sexta-feira, 22 de junho de 2018

Liberdade de escrever - O jogo da Humanidade


Liberdade de escrever - o Jogo na Humanidade.
     Está em Jogo o futuro da Humanidade? Sim, estamos no fio tênue e estreito da perigosa travessia. Desmonte geral em valores morais e éticos. Confronto entre os deuses dos poderes e os dos cifrões. Frente a frente as potência: Gog e Magog (o culto ao poder e o culto ao dinheiro). Diante da banalidade da violência física e moral, tão presentes no mundo, senti ter que reler Thomas Merton (1915- 1968), sua obra - Hermana América, Ed. Mutantia, Argentina – Carta a Pablo Antonio Cuadra sobre Los Gigantes, 1962. Profética visão diante do mundo em acelerada decadência; desumanizado. Pequenos trechos da carta de Merton, num desabafo sofrido e preocupante, com sua brilhante lucidez, ao amigo poeta da Nicarágua: “Permite-me dize-lo sem rodeios: a grande falta/culpa do complexo europeu-russo-americano que chamamos “Ocidente” (falta que se estende à China) não é somente a cobiça e a crueldade, não é somente a desonestidade e a infidelidade à verdade, é sobre tudo sua desmedida arrogância com o resto do gênero humano. A Civilização ocidental se encontra agora em plena declinação para a barbárie (uma barbárie surgida de sua própria entranha) porque tem sido duplamente culpada de deslealdade: para com Deus e para com o Homem (espécie humana).
         (...) ”DEUS ESTÁ EM TODOS OS HOMENS”. (...) – ‘Tive fome e não me deste de comer, tive sede e não me deste de beber; eu era estrangeiro e não me acolheram, estava nu e não me vestiram; estava doente e na cadeia e não me socorreram’ (Mateus 25; 42, 43) – “Isto pode se estender a todos os possíveis significados: e a intensão é que se estenda a todo o âmbito das necessidades humana, não só a de pão, trabalho, liberdade, senão também a de verdade, crença, aceitação, companheirismo e compreensão”. Cairemos todos, indistintamente, no abismo sem volta se não escolhermos a única saída possível; a Amorosidade acolhedora para com todos sem exclusões, a Justiça Social com alteridade, a Partilha em comunhão fraterna.
      Mesmo para se protestar tem que se ser discreto, para se defender a pele e para manter a pureza do próprio protesto. Resistir à escuridão com gesto de afeto solidário. Resistir aos maus impulsos nas desavenças, procurando antídotos criativos e humanitários que visem o bem comum.  

Meditación ante um poema antiguo

                 _ Poesia de Pablo Antonio Cuadra

Preguntó la flor: ¿el perfume

acaso me sobrevivirá? 

Preguntó la luna: ¿guardo algo

de luz para después de perecer?

Mas el hombre dijo: ¿por qué termino

y queda entre vosotros mi canto?

 ---martha pires ferreira, tarde de 21 de junho de 2018.

O mundo "Ocidental judaico-cristão" desconhece humanidade
- ontem e hoje - não apreenderam quem foi Jesus de Nazaré, o Galileu.
***************************

Nenhum comentário: