domingo, 8 de agosto de 2021

Louise Labé _ amor e loucura

           Estes dias passando por uma feira de livros, olhando uma pilha num canto, penso logo: “uma obra vai me atrair, dizendo _ me leva, me leva!”. Foi assim que ao ler Felipe Fortuna, na lombada, apanhei para ver de que se tratava. Que surpresa! Louise Labé – amor e loucura (bilíngue). Li a orelha, foleando não perdi tempo. Ed. Siciliano, SP - 1995. Tradução, prefácio e notas de Felipe (poeta, ensaísta, tradutor, diplomata, pessoa refinada, trazendo o novo). A obra é uma delícia! Mulher _ poeta da Renascença.

Louise Labé (Lyon, França, 1522-1566), escritora sofisticada, culta, dominando várias línguas. Nasceu numa família abastada, casou-se aos dezesseis anos. Amante da música; tocava alaúde. Espirituosa e consciente da sua posição de mulher humanista, igualitária, defendia ideias femininas numa sociedade masculina avessa aos talentos da mulher. Soube ser ousada. Sua poesia é tecida de carga amorosa e sofrida. Aspectos  sombrios e mesmo desesperados do amor, do corpo e da alma.. Nada de vulgar em seus versos apaixonados.

A Loucura e o Amor, vivem uma disputa quase insana. A trama é personificada pelos deuses que dialogam entre si; presentes personagens como Júpiter, Vênus, Apolo e Mercúrio. Sua única obra; completando com Elegias e Sonetos.

Elegia I -25 – Estrofes:

  “Creio sentir os primeiros sinais,
            E vejo as armas desse Amor tenaz
            Que só se armou por querer me atacar.
            Eram meus olhos, postos atirar
            As flechas contra os que tanto  me olham.”
 
Soneto - XIV           
    “Enquanto possa meu olho chorar
    O antigo Amor que me faz saudosista,
    E aos meus suspiros e prantos resista,
    Que a minha fala faça escutar”
    Um único retrato de Louise Labé por Peirre Woeirior, 1555.
 -- postagem _ martha Pires Ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

3 comentários:

Osman Plaisant Neto disse...

Gostei..

hermes vargas disse...

Una gran poeta. Gracias...

Martha Pires Ferreira disse...

Sim, uma grande e refinada escritora _ Poeta