segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Grupo de reflexões celestes e terrestres _ Astrologia e cultura geral

           Não basta olhar o Firmamento e tentar decifrar suas configurações é urgente engendrarmos com o Cosmos _ colaborarmos efetivamente por um mundo em evolução constante _ neste Planeta Terra em que habitamos. 

Em 8 de julho de 2020 às 17h, Rio de Janeiro, deu-se o início de estudiosos em Astrologia formar um Grupo de Reflexões _ Astrologia Mundial, em conexões com a Cultura Geral ampla, visando como eixo a evolução da humanidade, as observações pautadas nos grandes ciclos Zodiacais. Pretensão única: observar com certa modéstia, simplicidade.

             Captura de tela _ Martha, Antonio Vilardo, Gila Hasinger, Jurema Costa, Liliane Renault, Suely Abissamara, Guina Ramos, Rita Victoria. 

As Reuniões se fazem nas terças-feiras à tarde, virtualmente. Se o Covid-19 nos aprisiona, as mídias nos dão oportunidades de comunicação. Somos regularmente, com algumas variantes, cerca de 15 estudiosos atentos em Astrologia //­



 Captura de tela _ Cléia Puccinelli, José Gurgel, Claudia Noronha, Lilian Fonte Moreira, Marina Sartié, Adriana Figueiredo.

Via Independente De Astrologia _ VIDA.


 

         Thomas Pires Ferreira/suporte técnico
 Reflexões sobre método de análise na Astrologia Mundial _ Cultural. 

Percorremos os ciclos: signos, elemento, planetas e casas _ a Vida no Planeta Terra _ os Astros no Zodíaco. Planetas em Capricórnio/ paralelos com a Renascença; Plutão como potência do mundo subterrâneo e outros astros. Queda da Bastilha _ Revolução Francesa. Grandes conjunções 1960/ anos 1980 até hoje. Signo de Touro e Urano. Mapa da Independência dos EUA e eleições. Netuno em Peixes. Observações de dezembro 2020 a fev. de 2021. Marte, o senhor da ação, violência, impulsividade. Assembleia cósmica/ stelium, 6 astros em Aquário, 2021. Vênus a deusa das Artes, beleza, prazeres. O verbo - Mercúrio, Hermes. Ciclo planetários de 2021 até 2025, Plutão em Aquário/ 2025 definitivo. Mapas Independência do Brasil e República/ progressão e trânsito. Saturno em Aquário _ Júpiter e Netuno. Entrada de Júpiter em Peixes, recuo e retorno. Mapas de países da Europa, Euro Ásia e China. O mapa de Cuba, suas conquistas e embargo econômico. Planetas transpessoais no último quadrante do Zodíaco _ Seis Planetas retrógrados set./outubro de 2021.

Captura de tela _, Bete Rua, Fátima Rodrigues

Observamos e nos perguntamos: o que podemos fazer, contribuir com simplicidade e coragem por um mundo mais igualitário, humanizado? Importantes configurações até dezembro de 2021 e os anos que se seguem.

Reflexões para 2022 com prudência, observação e cautela.

Em 2022 _ comemorações dos 200 anos da Independência e 100 anos da Semana de Arte Moderna, São Paulo, em sua ampla valorização à cultura brasileira, descentralizando do eurocentrismo cultural e valorizando a criatividade no coração mesmo das raízes do Brasil _  valor da criação nacional, das ideias nas múltiplas áreas do saber

Somos um grupo geocultural, não apenas geopolítico, com reflexões a  partir das observações celestes e terrestres visando posturas efetivas em prol de um mundo mais justo e humano, dentro das possibilidades de cada um/uma, com leveza e solidariedade.~

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Via Independente de Astrologia _ VIDA

A Via Independente de Astrologia é uma sociedade virtual, criada em 29 de abril de 1991, por estudiosos de Astrologia; não tem presidente, não tem secretário/a, não visa lucros financeiros e não tem sede. Habita o universo das liberdades.
        Aponta horizontes, tendo por base os cânones da Astrologia. Utópica, faz conexões com várias áreas do conhecimento, estimulando cultura geral e troca de informações: ciência, arte, filosofia, psicologia, história, mitologia, simbologia e saberes afins.  Promove grupo de estudos e pesquisa, palestras e eventos.     
Proporciona o gosto pelo autoconhecimento – Processo de Individuação – integração dos aspectos escuros e luminosos, existentes na natureza humana.
Descentralizada, por princípio, rejeita qualquer mecanismo de pressão, coerção ou controle.
           Seu código é ontológico, não de moral.
      A Via Independente de Astrologia é por excelência a via da solidariedade, da colaboração fraterna  e  da alegria de se estar na Terra.
A VIDA pulsa com a Anima Mundi.

 __  postagem Martha Pites Ferreira

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sábado, 25 de setembro de 2021

O Silêncio me habita _ sou habitada pelo Silêncio _ 2021

    
        Astrolábio planisférico séc. XV _ relógio do tempo / espaço poético!
     O Silêncio me chamou, se impôs presente em 2018. Eu me recolhi por cerca de quatro meses, com o mínimo de contatos com o mundo externo. Hoje, 2021, releio o que escrevi refletindo sobre estes três anos que se passaram, em que fomos surpreendidos por um vírus, uma praga, desconhecida que se abateu sobre o Planeta Terra, atingindo toda a humanidade. O Covid-19, ao surgir em 2020, nos determinou reservas, entretanto, não me afetou em nenhum momento. Aceitei minha clausura monacal sem contestações, assim estou aqui até este momento.
     A idade avançada se revelou imperiosa e implacável, surgiram outras questões de existência e qualidade de vida. Surgiram surpresas impensáveis. O fato de me recolher propiciou abrir outros horizontes, outras químicas se revelaram _ não mais qualquer fera a dominar, qualquer ira para aplacar, qualquer contrariedade para esquecer. Na tranquilidade o vento sopra mais enriquecido em valores essenciais
     O coração não adormece alienado nem descuidado, o corpo não se esfria no calor da energia _ a Vida é viva e calorosa. Continuo minha caminhada e não mais sou tragada pelas chagas das dores do mundo _ tento cuidar de feridos se for possível e acalentar almas desgarradas do leme de seus barcos fendidos pelas injustiças humanas. Aponto as direções da concórdia em delicadezas interiores, esperança que conduz ao reino da compreensão, em contraste com as complexidades múltiplas e mesmo contraditórias, aqui, onde todos nós, raça humana, habitamos. Aguardo a Luz de um novo amanhecer na história da humanidade, novos brilhos civilizacionais são possíveis quando somos amantes da Vida, incondicionalmente, em sua totalidade cósmica _ relógio do Tempo.
 
       Silêncio _ reflexões _ 2018
 
     Sempre foi necessário tempo de silêncio e reservas, para dominar o dragão rebelde e irado que habita em mim. E para apreender o que está por se abrir na alma como flor da Vida!
     Bem jovem ouvi em rádio fatos da vida de São Francisco de Sales, de um Sermão em que se dizia ter ele conseguido dominar sua tempestuosa ira depois de muitos anos de esforços internos. Sempre pensei nele sem ter lido quase nada sobre sua vida. Serviu-me de direção para sempre; dominar o dragão.  Sem o silêncio, tempo para a contemplação, isso é impossível. Ainda, por vezes, preciso agarrar este animal selvagem e dobrá-lo, fazendo-o quieto para não ser dominada por ele. Razão por que preciso de afastamentos em tempos de fúrias ao meu entorno; calo-me, observo e me distancio se não posso ajudar. Não sou omissa, jamais, e sim prudente para não acordar a fera. Diante de tanta ignomínia, barbárie e abusos de poderes, o silêncio grita na escuridão e aponta o recolhimento.
    Não tenho conflitos familiares, são os contatos com a sociedade que se manifestam e se revelam por atritos existenciais nesta travessia tão bizarra neste momento histórico para toda a humanidade o que me abate.
    Meu silêncio não é por temores é por consciência sacrificial diante da banalização da violência em risco de uma escalada sem precedentes, em especial aos mais degradados, despossuídos.
                Martha Pires Ferreira  22, outubro. 2018 / set. 2021.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Astrologia _ Signo de Libra _ Primavera!

     


      Hoje, 22 de setembro, às 16:30, Rio de Janeiro, o SOL iniciará seu percurso pelo signo de LIBRA _ entramos na Primavera, hemisfério Sul e outono hemisfério Norte.

No Zodíaco observamos o percurso do Sol em signo de AR _ Libra encontrando Marte e Mercúrio, ainda no Ar estão Saturno e Júpiter em Aquário convidando às comunicações, beleza, harmonia e senso coletivo, e, o Nodo Norte em Gêmeos. A Lua rápida e sonhadora em Áries, elemento FOGO. Em signo de TERRA estão Plutão em Capricórnio e Urano em Touro cuidando das coisas objetivas e palpáveis no mundo. Na ÁGUA a sedutora Vênus em Escorpião e Netuno em Peixes na busca da transcendência e levezas. Os aspectos sonantes ou dissonantes são desafios para a evolução.

