Transportes muito caros, lotados, caóticos e de péssima qualidade, com tarifas acima do desejado, impedem a população circular pela cidade em momentos de lazer. É um grito de qualidade de vida, impensável (para o burguês) ter que acordar às 5h da madrugada ir para o trabalho ou para estudar e retornar a casa às 20h ou 21h, comer, ver programas, por vezes idiotas, na TV e dormir. Cerca de 1/3 da população é criança ou jovem. Que família? Que aquisição de conhecimento, desenvolvimento da inteligência e cultura? Que futuro?
         Conquistas se fazem por um mundo mais igualitário e justo. Movimento pacífico que gera reação violenta é atraso nas reivindicações. O diálogo e compreensão são fundamentais nas conquistas sociais. Mudanças sociais dependem de eficiente organização social – organização não pode ser destinada apenas para as elites privilegiadas. O modelo atual prioriza as empresas em detrimento da população.
         Manifestantes baderneiros, uma minoria, tenta desqualificar a seriedade do movimento. A grande maioria, de jovens, é consciente; luta por questões justas e democráticas, quer diálogo entre governo e sociedade. VIOLÊNCIA NÃO, DIÁLOGO, SIM.
       ~~~~~~~~~~~~~~~~
          Outras questões esbarram nas reivindicações da juventude brasileira: ler artigos / www.cartamaior.com
              ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

terça-feira, 11 de junho de 2013

Horóscopos de S. Freud e C.G. Jung

Fontes:

Sigmund Freud – 6 de maio de 1856 NS - às 18h30 LMT – 0:54:04. Freinberg, Moravia, Áustria – 48º34’ 013ºE31’ – 
Obras de Margaret Hone (Inglaterra) e de André Barbault (França) - Este pessoalmente me confirmou os dados.

