terça-feira, 31 de março de 2020

Urano – Senhor dos Espaços

        O planeta Urano foi encontrado em 1781, símbolo da evolução, auto liberação, criatividade. Senhor mitológico, surgiu do caos e dominou os espaços cósmicos. Amoral e anárquico, imprevisível e original transcende regras estabelecidas.
    Indica sentido de grupo, amizade, projetos, planos utópicos e revolucionários. Vangard por excelência.
    Sentido de totalidade, hierarquia de valores. Transformações profundas.
     Rege as máquinas, as invenções tecnológicas, a experimentação de toda ordem, assim como as descobertas científicas. Avanços, progresso, evolução da humanidade. Senhor da imensidão do Cosmo.
     Urano é atribuído ao signo de Aquário, elemento Ar – seu ciclo é de 84 anos e sete dias em torno do Sol. Regente decisivo do ciclo da Nova Era da Humanidade. Guardião da Astrologia e da Astronomia.
Urania _ a deusa do Firmamento. 
Vitral - Observatório Nacional, RJ.

    1776 _ (signo de Gêmeos) Aparecimento da máquina _ ferramenta. Aplicação comercial.
       1784 _ (signo de Câncer) Surge a máquina a vapor _ forma social fixa. Uso geral e não mais específico, apenas. Patente universal.
     1860 _ (nesta década – signo de Gêmeos) Padronização da máquina ferramenta. Máquinas que fazem outras máquinas. Convergência tecnológica. Produz os bens de consumo duráveis.
       1940 _ (signo de Touro) Surge o computador. Não visa energia e sim informação.
      2024 _ (em seu ciclo de 84 anos se encontra no signo de Touro) _ o que nos espera? O mega Supercomputador _ redes 5G / 6Gigabytes? _ (anti privacidades?), Inteligência artificial, sem afeto, sem emoção?

       
   Perplexos/as, trabalhamos, nos esforçamos a nos depurar a cada dia como “Flechas para a Evolução” como nos dizia Teilhard de Chardin. Aguardamos das forças abissais do interior da matéria, no fervilhar do Vaso Alquímico_ Opus Alquímico neste Nigredo, depois do Albedo e por fim do Rubedo a realização final do Opus Alquímico; o Tesouro escondido nas profundezas da Matéria, isto é, a Felicidade no Coração do Mundo, a Era da Sabedoria _ o que toda a humanidade deseja, quer e se esforça. O que conta não é a insensatez dos alienados, primários, mas a grandeza de alma dos muitos conscientes e lúcidos, generosos e doadores de si por um Mundo Pleno e Harmonioso. Os grandes seres humanos trabalham meio ao silêncio, tecem na mestria do tempo sem perder a meta.
      Urano, eletromagnético, simbolicamente, é potência criadora para novos horizontes, para uma Nova Era Civilizacional. 
     Interessante é a Espiral que nos remete ao ciclo da vida de 84 anos, aproximadamente, e, se identificando com Urano.
       















Escrito em 1982 e ampliado em 30 de março de 2020.
                      Martha Pires Ferreira.
____________________________

segunda-feira, 30 de março de 2020

Tempo para refletir _ Gila Hasinger

    De minha amiga Gila Hasinger, belo texto de sua autoria. Ela vive há 38 anos em Munique, Alemanha, recebi ontem, 29 de março de 2020.
         Tempo para refletir!

     Bom dia queridos amigos, conhecidos e desconhecidos. 
    Sim, as discussões sobre medidas climáticas, em proteção ao meio ambiente pararam, pois o atual perigo desconhecido ou  essa desconhecida oportunidade, deram um basta nos aviões, grandes poluidores do nosso universo, parando também os carros , seus grandes cúmplices.
   Na China nunca mais foram registrados valores atmosféricos tão limpos como atualmente.
    As pessoas nos supermercados e arredores voltaram a se cumprimentarem, se olhando nos olhos e trocando figurinhas, informando ao próximo. onde ainda se encontram determinados alimentos ou produtos. Sim e isso tudo, numa distância cuidadosa de mais ou menos um metro e meio/ dois metros, mas mesmo assim,  com mais atenção, que até então, por muitos esquecida, demonstrando um ser humano mais sensível.
    A solidariedade é que vai trazer a vitória!
   O cumprimentar oficial atualmente, virou “Namastê“. O Namastê é agora usado não só por um Dalai Lama, um budista ou um Yogi, mas sim por um príncipe Charles e muitos políticos e povos do mundo inteiro.
    A falta de dimensões desse mundo moderno, (civilizado ?), cheio de correrias, falta de tempo, falta de atenção e consciência nos levaram, agora, a um ponto, a um ritmo usados por nossos ancestrais, que também trabalhavam e estudavam, mas as prioridades eram da família, dos amigos, da fraternidade, das artes, da filosofia, da religião, da espiritualidade, que de forma alguma seriam esquecidas, pois estas eram suas bases.
    Sim estamos na era da Meditação, da atenção, da reflexão e da fraternidade.
   Precisou um inimigo (desconhecido?) aparecer, para nos lembrar, para nos ensinar e para nos alertar sobre os verdadeiros valores.
    Back to the roots! Voltando as raízes!
    A palavra chave do momento atual mundial é:
    - If you can´t go outside, go inside! Se você não pode ir para fora, vire-se para dentro!
   Meu querido mestre (professor) budista Chöckyi Nyima Rinpoche e outros grandes mestres budistas nos aconselham a recitar o mantra :
    “OM PISHAtSI PARANASHWARI SARVA UPA TRA SHAMANI SOHA “
    Esse mantra tem um alvo da cura da saúde, ele é recitado especialmente em casos da cura de vírus.
    Por favor, se cuidem! Entrem em isolamento e retiro! Fiquem em casa!

    Saúde!    
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
---postagem martha pires ferreira

sexta-feira, 27 de março de 2020

Defesa organismo _ Anti-Gripe

Chá ante gripe _ especiarias _ defesas para o organismo.
Cuidados caseiros_ Receita - preventiva. 

Água filtrada numa panelinha:
- um dente de alho - picado ou amassado
- meia cebola - cortadinha
- um pedaço pequeno de gengibre - cortadinho
- meio limão  - picadinho
- colherzinha de açafrão – cúrcuma.
- uma colherzinha de folhas de eucalipto - é bom, se tiver.

 E para completar (caso não tenha alguma especiaria) um punhado de agrião picadinho. Colocar tudo para ferver por 3 minutos. Desligar o fogo e tampar por 10 minutos - Coar.
Adicionar uma colherzinha de mel, açúcar mascavo ou melado de cana.

Beber uma ou duas xícaras durante o dia e outra ao deitar.
Sempre recorrer ao Limão para manter boa saúde.
Saibam: Limonada quente é excelente como defesa orgânica.

Outro conselho é o Alho imerso no Mel
 (cortar fininho e colocar num vidro com mel)











Alimentação:
(Tendo pressão baixa, uma pitada a mais de sal ou uso da canela)
(Baixar a pressão arterial: chá de alho, de sete sangria ou de alpiste).  
Pendurar na cozinha até decorar -
Tomou?– Adeus gripe, resfriado ou coisa parecida.
---postagem  martha pires ferreira

quinta-feira, 26 de março de 2020

Depuração alquímica _ Flores do Bem

      Estou mergulhada em água profundas
     ou no mais alto das montanhas
     ou na imensidão do Cosmo 
     ou fervente dentro de um Vaso Alquímico _ processo de depuração.
procurando assimilar a sabedoria hermética 
das forças opostas,
Conjuntio.

            --- postagem,  martha pires ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quarta-feira, 25 de março de 2020