Todos os elementos e os planetas, simbolicamente, têm Sombra e Luz: o lado sofrido e doloroso da existência, assim como as possíveis grandes realizações e felicidade alcançadas. 

     Características do signo de LIBRA em busca de harmonia, beleza, laços e vínculos plenos em realizações ver aqui no Blog _

http://cadernoaquariano.blogspot.com/2018/09/signo-de-libra-equinocio-da-primavera.html

     postagem _ martha pires ferreira

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Astrologia e História

Imprescindível que se leia, com estudos comparativos, sobre a riqueza da História da Astrologia. Assim não se cometerá equívocos, erros graves, por falta de informação epistemológica, sobre este vasto assunto que é a Astrologia, que remonta da mais Antiga Idade. Considerações Gerais _ um olhar na História Antiga é um dos capítulos do meu livro de minha autoria _ Metáfora dos Astros. Ed. VIDA, 2004 _ um breve percorrer por diversas culturas geográficas, pontuando o conhecimento da Astrologia pela Pérsia (Mesopotâmia: Suméria, Assíria, Babilônia e Caldeia) _ Egito _ Grécia _ Índia _ árabes _ China _ Hebreus _ América: Incas _ Maias _ Astecas _ ­Roma e era cristã _ Idade Média, a Universidade de Bolonha e de Cambridge. O percurso pela Renascença, a descoberta heliocêntrica de Copérnico e os avanços nas Idades seguintes até os nossos dias. //Livros consultados de História da Astrologia/Zodíaco, para a edição deste livro: 

   Livros consultados de História da Astrologia/Zodíaco, para a edição deste livro: 

Barton, Tamsyn _ Astrology Ancient (London, Routledge, 1994)

Berthelot, René _ La Pensé de l'Asie et l'Astrologie (Parias, Ed. Payot, 1972).
Bizière, Jean_Maurice (direction) _ Dictionnaire des biographies I. L'Antiguité. (paris, Arnand Colin Ed. 1992)                
           
Contenau, Georges
            La vie quotidienne a Babylone et en Assyrie (Paris, Libr. Hachette, 1950).
Fachan, Zoé
            L’Homme Zodiaque (Marseille, Ed. AGEP, 1991).
Fuzeau-Braesh, Suzel
            A Astrologia (Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1990).
Gauquelin, Michel
            La Astrologia ante la ciencia (Barcelona, Planète – Encicl. Orizonte, 1969)
 _____. Les horloges cosmiques (Paris, Ed. Denoil, 1970).
Garin, Eugênio
            O Zodiaco da Vida (Lisboa, Ed. Estampa, 1988)
Gleadow, Rupert
            Les origines du Zodiaque (Ed. Stock, 1971).
Hall, Manly Falmer
            The story of Astrology (New York, Philosophical Library, 1959).
Hutin, Serge
            Histoire de l’Astrologie (Verviers, Marabout Université, 1970).
 _____. História da Astrologia (Lisboa, Edições 70, 1989).
Knappich, Wilhelm
            Histoire de l’Astrologie – Préface d’André Barbault
            (Philippe Lebaud Éd., 1986)
McIntosh, Christoph
            L’Astrologie dévoilée (Paris, Ed. Fayard, 1974).
Parker, Derek et Julia
            Astrologie - son origine, son histoire,  ses symboles
            (Paris, Ed. Pierre – Marcel Favre, 1984).
Roaf, Michael
            Mesopotâmia e o antigo Médio Oriente (Madrid, Ed. del Prado, vol. I, 1996).
Russel, Eric
            Astrology and Prediction (New Jersey, The Citadel Press, 1975).
Sadoul, Jacques
            O enigma do Zodíaco (RJ, Ed. Artenova S.A., 1973).
Santos, Demetrio
            Introduccion a la Historia de la Astrologia (Barcelona, Teorema S. A., 1971).
West, John Anthony e Jan Gerhard Toonder
            Astrologia, História e Julgamento
            (Rio de Janeiro, Ed. Artenova, 1974).
                           ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Algumas Capas _ obras/autores importantes para serem conhecidos


Debruçar na leitura do universo da HISTÓRIA da ASTROLOGIA  é fascinate. Não se pode falar da História do Conhecimento sem a presença da Astrologia, seus cânones e encantos do Zodíaco! 
Martha Pires Ferreira 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Erro na diagramação ao postar _ interferências _
livros em negrito e as imagens dos livros foram colocados lado a lado.

sábado, 11 de setembro de 2021

Nostradamus tem algo a dizer _ Nova Renascença da humanidade?

          A complexidade da Vida me fascina, o processo criador da matéria, da natureza em plenitude, o ser humano neste contexto em avanços contínuo de evolução para algo acima da nossa capacidade  de apreensão _ o supra-humano.

        Desde jovem interesse pelos profetas _ os bíblicos, são João – o Apocalipse. As Sibilas da capela Sistina. Natural interesse quando um dia eu descobri Nostradamus _ as Centúrias. Tive forte estímulo nos estudos culturais da Astrologia em geral _ 1966, sistemática, epistemológica, de 1968 em diante, até hoje, acompanhar o movimento da imensidão do Cosmos _ seus mistérios, seus mitos, sua riqueza simbólica. São muitos autores em obras publicadas.


 
          Minhas curiosidades culturais são amplas. Na Astrologia mergulhei no geocultural e não, apenas, na geopolítica. Sim, hoje, ando pensando no sábio renascentista Nostradamus_ Saint Rémy, França (14/12/1503 – 1566) - médico, conhecedor dos segredos das ervas, profeta vidente. Nostradamus ocupou-se com a análise dos grande ciclos celestes – tendo a bíblia, a natureza, os acontecimentos humanos e o céu como seus instrumentos de pesquisa. Tornou-se famoso em sua época, convivendo com as mais altas elites, nobres e reis, mas preferiu retirar-se e terminou a vida pobre e esquecido como quis. Muitos erros em suas profecias, sendo que os acertos de Nostradamus foram muitos mais evidentes que erros _ profetizou para o fim do 2º milênio e, atual, 3º milênio, a notoriedade da África e o avanço dos muçulmanos na Europa _ Ocidente. Retomar leituras dos enigmas com sua linguagem metafórica é instigante e, certamente, trará surpresa.
Omar Cardoso _ astrólogo que divulgou a Astrologia popular no Brasil _ compilava _ editava livros. Não foi um horoscopista.
Nostradamus _ Uma biografia romanceada, Liz Greene. Ed. Ouro, 1992Tradução - Waldemar Falcão.
O livros do Marques da Cruz _  Profecias de Nostradamus, Menphis, S.P., 1º livro que li - sem/data.
       ___ postagem  Martha Pires Ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Brasil Independência _ Astrologia _ Mapa 1822 - 2021

Céu Brasil 7/09/1822_ progressão e trânsito 7/9/2021

       Brasil Monarquia _ 7 de setembro 1822 _ Dom Pedro I, bradou:_ Independência ou morte, rio Ipiranga, São Paulo, em torno das 16h51.
       Não R$ 1,99 de esmola para o povo e sim _ 199 anos da Independência _ são 67 anos até a República, em 1889. Para o Brasil, hoje, espera-se trabalho digno, reconhecimento, dos que governam e amam o pais! Dancemos o samba ou bolero cubano __ Podemos bater panelas e tambor! Tomar um bom vinho e desejar o melhor. Espantar fantasmas, aves de rapina, bichos peçonhentos. // O BRASIL é maior que bichos rastejantes, chafurdados na lama. Confiança... o SOL voltará a brilhar! Até mais, sempre _ acima dos males, Amar o Brasil _ Livre, Independente!
Flores para reencantar o Brasil! Arte - música - esporte - culinária, alegria!
        Mapa do Céu _ Independência _ Ascendente signo de Peixes. Muitos estudiosos analisam em Aquário. Fico tranquila _ cada um tem seu olhar próprio. Importante é ver o Céu _ o Zodíaco _ as configurações gerais _ elementos, aspectos conexões. Seja água dos rios e mares/Peixe, seja o ar no amanhã, futuro social autossustentável, que não chega/Aquário _ O Brasil-Independência, 7/9/1822 é do signo de Virgem, elemento Terra – tudo o que este signo configura, representa, simboliza em sua estrutura de pais com seu imenso território - minérios, terra e vegetação, rios e mares _ riqueza material, simplicidade indígena, natureza humana descontraída, imatura, sem garras para dobrar as elites gananciosas (nacionais e internacionais). 
Petróleo é nosso!
         Brasil em construção, consciência de sua grandeza perante o mundo.
                           
                           Martha Pires Ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~