Catedral de Chartre _ signo de Touro
Não se pode falar da História do Pensamento sem
abordar a importância da Astrologia, para a compreensão da natureza humana em
sua complexidade desde épocas as mais remotas, nos primórdios das ciências. Os
astros sinalizam nossas potencialidades. Compreendendo nossa natureza, em seu
todo, podemos melhor administrá-la.
Astrologia é própria da linguagem simbólica. As características pontuadas, em cada signo, são generalidades possíveis, não uma verdade em si. Este ano de 2023, o Sol iniciou a percorrer o signo de Touro dia 20 de abril às 5h30, Rio de Janeiro. Signo que pertence ao elemento Terra, tem analogia com Vênus – princípio feminino, fixo. Touro é o 2º signo do Zodíaco (a cada ano poderá cair 19-20-21/abril a 20-21-22/maio, dependendo da latitude e longitude horária).
Imagens arqueológicas _ representações do princípio feminino. Vênus de Milo Museu do LouvreA complexidade do saber astrológico com sua riqueza simbólica não pode ser reduzida numa estreita análise para as mídias leigas. Apenas podemos afirmar que os Astros inclinam a nos dar sinais de continuidade desafiadora nesta travessia sombria da História da Civilização; algo de enfrentamento aos poderes sociais e culturais obsoletos, arcaicos, injustos, enrijecidos; são aclamações que surgirão de vários pontos do mundo _ Oriente ao Ocidente _ tendo em vista outras posições astrológicas pontuais em seu todo; nas múltiplas áreas do saber; ciências exatas ou humanas.
Reivindicações que se ampliarão e se tornarão evidentes, cada dia mais, neste mês de abril/maio _ signo de Touro _ consciência do valor do trabalho, sede de segurança, estabilidade econômico-financeira e emocional. Amor às Artes e ao bem-estar no que se refere à segurança material e os prazeres dos sentidos. Sonho por um mundo seguro e estável.
Marte e Vênus _ Veronese séc.XVI Touro é um signo que sempre desafiou o
estabelecido teórico visando o viver bem no real e palpável. Como exemplo de
vida, cito, novamente, apenas, quatros grandes homens do signo de Touro _ cada
um com sua missão _ lutaram pelo bem-viver no mundo por prazeres sensoriais,
conforto físico, poesia no coração e na criação do mundo tendo o ser humano
como um eixo para evolução planetária em sua Totalidade: Freud, Karl Marx, R. Tagore e Teilhard de
Chardin.
Valores de bens pessoais, materiais. Sentido do trabalho e lucro. Segurança material. Organização. Objetividade. Praticidade. Tenacidade. Posse. Acumulação. Construtividade. Constância. Persistência. Teimosia. Utilitarismo. Raiva e sentimentos contidos. Rancores. Tolerância. Fidelidade. Proteção. Amorosidade. Prazeres em geral. Bom comensal. Lealdade. Obstinação. Afetuosidade. Obsessividade. Gosto pelas Artes. Sensualidade vigorosa. Paciência. Repressão. Frustração. Administração. Economia e finanças. Contabilidade. Egocentrismo. Apego. Produtividade. Repouso. Quietude. Sentido da natureza. Resistência. Inércia. Inflexibilidade. Propósitos concretos. Ciúme. Continuidade. Reserva. Solidez. Estabilidade. Realização.
Sol iniciando seu percurso pelo signo de TouroBelo encontro no céu de Touro com a chegada do Sol
_ junto à Cabeça do Dragão, Mercúrio, Urano
e Lua em amistosa conversa _ assuntos deste elemento _ a Terra, matéria
objetiva, direitos e deveres sociais, dignidade econômica, salários justos, beleza do Planeta.
__ Postagem __ Martha Pires Ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Nenhum comentário:
Postar um comentário