terça-feira, 16 de abril de 2019

Notre-Dame um símbolo na Europa para o Mundo!


      
      Notre-Dame, Nossa-Rainha, Nossa-Senhora, Nossa-Mãe, símbolo da sede de elevação espiritual. Catedral medieval, séc. XII. Arquitetura gótica, patrimônio da humanidade. Semana Santa, 27 de abril de 2019, em via dolorosa com o incêndio inacreditável não só para Paris, França, mas dor por todo o mundo sensível, com seu quantum de interioridade. Calvário vivido em nossa natureza real, palpável!
      O Corcunda de Notre Dame de Paris, obra prima de Victor Hugo em 1831, com 900 páginas, unindo o sublime e o grotesco, foi escrito com a intensão de salvar a Catedral quase demolida. Salvar por ser um patrimônio histórico. Pilhada no período da Revolução Francesa, chegou a virar depósito.
      O mundo inteiro que ama a beleza, o cognoscível e a grandeza da vida, expressa na matéria, aqui a Notre-Dame, lamenta com o coração apertado, e, reflete sobre a impermanência da criação terrena.
esta foto Fabian Barau, AFP

       A dor é sem tamanho! Triste é agora ficarem escrevendo coisas vagas. Deveriam ter escrito antes... e, agora, como sempre, culpando ou justificando falhas. Apreender o símbolo em silêncio. Impermanência das coisas terrenas é fato. Notre-Dame símbolo da busca interior, sede da humanidade a algo maior, mais elevado que a vã filosofia, racionalidade, pensamentos elaborados. A Vida é um imenso mistério!
       A Ave Fênix nasce das cinzas!
      Penso na dor sem tamanho de meus amigos e minhas amigas francesas, seu povo e toda a humanidade que ama a cultura e seu vasto patrimônio histórico!
       Em 1986 levei meu filho para conhecer a França e tão bem acolhida pela querida amiga Paulette e seu filho Pukyo. Em Paris a nossa visita á Catedral foi inusitada, naquele dia um burrinho estava na porta da Notre-Dame, acho que era um dia de benção aos animais. Inesquecível!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
postagem martha pires ferreira

Nenhum comentário: