terça-feira, 10 de outubro de 2023

Israel x Hamas _ para onde caminha a Humanidade?!

          Que "civilização" é esta?! mais barbárie?!

 Penso no Mahatma Gandhi _ e Thomas Merton/texto abaixo.


    Qualquer coisa desconsiderar, minha fala inútil. Acompanhei com certa angústia situações terríveis em torno da Palestina, há bastante tempo, anos! Agora, não desejo mais dores, BASTA ___ BARBÁRIE na faixa de Gaza. // O Estado de Israel, poderoso, não cumpriu acordos com os palestinos... O Hamas, violento, avisando, ameaçando. A Comunidade Internacional, calada/indiferente (incluindo, todos nós, os acomodados)... e tudo foi se degradando. A imprevisibilidade não tem hora marcada!

Não existem sinais de equidade entre os povos da Palestina _ desproporção inconcebível, desumana, indigna.

     A vida humana nada mais vale. Agora, é só início _ o Gran Teatro Apocalítico, em cena! Mais grave do que possamos pensar // Plutão, o senhor do mundo subterrâneo agindo implacável, dia 11, outubro, deste ano, estará direto/ signo de Capricórnio. Em janeiro de 2024 iniciará seu percurso em Aquário/Ar fixo/transgressor, imprevisível, equidade (bom pensar, conhecer os sinais do Firmamento) Tudo a que preço?! Civis massacrados, a Mãe Natureza violentada.  Respiremos fundo. Axé!

************

 Mahatma Gandhi o libertário pacifista - Apóstolo da não-violência!

        Sim, gosto de viajar no mundo de sábios seres humanos. Li, pela manhã, em Sementes de Destruição, obra de Thomas Merton, 1966/ Ed. Vozes, pg. 230 - Um tributo a Gandhi.

        Palavras de GANDHI: “Jesus morreu em vão, se Ele não nos pode ensinar todo o sentido da vida através da eterna lei do amor”. Ainda na mesma página é MERTON quem nos diz: “O que se denomina atualmente 'civilização’ deve aprender a provar suas reivindicações pela capacidade de estabelecer um clima de paz e de honestidade em suas desavenças, a fim de se preocupar realmente com a JUSTIÇA ENTRE OS POVOS (grifo meu) que foram vergonhosamente explorados, e com as raças sistematicamente oprimidas, ou do contrário, a preeminência histórica dos poderes existentes lhes será usurpada por meios violentos, causando, quem sabe, um desastre de proporções cósmicas”. Merton se desesperava com a onda de violência, em proporções impensáveis, no mundo chamado “civilizado”.

        Em que avançamos? Caminhamos nas Trevas, Obscuras da Noite, sem sentido, sem horizonte, início do século XXI. Determinação viável é caminharmos resistentes à degradação civilizatória com a Tocha da Plena Atenção, Acesa. Resistir à degradação.

        Gandhi possuía imensa admiração por Tolstoi, e, como Tolstoi, resistiu ao Mal. Sempre fiel aos seus princípios internos, a mais radical, sem olhar as consequências, nos deixou exemplo de que é possível conquistar direitos humanos e justiça social sem violência, mas com a postura firme de palavras, atitudes e gestos de dignidade. Caminhemos, caminhemos resistentes por um mundo possível; igualitário, justo e Humano. 

Mahatma Gandhi nasceu na Índia, Porbandar, 2/10/1869 / morreu assassinado com três tiros no peito em 30/01/1948, Nova Delhi. Estudou advocacia em Londres, trabalhou na África do Sul. Lutou tenazmente contra o império inglês pela independência da Índia ao lado do seu povo, de forma resistente e sem violência. A Índia tornou-se independente em 15/08/1947. 

   ____ postagem Martha Pires Ferreira

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: