quarta-feira, 7 de julho de 2010

Meditação desenhando

Procure um espaço na casa onde haja ambiente de silêncio. Pode ser até na varanda, terraço ou jardim, se houver. Música que traga tranqüilidade é sempre bem vinda. Importante é estar receptiva/o ao exercício simples de desenhar.

A arte já não é privilégio de um pequeno grupo de artistas, nem o dom de uns poucos – verifica-se que todo ser humano é, potencialmente, um criador, um artista, em maior ou menor grau.
No caso do desenho, atividade plástica, basta material básico: papéis tipo canson ou vergé; lápis grafite 4B, 5B ou 6B ou apenas uma caixinha de lápis de cor. Ainda pode ser um estojinho de aquarela, três pinceis de pelos diferentes e um pouco de água num potinho. Lápis cera é outra opção, como o lápis cera oleoso ou bastões de pastel, que exigem mais elaboração no trato.

Claro, uma cadeira confortável e mesa onde possa colocar o material artístico. Tudo bem simples.
Com estes recursos básicos é dada a possibilidade de se fazer milagres na criação artística. É só começar sem receios, críticas ou censuras. Deixar a imaginação se expressar tal qual deseje; interior conduzindo o exterior, nos orientando sutilmente no processo criativo. Caso queira fazer uma paisagem; contemplar a natureza e criar sem pensar, deixar fluir com tranquilidade o que a natureza está nos mostrando.
Desenhar pode ser um estado de oração.
Desenhar é um ato de liberdade.
__________
Os desenhos abaixo: aquarela, lápis de cor e grafite - realizados em 2007 - 19.5 x 25 cms. Série -Tapetes.
____




_______________________________________

4 comentários:

Anônimo disse...

Martha, sou sua fã nos escritos mas muito nos desenhos! são lindos e sempre q visito seu blog fico nessa dos desenhos embora ame a parada mística... Sobre a série me lembrou a maria leontina c suas variações e acho q é o lance.
bjs
adriana

Anônimo disse...

Adriana, é assim >>> Deus me fez insuportavelmente plural >>> sou andarilha por vias impensáveis. bjs. martha

denise senra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Martha,
que lindo tapetinhos!
E que aula mais graciosa! Muito bacana isso de compartilhar sua arte de forma mais generosa.Partilhando conhecimento.
Vou tentar.
beijos
denise