domingo, 2 de janeiro de 2011

Dilma Rousseff - 1ª Presidente Mulher da República Federativa do Brasil

Dia 1 de janeiro de 2011, com emoção e em plena atenção acompanhei tudo da posse da 1ª Presidente Mulher da República Federativa do nosso Brasil, pela TV.
Dilma Vana Rousseff foi declarada empossada às 14h52, assinou o termo de posse às 15h00, e, anunciado para todo o Brasil e o mundo pelo Presidente da Câmara, às 15h02, Brasília.
Uma forte chuva lavou o chão da Esplanada dos Ministérios na chagada de Dilma Rousseff para a posse. Rico simbolismo ver as águas caírem do céu nublado! Iniciou-se o cortejo em carro fechado, mais tarde o Firmamento se abriu majestoso no céu de Brasília, e o público ansioso, estimado em 30 mil pessoas, que a aguardava, pode vê-la acenando feliz para todos com a capota do Rolls Royce arriada. Elegante em tailleur pérola, sóbria, firme e com altivez, Dilma percorreu todo o cerimonial, descontraída. Ao passar revista diante das Forças Armadas, num gesto de reverência, beijou a bandeira do Brasil.
Em seu pronunciamento no Congresso Nacional nada ficou esquecido. Agradecimentos ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um homem do povo que decide convocar uma mulher para dirigir os destinos do país. Nada ficou de fora: a mulher, a educação, a cultura, a erradicação da miséria como prioridade. Saúde, transporte, economia, política, ciência, indústria, tecnologia, pré-sal, meio ambiente. Crimes e drogas. Imprensa: “Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio da ditadura”.
Será rígida na defesa do interesse público. Reafirmou não ter compromisso com o erro, o desvio e o malfeito. “Não tenho qualquer arrependimento, tão pouco ressentimento ou rancor”. Citou Guimarães Rosa, de sua terra, Minas Gerais: “O correr de vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.
Carinhosa para com a família, Dilma Rousseff há de cuidar e honrar o legado de Presidente do país. Afetuosa, afirmou em suas palavras finais: “É com este mesmo carinho que quero cuidar do meu povo, e a ele – só a ele – dedicar os próximos anos de minha vida”.
“Que Deus abençoe o Brasil.
Que Deus abençoe a todos nós!”
_______
Grande significado para a História, a 1ª Mulher Presidente da República Federativa do Brasil. Dilma, mulher corajosa, afetiva e determinada há de melhorar nossa sociedade e fortalecer a democracia. Avanço social e cultural; literatura, música, cinema, artes visuais. Dilma acredita na produtividade e criatividade do povo brasileiro.
Importante somos todos nós, cada um com seus talentos, colaborarmos para o Brasil sem exclusões; justo, igualitário, criativo, humano, feliz com liberdade, indo e vindo / tendo e sendo. Brasil, Libero sempre, libero!
___________________________

2 comentários:

Maysa disse...

Martha

Este texto li, gostei muito e reproduzi no Facebook.
Agora peço um sobre as duas comemorações deste 6 de janeiro:
1-Dia dos Reis Magos
2-Dia do Astrólogo
Tenho chance de ser atendida?
bj
Maysa

PS: Feliz Dia de Reis e do Astrólogo

Dá uma passada n'O Ninho

http://oninhoeatempestade.blogspot.com/2011/01/dia-de-reis-6-de-janeiro-2011.html

Anônimo disse...

Maysa,
Hoje é dia de Natal, rito Ortodoxo.
Não é dia de astrologo, isso é marola de quem não respeita a tradição cristã.

Folia de Reis, sim / Folia com Arte >>> pelo Santo Natal
>>> Hoje na Casa Amarela /Santa Teresa / Rua Hermenegildo de Barros 163 às 18h É convidada, martha