______________________________________

C. G. Jung – 26 de julho de 1875 NS – às 19h32 – 0:29:44. Kesswil, Switzerland – 47ºN36’ 009ºE20’
Estes dados me foram enviados, meados dos anos 70, direto da filha de Jung > Gret Baumann-Jung – astróloga.
 As obras do astrólogo francês Jean Pierre Nicola, confirmam os dados destes dois Mapas Natais.
~~~~~~~~~~~~~~~~
A mudança de Ascendente é de minutos em vários Gráficos de vários astrólogos. O critério e seriedade das fontes é fundamental para uma análise.
É conhecido por muitos estudiosos a CRUZ FIXA que se forma com os Horóscopos destes dois gênios e mergulhadores no mundo do inconsciente.
Sistema de casas: Geocentric Tropical Placidus. Não havia fuso horário/ uso da hora local. ~~~~~~~~ martha pires ferreira 

sábado, 8 de junho de 2013

Casa das Palmeiras - encontro Freud e Jung

Espaço Cultural Casa das Palmeiras - 
organiza
Encontro com a Astrologia
 Freud e Jung
Horóscopo destes dois gênios do inconsciente
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Análise dos Mapas: Martha Pires Ferreira
 Articuladores:
Denise Cabral de Oliveira e Teresa Martins.
Edgar Tavares e Rodrigo Pires.

Dia 15 de junho de 2013 - sábado
- das 15h30 às 18h -
 R$ 20,00 (inscrição dia 15, no local).
 (meia para estudantes, idosos e pessoas especiais).

Local
Rua Sorocaba, 800 - Botafogo
Tel. 2266-6465 - à tarde / ou (2242-9341)

Benefícios para a Casa das Palmeiras
__________________

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Santa Teresa Bondes SOS

SOS    SOS    SOS
É FILME DE HORROR ESTAR MORANDO
 EM SANTA TERESA, ATUALMENTE
ESTAMOS ACUADOS.
...NÃO TEM ONDE SE ANDAR ...RUAS E CALÇADAS ESBURACADAS
TRANSPORTE /CARROS > DESORDEM TOTAL
E NADA PARA SE COMPRAR... PARA COMER... VIVER
SÓ BEBEDERIA E COMEDOUROS “PRA INGLÊS VER”.
Mesmo o comércio decente está prejudicado 
OS BONDES IMPEDIAM AS DESORDENS
ÉRAMOS FELIZES E SABÍAMOS !!!
Bondes >>>> urgente
Vida digna >>>> urgente

Atividade terapêutica e criação artística

        
                                                Martha Pires Ferreira / 2011

          Atividade terapêutica e criação artística são fatores distintos. Terapêutico tem sua raiz na palavra terapia - tratamento. Terapêutico é recurso/meio para aliviar ou mesmo curar uma pessoa de doença, desequilíbrio ou desgaste mental/psíquico, físico e/ou emocional. Terapêutico é um termo da medicina na sua prática.
           Criação artística é dar existência ao que não existe, é dar origem a algo. Simplesmente fazer nascer.
          Atividade terapêutica, ocupação terapêutica, visa proporcionar satisfação, melhora ou recuperação ao doente ou pessoa em estado alterado em sua natureza fazendo-o trabalhar no processo criador, ocupar-se, com algo ativo que proporcione bem estar. Se possível propiciar a cura de alguma pessoa com doença, e, que a possibilite retornar ao seu estado normal de saúde emocional, física e/ou mental.
         O terapeuta médico ou técnico terapeuta, ao conhecer seu cliente, dará um parecer e indicações terapêuticas - encaminhará a pessoa em questão para a análise, psicologia analítica e/ou atividade ocupacional criativa.
           Pintar, dançar, escrever, caminhar, praticar uma atividade física, ouvir música, pode ser terapêutico. É sempre terapêutico fazer uma atividade que nos alivie de tensões, desgastes ou desequilíbrios de nossas funções naturais (seja a função do músico, pintor, filósofo, desenhista ou matemático) nos proporcionando um retornar à vida normal, saudável. Quanto mais criativa for a atividade melhor os resultados.
          Muitas vezes o/a artista caminha pelas avenidas ou jardins, passa horas em silêncio, ouve música ou pratica um esporte como terapia/alívio de tensões para depois retornar às suas atividades criadoras, isto é, pintar, escrever, compor.
          É sempre terapêutico sair da rotina e fazer algo que seja atividade expressiva. Criação artística não pode ser identificada com atividade terapêutica porque demanda um tremendo esforço intelectual, muito desgaste emocional, concentração, imaginação e plena atenção das funções em uso. Não é exercer simplesmente uma atividade terapêutica, é criar. Dar vida a algo inédito, novo. Quanto mais consciente for do processo criador, melhor.   
        Há tanto desgaste no ato criador que por vezes o artista adoece no simples exercício de sua criatividade, quando é preciso procurar um antídoto, procurar uma atividade que o descanse, que o recupere nas suas energias criadoras em exaustão. Por vezes o criador (o/a artista) procura um terapeuta para entender a si mesmo, ficar bem, para poder retornar às suas funções de trabalho.
          Criar não é apenas projetar emoções, alívio, é suor, cansaço. É terapêutico tocar um instrumento, mas tocar não é por si mesmo um ato de criar. Criar exige realizar emocional e conscientemente uma obra inédita. Criar é mais que terapia, é ato criador. É inventar, exercer a função imaginativa em sua originalidade. Mas não podemos negar a criação espontânea, sem intenção. Pode alguém se propor, ou ser conduzido, a uma terapia, e se revelar um criador, um talento artístico.  
         Atividade terapêutica é atividade com a finalidade de tratamento. O artista não faz algo por ser terapêutico, e sim porque deseja, precisa dar origem a alguma coisa. Pode acontecer de precisar fazer análise, um tratamento que vise atividade terapêutica, neste caso ocorrerá outro viés, um antídoto da habitual, como compensação das energias.
            O que caracteriza a arte é a originalidade criadora.
          Para o compositor Carlos Jobim caminhar pelo jardim Botânico era terapêutico na medida em que descansava ao ouvir os pássaros. Convivia com a natureza e depois voltava para o seu piano e refeito voltava a criar - dar existência a algo impensado. Para Jobim tocar piano e compor não era terapêutico, era criar, suar, sofrer no bom sentido, inventar, dar origem a cada nova composição.
          Bach, Pixinguinha, Spinoza, Cesanne, Matisse, Picasso, Paul Klee, Henry Miller, Thomas Merton, Cildo Meireles, Antônio Dias, Manuel Bandeira, A. Einstein, Chico Buarque, Pitágoras, Heráclito, Freud, Carl G. Jung, Nise da Silveira, Machado de Assis, eram/são criadores. Era terapêutico para Jung trabalhar com as mãos, para Spinoza polir lentes e para Nise da Silveira cuidar dos gatos e ficar em silêncio absoluto antes de retornar as suas atividades criadoras.


         No início dos anos setenta eu afirmava: todo e qualquer ser humano é potencialmente um criador. É da natureza humana querer inventar, criar, dar vida a algo original. A criação artística não é o privilégio de um pequeno grupo de artistas, nem o dom de uns poucos – verifica-se que todo ser humano é potencialmente um artista-criador em maior ou menor grau
__________________________________