domingo, 1 de novembro de 2015

NISE transborda nossa sensibilidade – dois filmes dois esplendores.

Dois Filmes centram em Nise da Silveira

Olhar de NISE e 
NISE, o Coração da Loucura -

Olhar de NISE // encanta como precioso e pontual Documentário. Entrevistas: permeadas pela eloquência refinada da própria Nise da Silveira em depoimento inédito e os testemunhos de plurais entrevistados, que na sua maioria, conviveram próximos dela.

NISE, o Coração da Loucura // tempo de intensa rebeldia e enfrentamento à psiquiatria vigente nos anos 1940 e a ousada contribuição de Nise à medicina moderna com a inserção da Terapêutica Ocupacional, como método efetivo ao tratamento das doenças psíquicas e gravíssimas perturbações emocionais. Dando às produções plásticas um lugar nobre como expressão de seus clientes, potência efetiva por meio da criatividade, caminhos para uma vida digna e de respeito como pessoa. A paixão de Nise pelas suas ideias e trilhas com afeto e o bom convívio humano.
O diretor Roberto Berliner e toda a sua equipe em NISE, o Coração da Loucura está de parabéns ao receberem o mais que merecido prêmio máximo, Grand Prix, no Festival de Cinema de Tókio, tendo Glória Pires recebido prêmio de melhor atriz. Que riqueza para o cinema do Brasil!
(foto Ag. O Globo, 1986, Celso Meira)
 O diretor Jorge Oliveira, também, está de parabéns pelo seu excelente Documentário Olhar de NISE que encanta e comove o público na fonte da sabedoria viva da encantadora Nise. 
A precursora e a revolucionária NISE - mulher intuitiva e de inteligência superior, pessoa rara, doce guerreira libertária - VIVE!
                 

Há no meu temperamento essa fúria. Quando eu quero uma coisa, eu insisto.

É necessário se espantar, se indignar e se contagiar; só assim é possível mudar a realidade.

Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão.

Nenhum comentário: