quarta-feira, 26 de abril de 2017

Consciência social


Abaixo abusos de Poderes. Inconcebível!
Consciência social e solidariedade aos despossuídos.

A humanidade tem sede de Humanidade.

SITE que sempre leio - http://www.ihu.unisinos.br

http://www.ihu.unisinos.br/566925-ruralistas-tem-respaldo-para-fazer-o-que-quiserem-diz-comissao-pastoral-da-terra
 poesia da simplicidade - bico de pena e aquarela, 2016
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sábado, 22 de abril de 2017

Viva São Jorge !

   
  Viva São Jorge !   Iconografia
São Jorge - Raffaello 
São Jorge - Kandinsky 
São Jorge, Padroeiro de Inglaterra.

Ler texto sobre o Santo em 22 e 23 de abril de 2016 

São Jorge, Padroeiro de Portugal.
São Jorge , Líbano.

---------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Afetuosidade de Jesus para com a Humanidade

          Jesus de Nazaré, o Cristo, Ícone de humanidade - sentava-se para refeições com os estropiados, marginalizados, deserdados, degredados, injustiçados, miseráveis e despossuídos, da mesma forma com profunda compaixão, acolhia elites favorecidas de bens materiais. Não foi, jamais, um imbecil excludente.
      E afirmo - atemporal - sentou-se com os POVOS INDÍGENAS de todos os recantos da nossa Terra comum. Ninguém é dono do Planeta Terra. Ao morrer cada ser vivo vira pó, mesmo sendo cremado vira pó. Basta de ganâncias! - “Vaidade das Vaidades, tudo é Vaidade!” (Ec. 12.8). 
Bodas de Caná (Jo, 2 1-11) pintura - Quentin Varin - 1570-1637.

sábado, 15 de abril de 2017

O Amor de Jesus pela Humannidade

Caminho no mistério de Jesus de Nazaré, o Messias na visão dos cristãos, um Nabi, um profeta. Padeceu torturas e foi crucificado por pedido de sacerdotes e fariseus ultraconservadores, e, por decisão do império romano, durante a páscoa judaica, tudo, apenas, por ser o incompreendido libertário a pregar o Reino de Amor, solidariedade e justiça entre todos incondicionalmente, por ser radical e dar esperança vindoura, eterna e plena ao afirmar uma Nova Mensagem de Vida. Joshua, Yeshua, o Cristo, Aquele que tudo vê, por compaixão se entregou em amorosa doação a toda a criação, a toda a Humanidade.

O horror da humilhação, condenação, flagelo e crucificação de JESUS de Nazaré. Calendário marca a. C., e, d. Cristo. As perversidades dos “donos dos poderes” se mantêm com outras sofisticadas configurações de injustiça, perseguição, crueldade e condenação. Sábado de silêncio profundo.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sábado, 8 de abril de 2017

Domingo de Ramos, entrada triunfante em Jesusalém

Cortejo triunfante , entrada em Jerusalém, Escola da Grécia - Museu de Atenas 
Numa sociedade em que o sagrado é banalizado e o ceticismo domina, sem saber como lidar com o materialismo exacerbado, a violência, a perversidade planejada dominando nosso ferido Planeta Terra, me volto incontinenti e reflexiva a este tempo de quaresma, dia de Ramos, em que se comemora o cortejo triunfal de Jesus Cristo, o Nabi, entrando em Jerusalém, há dois mil anos, como se fosse ontem.
Quem é este Homem que enfrentou o alto escalão romano e seus iguais sem temor, com ousadia e rebeldia? Pregava a fraternidade, igualdade, solidariedade, convivendo com os mais simples; marginais, pescadores, operários, fariseus, despossuídos, no meio do povo e das elites econômicas bem nascidas, caminhando e almoçando com homens e mulheres das mais diversas procedências morais. Amava a natureza, as crianças, o silêncio. Não julgava, nem condenava, não usava armas.  Não seguia regras e desobedecia a padrões cobrados pelos donos da religião, pela sociedade hipócrita. Dava exemplo de concórdia e amorosa afeição incondicional falando por metáforas, parábolas, signos emissores, poesia com ternura.
Quem é esse carpinteiro, filósofo, andarilho Joshua, tão difícil de achar?
O poeta Paulo Leminski em sua obra Jesus a. C., pág. 53, Ed. Brasiliense, escreve: “Jesus caiu na armadilha”. Judas Iscariotes o vendeu por dinheiro. Depois de mil sevícias, ultrajes e crueldade, Joshua é condenado ao suplicio da cruz, tipicamente romana.
Domingo, 9 de abril de 2017, dia de Ramos.

 Reflexão cultural e religiosa debruçada em Joshua: “A lâmpada do corpo é o olho. Se o olho é sadio, o corpo inteiro fica iluminado” (Matheus, 6;22)
Aqui fica minha reflexão - martha pires ferreira
Missal cotidiano, 1952 - ilustração Cramer
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

terça-feira, 4 de abril de 2017

Martin Luther King Jr.- Flores do Bem
















Martin Luther King Jr. [15 /01/1929-4/04/1968] Pacifista ícone da liberdade racial por excelência e da fraternidade igualitária.
“O ódio não pode combater o ódio; somente o amor pode fazê-lo”.
“Todos vocês tem a responsabilidade de gritar na presença da desigualdade”.
 “Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos á mesa da fraternidade” // Prêmio Nobel da Paz - em 1964 - pela desigualdade racial através da não violência. 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~