sexta-feira, 19 de abril de 2019

Jesus Cristo crucificado por libertar - ensinar aos miseráveis e despossuídos


     
Jesus frente a Caifás, Dürer, 1513
Pôncio Pilatos - Tintoretto, séc. XVI

      Jesus Cristo que viveu na Galileia há dois mil anos, foi crucificado, porque não seguiu as normas rígidas da Lei imposta no Templo. Suas palavras induziam á liberdade de ser, ir e vir, sem amarras. Revolucionário que não usava armas (de fogo ou qualquer outra) e sim palavras para dar consciência clara à inteligência. Palavras firmes e fraternas, conciliadoras e sábias.  Jesus caminhava com marginais, despossuídos, curava os doentes, acolhia os párias, prostitutas, fariseus, desqualificados e miseráveis de todo gênero, sem exclusões. O que pregava? Amorosidade, igualdade entre todos, solidariamente. Repartia o pão e o peixe entre todos.
      Cristo um Mito? Para alguns, pode ser, mas sem dúvida a mais elevada figura humana de toda a história do Ocidente.
                                            Caravaggio, séc. XVII
    Caifás, que entregou Jesus, e, Pôncio Pilatos, que lavou as mãos, instigaram, indiretamente, o povo a ver neste Libertário um traidor perigoso para os poderosos. Deixaram o povo ignorante decidir. Condenado, injustamente, foi apontado como réu penal e martirizado. Jesus foi exposto á humilhações brutais e assassinado ao ser pregado, crucificado, numa cruz exposta ao relento.

                                           Rubens, sec. XVII
Murillo, 1670
                                José Tarcísio Ramos, 1961
      Nota - aconselho duas obras contemporâneas – dos espanhóis - José Antonio Pagolla e José M. Castillo - JESUS, Ed. Vozes.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

2 comentários:

elisa disse...

Outra partilha de peso e consistência do momento que se repete por milênios, que ainda não foi assimilado pelos algozes que continuam a defender a cruel forma de ser social,condenando os povos à uma estado de escravidão...Não aceitando as bençãos de um REINO MAIOR e INCLUSIVO que acontecerá quando as palavras,atos e morte do CRISTO forem compreendidas por algo maior muito mais amplo, do que a acumulação pessoal de riquezas em detrimento da Justiça SOCIAL.Quem sabe a leitura das estrelas poderá indicar os "comos e porques" inspirando aqueles que poderão trazer esta JUSTIÇA para TODO o PLANETA...

Martha Pires Ferreira disse...

Gracias Elisa!vagarosamente a humanidade vai aprendendo a ser justa, generosa e Humana.