Aldous Huxley e o Pai Nosso que Estais no Céu

    Todos nós, juntos, nesta delicadíssima travessia. O Vírus-19, invisível e medonho, se alastrando pelo Mundo. Todo cuidado é pouco. Advertências têm sido feitas.
    Toda a espécie humana no mesmo chão _ planeta Terra, nossa casa comum _ de norte a sul, de leste a oeste, sem distinção de classe social, raça ou valores morais, etc.. Todos nós, toda a Natureza Humana, comprometida a vencer esta doença que surgiu de um "nada", sem fonte certa.
     A Mãe Natureza geme de dor em nós, e, juntos, nos perguntamos: E AGORA?
     Sem repostas viáveis, tentamos compreender e ter saídas saudáveis.
   Diante da impotência em soluções a curto prazo, em silêncio e reclusa, eu mesma, pensei em Aldous Huxley(1894-1963), autor de obras notáveis como As Portas da Percepção, Admirável Mundo Novo (mais que atual), A Filosofia Perene entre muitos livros seus, mas neste momento retomo a reler seus ensaios Huxley e Deus, Ed. Bertrad Brasil, RJ, 1995.
   Não podemos publicar páginas de obras editadas, por lei, mas transgrido aqui esta ordem com algumas páginas, diante da gravidade universal, quando Herley aborda, com imensa sensibilidade Reflexões sobre o PAI NOSSO, oração que nos foi legada pelo histórico Jesus de Nazaré. [não consegui me comunicar com a editora para expor as página, espero que compreendam]. 
    Preciso acalentar os que estão em quarentena sentindo-se isolados, tristes, sofrendo a solidão ou temerosos sem saber o que fazer. Esta obra é uma Flor de Amor à Vida. 
   Aldous Huxley nos deixou páginas de generosa afetuosidade, com sua inteligência e imensa grandeza de alma. Um homem que evoluiu no tempo; vivência sofrida com a sua lucidez diante das questões sociais; problemas de condicionamento humano - escravidão aceita e alienada (de seu entorno). Em As Portas da Percepção cita William Blake: "Se pudéssemos limpar as portas da percepção, tudo se revelaria ao homem tal qual é:infinito". 
     Foi imenso na incansável busca do sentido da existência, da VIDA.
     

    









postagem martha pires ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~

segunda-feira, 23 de março de 2020

Os astros sinalizam para os Estados Unidos da América

     Os observadores atentos dos ciclos dos Astros acompanharão a nação dos Estados Unidos da América frente a uma repentina implosão. O povo americano do norte, em batalhas tão importantes quanto foram os movimentos libertários para a sua independência em 1776.
     A sua política interna tem sido escravocrata, desigual, mascarada com seu poderio bélico, e, a política externa, perversa, invasora, não menos escravocrata.
      Acompanharemos com dignidade, sem prejulgamentos, o que implodirá no hemisfério norte, no epicentro dos EUA, por direitos, segurança, cuidados da saúde, cidadania, bem estar sociais, posturas justas e democráticas. Insurreição de cinco continentes em caldeirão fervente _ os humanos; afrodescendentes, descendentes latino-americanos - central e sul, descendentes asiáticos e árabes, assim como, eurodescendentes. Das raízes, as mais profundas, destes povos uma pulsão levante se erguerá inconteste, iniciando-se nestes dias, a 27 de março, e se estenderá no tempo, o necessário. 
   A nação, EUA, não será a mesma a partir dos anos que se seguirão 2024. Acompanharemos ao largo.
      A função e razão absoluta da raça humana é ser humana; ser vivente pleno, na Terra. Por conquista em direito de ser humano, que forças impulsionadoras serão movidas pelo planeta Marte ao passar, em aspectos, por todos os Astros no céu, nestes dois a quatro, próximos, anos. Marte o grande detonador para a liberdade criadora, está em Capricórnio e entrará em Aquário dia 31 de março, avisando, sinalizando, para uma Nova Civilização. Acionará em combate junto a todos os Planetas e configurações celestes (Astrologia; linguagem simbólica). Os Astros são metáforas que desde Homero acompanham nossa História terrestre em rica simbologia. 
    Tocarei o mínimo, em jargões planetários, configurações com os astros, em geral, porque as pessoas leigas não saberão decifrar, entender. Apenas, afirmo categórica que os Astros demarcam os turbilhões terrestres, sinalizam as fortes e decisivas transmutações, avanços, recuos e saltos quânticos em nossas vidas, aqui, a cada tempo. 
      Astrólogos é que olhem o céu e façam suas conclusões. 
     Mapas dos EUA; Independência _ 4 /07 /1776 _ em sinastria com a atualidade, 27 de março de 2020 - Marte em conjunção ao Plutão - EUA.
     Mapas; dia 31 de março, Marte em signo de Aquário junto a Saturno e a 7 de abril quando Marte ultrapassa o planeta Saturno e faz quadratura com Urano em Touro.


         
    Posso dizer sim, que o Céu nos avisa que vem tempestades violentas, impensáveis, mas a Mãe Natureza se encarregará de tudo colocar em seus devidos lugares com a ajuda nos humanos. Nossa participação na beleza da engrenagem criadora é fundamental; criamos com o Cosmos. Somos o Cosmos.
--postagem Martha Pires Ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~

domingo, 22 de março de 2020

Astrologia _ Planeta Saturno a 0º00 de Aguário.

         A Mãe Natureza clama por fraternidade, solidariedade, humanidade.
        Às 15h00, de hoje, Rio de Janeiro, o planeta Saturno entrou no signo de Aquário.
Prenuncia início de energias libertárias exigindo de cada um de nós; humanidade, solidariedade, fraternidade, criatividade e abertura ao outro, ao social, ao coletivo. 
Saturno retornará ao signo de Capricórnio e retomará esta mesma posição em dezembro, deste ano de 2020. Até lá grandes tensões estarão sinalizando a partir das observações gerais dos astros no Firmamento; verdadeiras cartas celestes orientando aos seres terrestres _ Planeta Terra, nossa casa comum.
       Hoje; em Capricórnio/Terra: Júpiter, Marte e Plutão _ em Aquário/Ar: Saturno _ em Peixes/Água: Mercúrio, Lua e Netuno _ em Aries/Fogo: Marte _ em Touro/Terra: Urano e Vênus _ em Câncer/Água: a Calda do Dragão (gosto mais desta denominação - Dragão).
 
      O movimentos Celeste destes Astros, e outros. em avanços e recuos, nos indicam; avanços e recuos, atividades e receptividades. Desafios a serem vencidos, tão importantes nestes próximos anos (nada menos que 2024/2025), quanto foi a Renascença em suas intensas conquistas, avanços territoriais, saques, abusos de poderes, sonhos e glórias. Renascimento das sombras da Alta Idade Média em plena decadência. Hoje, enfrentamos outro mundo exacerbado, ganancioso e sedento de progresso sem medidas, irresponsável diante das consequências.
       A independência dos EUA e a Revolução Francesa, século XVIII, também, sinalizaram grandes avanços civilizatórios na passagem de Plutão em Capricórnio/signo de Terra. 
     Pensem; um Mundo Novo, uma Nova Civilização, requer mudanças, renovações radicais e plenas. E em muitas ocasiões, na História da civilização, sempre foi assim. Paga-se preços altíssimos para avançarmos em valores mais elevados e dignos para com TODA A HUMANIDADE, incluindo a NATUREZA.
      Tempo de reflexões profundas diante de todo e/ou qualquer Mal visível ou invisível que nos coloca, a todos/todas, em luta, conquistas, por esta TERRA MÃE, chão que pisamos, vivemos, que nos foi dada vivermos.
    Todos e todas estamos frentes à Mãe Natureza para saltos mais elevados em Beleza Criadora, justiça, Igualdade, liberdade, fraternidade _ VIDA.
--- Martha Pires Ferreira.
      

sexta-feira, 20 de março de 2020

“Basta de Progresso” grito do Vírus COVID-19 // ISOLAR-SE


Sim, o Mundo social quase parado, nos dias 17 e 18 de março, último, como se previu. E, agora, em seguida parando, parando, para evitar que chegue, até nós, este Vírus terrível _ Covid-19, invisível como o Ar que respiramos, e, que se alastra sem pedir licença, de Norte a Sul, de Leste a Oeste _ uma praga do progresso civilizatório, dos abusos de altos poderes, das ganâncias sem fronteiras. BASTA de avanços industriais e tecnológicos, e, que na ciência se vise o sentimento, a humanidade, a sensibilidade, a amorosidade. A ciência, sozinha, não dá conta das necessidades essenciais, interiores, da espécie humana. A ciência não pode deixar de levar em conta o afeto humano.
Medonho vírus covid-19, resultado das barbáries sem limites, dos abusos da atualidade.
Ninguém estará imune nesta travessia, desde os operários às servidoras domésticas, os professores ou ministros, governantes e empresários, índios ou detentores de poderes e fortunas, o vigarista ou o inocente campesino, a mulher parasita etiquetada ou o cafetão sem escrúpulos, o sacerdote e a beata alienada, o filósofo empanado, o físico ou cientista que cospe verdades em nome da ciência _ Todos impotentes, temerosos, são chamados a ISOLAR-SE _ o Chão da nossa casa comum é um só – Planeta TERRA. Uma única saída neste instante _ ISOLAR-SE.
Momento de recolhimento, quarentena, e, este período será de médio prazo ou mais, porque nada será sanado milagrosamente, mas por/com o esforço constante de toda a Humanidades, espécie; ciência e humanidade, conhecimento e generosidade fraterna _ estamos todas/todos juntos.
Estancar o vírus, neste momento, é RESERVAR-SE, ISOLAR-SE.
Amar nossos recantos da casa e desejar que todos e todas as pessoas tenham onde se aquietarem, recolher-se, silenciar-se evitando contaminação, com respeito à saúde, à Vida.
É aconselhável o silêncio e respeito profundo à vida. Voltar-se internamento para o coração sensível, confiar na existência que sabe melhor que cada um de nós. Ter esperança, no ISOLAR-SE, de estancar este vírus infeccioso _ lavar bem as mãos, higiene, cuidados pessoais, indispensáveis.
Desejar que os lírios nasçam do pântano, isto é, que uma nova consciência civilizatória brote no coração do Mundo como um Fogo ardente em fraternidade, beleza e criatividade sem exageros, na simplicidade do dia a dia.

Martha Pires Ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quarta-feira, 18 de março de 2020

Astrologia _ ciclos 1518 _ 2020


      Mapas Celestes de 1518 e 2020.
   No séc. XVI, inicia-se com Copérnico o sistema Heliocêntrico, outra visão de mundo, saber, conhecimento; uma Revolução. Atualidade _ Internet _ outra Revolução.
     No Firmamento, em janeiro de 1518, via-se desenhado em seu percurso, os astros, ciclos anuais, configurações muito semelhantes ao nosso tempo atual, 18 de março de 2020. Naquele período/1518, na França, a Epidemia da Dança, agora em risco de se alastrar por todo o Planeta Terra este vírus, Covid-19.
    A Renascença marca avanços impensáveis nas navegações, conquistas e cultura; ciência e artes, assim como, abusos nas barbáries dos podres poderes (Governo/Império e Igreja); chantagens emocionais, invasões de territórios, saques nas Américas e mais e mais, como sabemos.  
   Estamos na passagem de uma Nova Renascença? Certamente para uma Nova Civilização, que desejamos, mais justa, fraterna, solidária, humana.
     Juntos estaremos em luta contra esta epidemia, inimigo invisível, que coloca toda a raça humana em prontidão alerta, tensões e receios profundos.
    Sim, como os beneditinos me coloco diante do Ore e Labore _ desejar o bem é oração e trabalhar em silêncio, reservas, recuo, diante de uma epidemia é trabalho _ bom senso.
Toda a Humanidade caminha sobre o mesmo chão
 _ nossa Casa Comum _ 
Unidos no desejo de Paz e Bem
 nesta delicadíssima travessia.
Confiança interior, reservas e amorosidade fraterna.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sábado, 14 de março de 2020

Astrologia _ a Lua e quatro Planetas em Capricórnio


         A Mãe Terra geme nas entranhas. Estamos todas/todos juntos na Casa Comum, Planeta TERRA _ dias 17 e 18, próximos, teremos 5 (cinco) astros em signo de Terra / Capricórnio _ Lua, Marte, Júpiter, Plutão e Saturno (Stelium). Capricórnio rege os joelhos _ nós todas/todos nos veremos curvados, ajoelhados, diante de um Vírus que surgiu do “nada” (dos ausos de podres poderes). Um Veneno que, juntos, todas/os nós humanos combateremos, teremos que vencer, expurgar. Um Vírus que simboliza um alerta _ abusos que travam a raça Humana, toda a Natureza. Juntos cuidaremos, trabalhando, para uma Nova Civilização mais elevada, solidária, fraterna, afetuosa. // Amai-vos, solidariamente, uns aos outros!!

Mapas do Céu 17 e 18 de março de 2020 

        Dolorosa esta travessia, mas necessária para uma Nova Civilização. Sou na linha de Teilhard de Chardin; atritos fricções em todos os níveis para um Mundo Novo, nível mais elevado de consciência, outro FOGO CRIADOR. O Vírus é um dos preços da ignorância, ganância, desamor.
        Avante com a Lanterna da Fraternidade e Amorosidade. 

Contemplar a grandeza da Mãe Natureza. 
Reverência diante do Firmamento em sua infinitude. 
****
A Mãe Terra geme nas entranhas
 para o parto de uma Nova Civilização?
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
-- postagem -- martha pires ferreira.

sexta-feira, 13 de março de 2020

Estar Juntos _ Vírus / Covid-19 _ a caminhada


      Estamos todos juntos no mesmo chão, Planeta Terra, temerosos e alertas diante do VIRUS que surgiu do “nada” e pode nos atacar/pegar indefesos. TEMOR GERAL; seja o operário, a faxineira, a madame que só pensa em belezuras/alienações, os “chefes” nas nações, o juiz e o pelego, o médico, o professor ou varredor de Ruas, lixeiro ou ministro de Estado, nobre ou vagabundo, trabalhador, intelectual ou otário, ESTAMOS JUNTOS, ninguém é inume, mais poderoso ou menos vulnerável – de Leste a Oeste, Norte a Sul, a Crua realidade. ORE - desejar o Bem é oração, e LABORE – trabalharmos por um mundo mais humano e saudável, sem ganâncias, ostentações, mais simples, mais doce, mais afetuoso fraternalmente. Este VÍRUS/ Civid-19 revela um alerta da MÃE NATUREZA.

      Todo cuidado é pouco diante desta Pandemia / doença respiratória _
Bons conselhos de cientistas, entendidos.
      Sintoma é a tosse seca, seca.
   Prevenir sem alardes _ ter bom senso. Manter certa distância das pessoas, em especial de aglomerados. Lavar bem as mãos, desinfetar com álcool ou vinagre. Limão é bom, mas este não pode receber a luz do Sol. Atenção ao contato direto com metais, tecidos. Manter a boca úmida, tomar líquidos quentes ajuda a neutralizar o vírus.
    O gargarejo com solução desinfetante que elimina ou minimiza a quantidade de vírus que pode entrar na garganta. Com Limão e bicarbonato é aconselhável.
      Respirar fundo e prender a respiração por uns 10 a 15 segundos, se não tossir, nem sentir opressão é porque tudo está bem, não apresenta infecção.
      Beber sempre um bom chá ou líquidos quentes, gole de água de hora em hora.
      O Sol é excelente para defesas do organismo... caminhar no calor do Dr. Sol.
     Aconselhável recolhimento, reservas pessoais, tranquilidade interior, respirar ar puro da manhã, mais silêncio. A Vida é plenitude!

       Astrologia _ nada a dizer.
      Prezados e prezadas internautas, nada de conjecturas astrológicas, jargões sobre  questões planetária, tudo já foi dito no passado _ artigos, entrevistas, palestras. Estudem, pensem com o coração, ao observar o Firmamento, os ciclos, o que está por vir nestes próximos anos _ uma Nova Civilização nos cobra novas posturas em todos os níveis do saber, ter e sermos.
      O caroço do abacate apodrece e dele mesmo renasce uma nova árvore. Pensar nisto. Uma civilização apodrecida, pervertida em si mesma, decadente, nada a esperar, a não ser, no tempo, com todos os cuidados, deixar que Novo Broto se faça, nasça e floresça.   
            Abacate _ árvores ao germinar _ novos frutos da Mãe Natureza
        Ciclos naturais da essência da Vida se fazem.
      Minhas reflexões astrológicas, culturais, sociais, humanas e espirituais vão até 2024. Importante ocupar-se com o presente, isto é, com a atualidade. Um vendaval em todas as áreas do conhecimento. Nada ficando de fora, nada. Sempre ter em mente que os Lírios nascem do pântano e os frutos de novo germinar.
      Tudo é convergência para a Totalidade.  
Postagem – Martha Pires Ferreira / tarde de 13 de março de 2020.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 12 de março de 2020

Astrologia _ Céu _ dias 17 e 18 de março de 2020

        Físicos e Matemáticos, Teólogos e Filósofos céticos respeitem os Astros e os sérios Estudiosos dos sinais do Firmamento. Dias 17 e 18 de março, próximos, os Planetas/Astros estarão em signos de Terra e Água (receptivos), não teremos nenhum planeta em Fogo ou Ar (ativos), conclusão: silêncio, quietude global, planetário... Tempo de abissais reflexões; temor, reverência, humildade, misericórdia.
        Travessia que nos exige Amor Incondicional, generosidade absoluta daí pra frente _ despojamento, HUMANIDADE.~
Síntese: Terra: organização, objetividade, trabalho, concretude, chão, realização, silêncio, domínio, prudência, tempo de plantar e colher.
         Água: emoção, imaginação, maleabilidade, acolhimento, imunidade, sentimento, mudança, incerteza, fertilidade, assimilação, percepção, transmutação, regeneração.
         Fogo e Ar: ativos _ ação, vigor, movimento, comunicação, informação, desafios, vontade, energia vital.

Os signos de Capricórnio (tempo, dignidade social, status, confiança), Peixes (percepção, sensibilidade, diluição, interioridade) e Touro (chão, afeto, concretude, economia e finanças) a nos sinalizar peremptórios, decisivos, o que de melhor deva ser feito nesta travessia,  no coração da matéria, no Planeta Terra, nossa casa comum.




 
--- postagem martha pires ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

segunda-feira, 9 de março de 2020

Astrologia _ Céu na Renascença e na Atualidade


     Astrologia _ posições celestes na Renascença e na Atualidade. 
  Observar o Céu é exercício dos Astrólogos, estudiosas e estudiosos, desde a mais remota Antiguidade. Atentos nas questões das leis das correspondências _ constatações, sincronicidade _ entre o Céu e a Terra.
    Os ciclos se fazem em suas trajetórias anuais.  Importante constatar, neste momento, semelhanças na posição dos Planetas passando pelo signo de Capricórnio, Terra _ lugar de poder, status social, governo, nação. Todas estas energias, no momento, se confrontam, se miram, se questionam; frágeis e temerosas, assustadas e receosas, como crianças ou jovens perdidos sem Mãe, sem colo, sem o seio, sem amparo seguro. Travessia obscura e sem horizonte certo. Era da Incerteza diz a comunidade científica, mas, apenas, para ela mesma. Para a existência humana, a vida dos mortais, sobre a complexidade da natureza o que assegura ou nos conforta a ciência? Nada. Impotente, não responde; nem a física, nem a matemática; nem a filosofia racionalista, e muito menos as loucuras da economia-financeira.
    Estamos diante do grande mistério da criação. Observa-se sinais de saída, por toda parte; das ciências exatas às ciências humanas em busca de respostas. Mapas Celestes são traçados, astrólogos e/ou curiosos, diante das configurações simbólicas do Firmamento; são desenhos das posições planetárias nas datas da Renascença e da Atualidade, no sentido de se fazer comparações. Semelhanças são encontradas - dia 9 de março de 2020 – em plena Lua cheia (Sol ao lado de Netuno em signo de Peixes/água e Lua em Virgem/terra, Mercúrio em Aquário/ar). Marte, Júpiter. Plutão e Saturno em Capricórnio e Urano junto a Vênus em Touro, sete planetas em signos de Terra. Terra é chão, realidade, matéria concreta, objetividade.

    Voltemos, então, os olhos para os últimos anos do séc. XV e os primeiros anos do século XVI e deparamos com semelhanças celestes – 1518 e 1519: Plutão e Saturno em Capricórnio, e, Urano em Touro. O planeta Netuno, em signo de Peixes, água das profundezas abissais, nos convidando às reflexões internas – reino das emoções sutis. Stelium se formando nestes dois tempo-espaço - sécs. XVI e XXI.

   Saibamos ler as Cartas de Amor do Criador para a Criatura.
    Sabemos, conhecemos, o que nos diz a História deste período, suas complexidades em todas as áreas do saber, pensar, ser e ter. Queda e ascensão das Verdades na Renascença, tal qual na Atualidade. Obscura travessia. Naquele momento, as grandes navegações, as barbáries nas Américas, a reforma de Lutero, os grandes gênios das artes, a soberba dos Impérios e a miséria dos povos. O Planeta Terra não mais o centro do sistema geocêntrico, Copérnico afirma nova ótica de mundo, passamos para a Era Heliocêntrica. E, agora, o que deparamos frente a essência da Vida, deste imenso mistério que é a nossa existência?
    O que somos, o que esperamos, o que traçamos e planejamos diante destas questões cruciais do Planeta Terra que geme nas profundezas, no coração da matéria,  por sobreviver com dignidade, justiça, beleza, esplendor e humanidade com toda a sua pujante Natureza; mineral, vegetal, animal, tendo a espécie humana no seio das referências?! Que desejar? Que fazer? Que conquistar? possuir? Tudo aquilo que a alteridade generosa anseie expressar: salto quântico de consciência, em evolução contínua, majestosa, em direção à compreensão da totalidade da Vida. Esperança num mundo possível na Alegria afetuosa do dar e receber, ser e estar, ir e vir, de amar em plenitude. 
    Nota: 17 para dia 18 de março, próximo, não teremos planetas/passando em signos de Fogo nem Ar, somente em Terra e Água _ muito a que pensar, deduzir, apreender. Um convite ao silêncio, interioridade e espera_ Sol em água e Lua em terra.
Santa Teresa, 9 de março de 2020  /Martha Pires Ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~