sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Três poesias de sentimento _ afeto amoroso

 Delicadeza
 
Sentir viço das mãos
        presas às minhas
instante da existência
         _ delicadeza!
 
Não importa se
fugidio, efêmero
_ vigor da energia
      consome, abastece
silenciosa fonte de frescor
_ seus dias nos meus.
 
Não marca hora, o tempo,
nem pensa espaço
_ esvazia-se.
 
O calor nos corpos
        vitalidade, delicadeza,
mãos aquecem, a
alma fala, se abrasa
                          _ basta.
 
        Pela manhã faço minha “Lectio divina”, texto ou poesia que me fale à sensibilidade, à interioridade. Lendo a poesia de Adélia Prado
 Ensinamento
Minha mãe achava estudo
          A coisa mais fina do mundo.
          Não é.
          A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
 
    Pensei nas minhas poesias de afeto-amorosidade-sentimento. Eu as arquivei por Maria Anônima, pseudônimo. Só agora, com mais idade, me dou o direito de mostrar sem receios. Três poesias sem datas, vivências que o coração ousa mostrar.

Amor impossível
 
Se você me quer
e não te quero,
se te quero
e você não me quer
qual importância
se nos possuímos?!
 
Se você me olha
e deseja sem me ter
me possui sem mim,
o que possui?!
 
Não te vejo, só desejo,
o tenho sem ter.
Qual importância
se amamos, nos temos,
nem nos vemos,
encontramos
e nos temos?!          
            Maria Anônima
****
 Dos sentidos
 
Sensibilidade
não se compra, se tem
_ não se encontra
em prateleira, nem feira
de mercado.
 
Depuro do espírito,
Tempo -
      espaço, tece
costura do coração.
 
Afeto sensível em delicada
hora de silêncio
      desperta desejos
profundos _ revelação!  
 
Riqueza imaginária
toca viva
           a realidade
_ sentir-se amada não basta,
        amar é querer, desejar
ousar _ eis tudo.
****
Finalizo com uma frase de Thomas Merton que li há muitos anos _ A montanha dos setes patamares _ pág 211 /Mérito, SP. 1952 _ A vida da alma não é conhecimento, é amor, visto que o amor é ato de suprema qualidade.
      Martha Pires Ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: