terça-feira, 24 de agosto de 2021

Níveis de Amor _ afeto _ Liberdade de escrever.

    São várias as vertentes do Amor _ o materno, paterno, filial, amigável, fraterno, cordial. O Amor aos fazeres do dia a dia; sensoriais, nossos objetos e interesses mesmo intelectuais, culturais ou à natureza em seu entorno, incluindo o social.
             Amor afetivo, físico e pessoal por alguém que nos atrai e corresponda aos apelos do coração _ com ou sem núpcias _ sim, em parcerias profundas,  em sentimentos e horizontes. Desejo, puramente, carnal não é amor, pode ser paixão, atração por satisfação orgânica própria da natureza, mas carregado de ansiedade, frustrações, ciúmes infundados, medos e decepções. Prisão insaciável do corpo. O Amor, em sua dimensão elevada, é puro mistério existencial _ gratuidade, nada espera, tudo possui.
          Além deste corpo humano, corruptível, que nos aprisiona em anseios insaciáveis, gozos e prazeres, apreendemos o sentimento de Amor mais depurado, que é refinado, espiritual, em comunhão com o Divino, e, que se expressa na matéria. Isto pode ocorrer na juventude, mocidade e se estender pelas idades, no tempo. ou surge imperioso e intenso quando se esgotaram os desejos materiais indispensáveis, quando o corpóreo se aquieta e dá espaço para outros níveis de afeto _ quando o Amor Incondicional é presença, nada espera, tudo possui _ é Paz e Beleza interna, uma entrega ao mistério da Vida, da existência.
     Martha Pires Ferreira  - manhã, 24/08/2021. 
Bico de pena, aquarela, 1988.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~          

Nenhum comentário: