terça-feira, 25 de agosto de 2020

Astrologia - Céu 17 março – 28 agosto 2020 - Observar _ paralelo.


      O que a MÃE NATUREZA está querendo nos dizer?
      Ainda o SILÊNCIO – a distância – as máscaras – a grande interrogação se manterá.
      A Praga dominando o mundo impiedosa e enigmática, covid-19, não irá, ainda, nos deixar. Um marco nesta travessia civilizatória _ fricções impensáveis para um outro estado de ser, em níveis mais depurados.
      A noite escura se mantem – Opus Alquímico!
      A ciência e tecnologia, sozinhas, não darão conta. Não responderão mesmo com os mais sofisticados feitos em laboratórios químicos, terão que se curvar diante de outras áreas do saber. Outras questões essenciais das áreas Humanas e dos cuidados para com a Natureza, como um todo, precisam ser revistas, repensadas em profundidade, em conjunto.
      Os astros inclinam, não determinam _
      CÉU dia 28 de agosto de 2020.

    7 astros na Terra _ Sol e Mercúrio em signo de Virgem _ Uranos em Touro e Lua, Júpiter, Plutão e Saturno em Capricórnio.
    2 em Água _ Netuno em Peixes e Vênus em Câncer.
    1 em Fogo _ Marte em Aries.
    Nenhum astro no Ar.
 --------------------------------
- Paralelo CÉU - 28/ agosto com a data de 17 / março de 2020.

    Em março os Astros estavam, somente, em Terra e Água _ ausência no Fogo e Ar.
    Estancaram-se as atividades intensas – Fogo – ações.
    O Mundo parou ........o mundo entrou na quarentena.......mantem-se a quarentena.......
    Nossa respiração contida, controlada, administrada – Ar - Máscaras.
    Céu dia 29 de agosto _ Júpiter, Plutão, Lua e Saturno num importante encontro celeste _ Capricórnio _ Terra. Cuidar da natureza _ Planeta Terra
 Mais infomações - Blog

Sou um ser utópico _ Confio nas potências criadoras do ser Humano, sua capacidade de trabalhar contribuir para uma Nova Civilização mais igualitária, justa, solidária e fraterna _ junto com a Mãe Natureza _ nosso planeta Terra, em profundo respeito às riquezas da criação.

Postagem - Martha Pires Ferreira 

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Desenhar é ato de liberdade!


Todo ser humano é potencialmente um criador, um desenhista nado.
Assim como desenhamos nossas letras ao escrever, desenhamos formas livres em expressão ao traçarmos linhas no espaço.
Sem censura crítica traçar curva, retas, diagonais, pontos e arabescos _ linhas sinuosas com as mãos livre como quem brinca usando um simples lápis 3B, 4B, 5B grafite ou os de cor, uma canetinha esferográfica comum ou mais sofisticadamente uma caneta de nanquim 04, 05. Papel canson A4.

Aquarelas? Pinceladas livres, com o tempo se ganha a prática. É como tocar um instrumento ou cozinhar _ a prática é a mestra. Usando pinceis finos, um pouco de água e um guardanapo de papel para enxugar excessos _ sempre observar em plena atenção, ter cuidados.  Muitas boas dicas no oráculo internet

Para começar a desenhar é aconselhável recursos mais simples _ com o tempo expandir para materiais mais densos, pinceis mais largos como desejar _ ousar _ desafiar.
Desenhos _ Flores _ bico de pena e aquarelas, 2020
___ Martha Pires Ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Signo de Virgem _ Regência de Mercúrio


        Amanhã, dia 22 de agosto, o SOL em seu percurso anual começará a dar o seu passeio pelo signo de Virgem, ou seja, na faixa do Zodíaco o signo de Virgem será iluminado pela presença do Sol, signo regido por HERMES - grego / MERCÚRIO – romano, às 12h50. Observação do movimento dos astros pelo horário do Rio de Janeiro.


        MERCÚRIO é o mensageiro dos deuses, senhor das comunicações, informações. Personalização da inteligência (neste signo ativa o senso prático e objetivo com precisões e detalhes minuciosos - curioso cuidando em não deixar rastros). Protetor da medicina (carrega o caduceu, símbolo da Medicina), dos viajantes, dos comerciantes, dos assuntos de compra e venda, e mesmo, dos negócios fraudulentos, roubos, ocultamentos e enganos.



       











 Raphael e Catedral de Chartre .
Características gerais deste signo ver aqui LINK


        Astrologia pertence a uma linguagem simbólica, a Mitologia seu instrumento de trabalho, cheia de metáforas, no olhar os astros, no Firmamento.
~~~~~~~~~~~~~~
--- postagem _ Martha Pires Ferreira. 

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

As sibilas precisam voltar _ afresco na Capela Sistina


Sibila Delphica _ afresco _ Micheangelo. O quê teria levado este mestre das artes a pintar as Sibilas no teto da Capela Sistina (1507-1512) Vaticano? Qual a importância da representação das Sibilas ao lado dos Profetas, num tempo de tanta criatividade, navegações e descobertas, e, tiranias, explorações e perseguições, fins do séc. XV e se estendendo pelo séc. XVI?!
Vivemos, hoje, semelhanças astrológicas e estruturais; segunda metade do séc. XV o surgimento da imprensa / segunda metade do séc. XX  a criação da internet; os astros percorrendo o elemento Terra, signo de Capricórnio; Plutão, nos encontros com Saturno e Júpiter, anunciando radicais mudanças fazendo conexões, aspectos, desde 2008 e se estendendo por 2025 em diante, entrada no elemento Ar/Aquário. Netuno em Água/Peixes e Uranos em Terra/Touro. Anunciam outros paradigmas. Sem dúvida viveremos uma radical transição civilizacional.
Este terceiro milênio está em gestação, processo do Opus Alquímico, se abrirá, como a Flor de Lotus, para outro nível de evolução humana, mais amplo e, desejamos, mais depurado. Tempo de profundas e estruturais mutações em todas as áreas do saber, do viver. Utopias minhas!
A energia feminina, sem dúvida, será a porta de entrada para a Nova Era da Humanidade; mais intuitiva e mais sensível no cuidar da Mãe Natureza e nos valores econômicos, humanos e sociais. Firmeza nos pulsos e doçura no coração. O princípio feminino não é um atributo particular da mulher, é próprio das espécies, da natureza.
As Sibilas! As Sibilas precisam ressurgir pujantes e realizadoras; proféticas por um mundo mais consciente e amadurecido intelectual e afetivamente; socialmente mais igualitário e justo, participativo e acolhedor.

Penso noutras configurações femininas no teto da Capela Sistina _ Sibilas Eritrea, Cumuna e Líbica, e ainda, no Profeta Zacarias _ onde extasiamos, em rica beleza iconográfica, a arte em seu conjunto.


Trabalhemos, incansavelmente, para que a Era de Ouro da Humanidade se faça; aproximação dos opostos de sombra e luz _ energias femininas e energias masculinas em harmoniosa colaboração mútua; entendimento na construção do Reino _ possível felicidade e paz no Planeta Terra. 

      Martha Pires Ferreira, agosto de 2020.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Pedro Casaldáliga _ poeta e profeta dos Direitos Humanos

Dom Pedro Casaldáliga (1928-2020) estará eternamente vivo entre nós _ Brasil e America Latina, e, Mundo inteiro por ser um homem mais que humano com seu imenso Amor Universal _ Incondicional. Dizia: "No Paraíso eterno quero encontrar todos, toda a humanidade" _ não excluía nem os adversários, seu coração era doação ao bem radical _absoluto.
http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/601817-pedro-descansa-onde-ele-sonhou-na-beira-do-araguaia-entre-um-peao-e-uma-prostituta



ORAÇÃO A SÃO FRANCISCO, EM FORMA DE DESABAFO
(D. Pedro Casaldáliga)
 Compadre Francisco
como vais de glória?
E a comadre Clara
e a irmandade toda?

Nós, aqui na Terra,
vamos mal vivendo,
que a cobiça é grande
e o amor pequeno.
O Amor divino
é mui pouco amado
e é flor de uma noite
o amor humano.

Metade do mundo
definha de fome
e a outra metade
de medo da morte.

A sábia loucura
do santo Evangelho
tem poucos alunos
que a levem a sério.
Senhora Pobreza,
perfeita alegria,
andam mais nos livros
que nas nossas vidas.

Há muitos caminhos
que levam a Roma;
Belém e o Calvário
saíram de rota.

Nossa Madre Igreja
melhorou de modo,
mas tem muita cúria
e carisma pouco.
Frades e conventos
criaram vergonha,
mas é mais no jeito
que por via nova.

Muitos tecnocratas
e poucos poetas.
Muitos doutrinários
e menos profetas.

Armas e aparelhos
trustes e escritórios,
planejam a história,
manejam os povos.

A mãe natureza
chora, poluída
no ar e nas águas,
nos céus e nas minas.
Pássaros e flores
morrem de amargura,
e os lobos do espanto
ganharam as ruas.

Murchou o estandarte
da antiga arrogância.
são de ódio e lucro
as nossas cruzadas.
Sucedem-se as guerras
e os tratados sobram;
sangue por petróleo
os impérios trocam.

O mundo é tão velho
que, para ser novo,
compadre Francisco,
só fazendo outro...

Quando Jesus Cristo
e Nossa Senhora
venham dar um jeito
nesta terra nossa,
compadre Francisco,
tu faz uma força,
e a comadre Clara
e a irmandade toda.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
--- postagem martha pires ferreira

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Astrologia _ Mapa Natal _ Horóscopo Natal.


Manuscrito astrológico medieval 
A leitura, análise, de um Mapa Natal, Horóscopo ou Carta Natal, é o resultado de alguns dedicados anos de estudo junto à experiência prática, empírica, do saber astrológico; posição dos Astros no Firmamento e sua dinâmica celeste em torno do Sol _ Zodíaco _ com seus complexos cálculos levando em conta latitude e longitude horária. A Carta propicia um conhecimento objetivo e sutil da natureza humana, do ser em suas raízes básicas.
As configurações de uma Carta Natal, Horóscopo Natal, são traçadas a partir do instante do nascimento; dia, mês, ano, hora e local; com a primeira inspiração e espiração _ respiração _ Vida extra uterina. Tendo em conta as heranças biológicas.
O Mapa Natal é um recurso para o autoconhecimento. O conhecimento de si mesmo, nasce da observação constante do nosso ser mais íntimo, único e pessoal, vivido nas lutas e conquistas, resolvidas ou não, em constantes contradições e tentativas de harmonização, em avanços, encontros, medos e recuos; família, economia, trabalho, religião, poder, sexo, amores, política, prazeres, conforto, viagens, segurança e por aí vai. A compreensão dos opostos, aspectos agradáveis e desagradáveis, da nossa natureza, em seu todo, é resultado de enfrentamentos com a coragem necessária e resolvido por nosso liberum arbitrium – livre arbítrio _ “Os astros inclinam, não determinam”. Não somos marionetes dos astros, engendramos com todo o Cosmo, somos parte do universo que habitamos.
Observar a si mesmo e escolher esta ou aquela inclinação, realização na vida, é apenas o início da caminhada. Importante frisar que o ser humano está inserido na coletividade em que vive; sua família, seu entorno, sua geração, seu trabalho, seu povo e seu tempo.
Reafirmo que a Astrologia é uma ciência experimental, como a psicologia, as ciências humanas, que asseguram sua validade por resultados práticos. Ciência de observação, por estudos das relações entre os seres humanos e os astros de nosso sistema solar. A Astrologia é ciência porque se vale da repetição de fenômenos em circunstâncias muito semelhantes ou mesmo idênticas, constituindo um material que se preste à observação científica. Material estudado sob as leis matemáticas e estatísticas da probabilidade. O profissional da Astrologia, apenas, aponta probabilidade dos astros para as mais variadas ocorrências; nem afirma impondo ou determinando fatos categóricos. O cuidado do astrólogo ou astróloga é não fazer projeções pessoais, e sim, analisar com total imparcialidade o que os astros indicam, apontam, em determinado tempo e local, sem esquecer da postura ética e sensibilidade no transmitir a leitura do Mapa em seus aspectos  escuros e luminosos; potencialidade desagradáveis e agradáveis.
A Carta Natal pode oferecer pistas, caminhos do melhor proceder, sem imposição ou induzir conceitos. Pode ser objeto de orientação na rota da vida, respeitando a natureza da pessoa em curso. O analisado passa a apreender o quanto somos feitos da mesma substância do Cosmo _ macrocosmo e microcosmo se identificam. Pertencimento ao Cosmo; imagem e semelhança na essência criadora de todas as coisas. Isto é o que espelha nosso Mapa Natal no que há de mais profundo _ como se disséssemos para nós mesmo: ‘pelo micro posso conhecer o macro, assim como o ínfimo se assemelha ao máximo, o pequeno ao imensamente grande, união do Céu com a Terra, do Divino com o Humano`.
O que se constata, ao fazer a análise, é que existe um princípio de vida, de energia geradora de vida que se faz revelar _ como ela se dá é imenso mistério _ nada sabemos.
Razão e intuição constituem fatores necessários para um saber mais abrangente da estrutura da natureza humana através da Astrologia, isto é, da leitura da Carta Natal. Reafirmando; são dois fatores necessários para se apreender a essência das configurações celestes; a lógica formal, estrutural, das configurações celestes e a intuição sensível ao captar o que é subjetivo, e, objetivar em palavras claras, em linguagem simbólica, as probabilidades das conexões celestes.
O monge beneditino contemporâneo, Gerhard Voss, em sua obra - Alemanha/1980, Astrologia Cristã (Astrologie christlich – Verlag) afirma que o Horoscopo é uma carta de amor de Deus, codificada, dirigida particularmente, à pessoa, à casa pessoa.
A vida em suas ricas manifestações é obra de uma força misteriosa primordial que em sua expressão, na realidade concreta. Querer conciliar o que há de divino ou misterioso no humano é outra questão _ o substancial não se vê, apenas, apreende-se.
___  Martha Pires Ferreira, escrito em 1988 e atualizado, agosto de 2020. 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Liberdade de escrever – Temor à Verdade _ à Vida


O temor em não sermos verdadeiros é o início da sabedoria.
No mais íntimo de nós está o Amor incondicional, luz da consciência, lei da vida, a verdade que habita em nossa inteligência, que nos ordena sermos humanos e viver bem, simplesmente, realizando o bem. Corajosamente ousando – errando e acertando – vivendo a vida.
Identifico-me com Thomas Merton – “A solução do problema da vida é a própria vida. Não se realiza a vida pelo raciocínio e a análise, mas antes de tudo, vivendo”.
Para os céticos que não foram despertos ao amor de Deus, ao imenso mistério que nos transcende, mergulhem na verdade, sensibilidade do coração, e, deixem ser mergulhados pela verdade, núcleo da existência. Ali está a fonte da Vida, o Tao, o tudo indivisível sem nome.
O amor à verdade é de uma natureza ternária; amor essencial a aquele ou àquela que amo, que por sua vez me ama e o vínculo-ligação que une. Não são três naturezas, mas, sim, uma única Verdade no Amar, uma só realidade unificadora de Vida.

















Iconografia _ pintura _ o ser Humano integrado na totalidade da criação, o Cosmo _ Hildegard von Bingen (1098-1179) _ séc.XII, monja beneditina, mística, compositora, pregadora, médica informal, desenhista, poetisa e escritora alemã.
~~~~~~~~~~~~
Postagem - martha pires ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~