Crina de cavalo - crina, papel artesanal e aquarela, 2017 (detalhe) - martha
Espiral - frifolité, papel arroz, artesanal e aquarela, 2018 - martha
Flor Azul - borbado ponto cheio em tecido/1954 - papel arroz, artezanal e pena nanquim, 2018 - martha.
VERTICAIS
Ocupa a Casa Amarela para
levantar indagações, refletir o tempo, a pausa e percurso. Articular a ideia do
aprumo, do prolongamento para elevação e a profundidade nas diferentes
experiências do fazer. Olhares para além do panorâmico. Em 2016, parte deste grupo
expos durante o Arte de Portas Abertas e retornam dois anos depois, revisitando
pesquisas, processos e procedimentos.
Dirce Fett pinta
incansavelmente há 18 anos. Com emoção e gestualidade cria pinturas e
repinturas: Paisagens, fábulas e sentimentos, revelam seus jardins interiores.
A poesia das casas, a
arquitetura, a cidade-comunidade instigam o olhar amoroso e criativo nas
pinturas multicoloridas de Jabim Nunes. Em cortes horizontais e verticais na
madeira, na tela ou no papel, imprime uma certeza: a obstinação da
desconstrução da forma. Uma precisão geométrica, pertinente a obra em ebulição.
Janete Bloise em seus
fractais traduz a dimensão da natureza. Há reflexos, deslocamentos, ritmos em
espaços aéreos que reafirmam e ressignificam a paisagem.
Na rica trajetória de
Martha Pires Ferreira, o desenho se faz potente, sempre! Fios, linhas,
contornos, apropriando-se de cabelos e crinas em obras de puro lirismo e
liberdade. Nas ações performáticas, a palavra, o corpo e a cor, revelam sua
“imensidão intima”. Reside na escrita dos seus desenhos um universo poético de
amor à natureza, ao humano e a arte.
Regina Hornung conecta em
suas pinturas dilemas e ambiguidades do homem. Questões da existência, que por
meio da perpetuação nos sonhos indicam aspirações e lógica interna. Nesta
coletiva sugere um contraponto entre a pintura e a forma.
Uma imersão é o resultado
que redimensiona a produção dos cinco artistas, que trabalham a cor utilizando
linguagens variadas na busca de diálogos intermitentes.
DONY GONÇALVES
Autodidata, ceramista,
artista-curador.
Junho 2018
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Curriculum / sinopse
Martha Pires Ferreira / 2018.
Atividades / Artes Visuais desde 1967 - 1º Salão de Ouro Preto, MG a 2017.
Desenho a bico de
pena/ nanquim, aquarela, uma constante até o momento presente.
Trabalhos com
cabelo, crina, pelo de animais e assemblage com selos postais e outros
materiais.
Instalações e
performances década de 1970 em diante até 2017.
Salões de Artes
Plásticas, 1968 a 1980. Feiras livres de Arte MAM / RJ.
Exposições Coletivas - 1967 a 2017.
Exposições Individuais –
Brasil - 1968 a 2013 //- G. IBEU,
1969, RJ // G. Macunaíma, 1980, RJ // G. Divulgação e Pesquisa, 1981, RJ // G. Estampa,
1984, RJ // G. Candido Mendes 1980 e 1996, RJ // G. Beira do Cás, 1988, RJ // G.
SESC, 1997, RJ // Galeria Mauá – Chave Mestra, 2008, RJ // Parque das Ruínas,
2011, RJ // Casa Amarela, 2013, RJ. //
Galeria Casa Thomas
Jefferson, Brasília, 1968, ECT Galeria de Arte, Brasília, 1994 (Correios), G. Casa
Thomas Jefferson, Brasília, 2004.
Exterior - G. Liverpool, 1972, Inglaterra
(dois artistas) e Moulain du Tholonet/Aix-em-Provence, 1986, França.
Dois prêmios / Desenhos, 1969 e 1974
/RJ.
Primeira Bienal
Americana de Artes Gráficas, 1971(convidada) - Cali / Colômbia.
4ª Mostra do Desenho
Brasileiro / 1982 (Convidada) Curitiba / PR.
Arte de Portas
Abertas, 1997, 98, 99, 2009 a 2017 (menos 2013).
[Vários textos/ meios de comunicação / críticos /jornais / entrevistas].
Con-versando sobre arte – AAVST- Chave Mestra
- pg. 57- Ano I – nº I, RJ, 2014.
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Livro de arte /desenhos: Zoologia Fantástica / Massao Ohno Editor – 1981 / SP
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