sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Feliz Natividade, ainda!

Adoração no bosque
Frei Filippo Lippi séc XV.

Hoje, 07 de janeiro de 2011, às 10h, realizou-se a Divina Celebração da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo no rito ortodoxo russo - paróquia de Santa Zenáide, em Santa Teresa, RJ.
A Igreja Ortodoxa, no mundo, festejou a Natividade de Nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo, ontem dia 6, Vésperas, e hoje, a Divina Liturgia. Ainda por dias continuam as comemorações natalinas, se encerrando dia 13 com outra Divina Liturgia. As celebrações do natal se prolongam com profunda espiritualidade e alegria, tendo a presença das crianças como simbólica referência para tão significativa data.
A Igreja de cúpula dourada tem no seu interior belos Íconos. Durante a celebração com música, muitos arranjos de flores coloridas, árvore de natal, finas velas acesas pelos fiéis. A igreja fica repleta de crianças brincando ou orando, dependendo das idades. Como é um dia importante para as crianças é tradição ganharem presentes depois da celebração.
****
Leitura de São Mateus cáp.2; vers. 1 a 23 - "Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia (...) eis que vieram magos do Oriente a Jerusalém, perguntando: 'Onde está o rei dos judeus recém-nascido? Com efeito vimos a sua estrela no céu surgir e viemos homenageá-lo' (...) E eis que a estrela que tinham visto no céu surgir ia à frente deles até que parou sobre o lugar onde se encontrava o menino. (...) Em seguida, abriram seus cofres e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra".
********************

Nenhum comentário: