quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Feliz 2016 com Santa Gertrude de Nivelles - patrona dos Gatos !


          Hoje, último dia do ano de 2015, dia deveras de surpresa e espanto. Em minhas caminhadas habituais, com Dr. Sol, fui dar o meu Feliz Natal para a turma afetuosa da loja La Vereda Artes e Semelhança. Ao sair, sempre observando as novidades criativas, me foi mostrada uma imagem da santa padroeira dos Gatos. Delicadeza em fino artesanato. Não sei, ainda, a autora. Trata-se de Gertrude de Nivelles com um Gato ao colo. Adquiri no ato. Em casa pesquisei – monja, OSB, séc. VII, de Landen, 626 – Nivelles, 17 de março de 659, sua festa litúrgica. Santa fundadora e primeira abadessa de Nivelles, hoje, Bélgica. Padroeira da cidade. Em 17 de março a sua imagem é levada em procissão pelas ruas de Nivelles.
       Patrona dos gatos, viajantes, peregrinos e jardineiros. Protetora contra os ratos e tumores. Agora, guardiã dos meus livros com saudades das minhas sábias Gatas: Carolina, Preta e Tigresa. 
          Jamais soube de mulher santa com Gatos, com bichos ao colo. 

Nise da Silveiras, rara pessoa e amante dos animais, sempre andou com gatos no seu colo.

2 comentários:

Nívea Semprini disse...

Adorei encontrar meu trabalho no seu Blog!!! Visite minha página no face, Atelier Nivea Semprini ou meu blog artesnivesemprini.blogspot.com e verá muitas Gertrudes e Franciscos gateiros. Eu tb sou gateira, claro, tenho 14 aqui em casa..

Martha Pires Ferreira disse...

Ah, que legal Gateira Nívea! eu já visitei sua página há algum tempo. Escrevi um e-mail, mas não houve resposta. Vou procurar. Amo os animais e a Gata/Gato > Deuses.
Esta linda santa Gertrudes, que você fez, é um encanto. Ela lhe envia MIAU !!!