sexta-feira, 14 de agosto de 2020

As sibilas precisam voltar _ afresco na Capela Sistina


Sibila Delphica _ afresco _ Micheangelo. O quê teria levado este mestre das artes a pintar as Sibilas no teto da Capela Sistina (1507-1512) Vaticano? Qual a importância da representação das Sibilas ao lado dos Profetas, num tempo de tanta criatividade, navegações e descobertas, e, tiranias, explorações e perseguições, fins do séc. XV e se estendendo pelo séc. XVI?!
Vivemos, hoje, semelhanças astrológicas e estruturais; segunda metade do séc. XV o surgimento da imprensa / segunda metade do séc. XX  a criação da internet; os astros percorrendo o elemento Terra, signo de Capricórnio; Plutão, nos encontros com Saturno e Júpiter, anunciando radicais mudanças fazendo conexões, aspectos, desde 2008 e se estendendo por 2025 em diante, entrada no elemento Ar/Aquário. Netuno em Água/Peixes e Uranos em Terra/Touro. Anunciam outros paradigmas. Sem dúvida viveremos uma radical transição civilizacional.
Este terceiro milênio está em gestação, processo do Opus Alquímico, se abrirá, como a Flor de Lotus, para outro nível de evolução humana, mais amplo e, desejamos, mais depurado. Tempo de profundas e estruturais mutações em todas as áreas do saber, do viver. Utopias minhas!
A energia feminina, sem dúvida, será a porta de entrada para a Nova Era da Humanidade; mais intuitiva e mais sensível no cuidar da Mãe Natureza e nos valores econômicos, humanos e sociais. Firmeza nos pulsos e doçura no coração. O princípio feminino não é um atributo particular da mulher, é próprio das espécies, da natureza.
As Sibilas! As Sibilas precisam ressurgir pujantes e realizadoras; proféticas por um mundo mais consciente e amadurecido intelectual e afetivamente; socialmente mais igualitário e justo, participativo e acolhedor.

Penso noutras configurações femininas no teto da Capela Sistina _ Sibilas Eritrea, Cumuna e Líbica, e ainda, no Profeta Zacarias _ onde extasiamos, em rica beleza iconográfica, a arte em seu conjunto.


Trabalhemos, incansavelmente, para que a Era de Ouro da Humanidade se faça; aproximação dos opostos de sombra e luz _ energias femininas e energias masculinas em harmoniosa colaboração mútua; entendimento na construção do Reino _ possível felicidade e paz no Planeta Terra. 

      Martha Pires Ferreira, agosto de 2020.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: