domingo, 31 de dezembro de 2017

Mensagens para o Ano Novinho de 2018!

Mensagem I _ Queridos amigos, familiares e internautas, agradeço por tudo! Desejo Feliz 2018: criatividade, fraternidade, determinação e sabedoria de Saturno entrando em Capricórnio. Nada de rigidez, mas ciência e tempo solidário nas realizações concretas, com consciência e amorosidade voltadas para o bem comum, incluindo a Mãe Natureza; minerais, vegetais e animais! Arte e Alegria!
 As diversidades sociais e filosóficas do mundo não nos distanciam uns dos outros, e sim, pedem respeito e acolhimento nas diferenças.

Aquele que tem mais não é melhor do que aquele que tem menos e aquele que tem menos pode ter mais do que aquele que tem mais; um simples ponto de vista. Somos interdependentes na beleza de sermos humanos. Sejamos MAIS HUMANOS EM 2018!














Mensagem II _ O ano de 2017 percorreu em grandes contrastes, fricções/confrontos entre ideias e valores, em todas as áreas do conhecimento/saber. No ANO NOVO de 2018as nações manterão esses confrontos intensos, sem dúvidas, mas para saltos quânticos a níveis mais elevados de consciência.
Todos terão que sentar na mesma mesa, sem armas; ciência e tecnologia, filosofia, artes e literatura, ecologia/meio ambiente, política e espiritualidade (com ou sem religião). Todas as Nações se olharão face a face; amigos e adversários querendo ou não. Isso é bom? Sim, essencial.
Saturno em Capricórnio sinaliza determinado: Kairos o tempo qualitativo das ocasiões, Chronos o tempo quantitativo das medições - hora da Verdade, da Realidade crua, dos desafios definitivos para a flecha/eixo da evolução da Humanidade.
Para 2018 a Senhora Sabedoria no coração de todos é o que desejo!
Mapa Natal Mundo - 1/01/2018 a partir do Rio de Janeiro – Brasil 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Avisos do Cosmo > Saturno

 “Os astros inclinam, não determinam”.  
SATURNO / Cronus - Princípio cósmico do Tempo percorre o signo de Capricórnio /seu domicílio - regência; 17 de dezembro de 2017 a 18 de dezembro de 2020, quando, definitivamente, passará para o signo de Aquário. Serão três anos de radicais enfrentamentos celestes com pontuais desafios refletindo na história da Humanidade.
As características de SATURNO são definidas pela determinação, poder, centralização, devorador, obstinação, perseverança, atraso, limite, cálculo, realização, silêncio, pensamento, política, realização, resistência, valor do trabalho, poupança, frieza, resistência, rigidez, prudência, maturidade, velhice, despojamento, simplicidade, ambição, produção, pessimismo, isolamento, solidão, conhecimento, ciência. Sabedoria adquirida ao longo da experiência, da vida.
Saturno devorando um dos filhos
Astrologia é uma linguagem simbólica > Se olhássemos mais os recados dos céus erraríamos menos, seríamos mais felizes e sábios.
                                    Iconografia - Saturno – s/i.

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Signo Capricórnio _ um pouco de Astrologia


               Cronus, senhor do tempo implacável
               Astrologia é linguagem simbólica
Capricórnio pertence ao elemento Terra - Analogia com Cronus/saturno _ feminino, cardinal.
Capricórnio é o 10º signo do Zodíaco _ de 22-23 dez. a 21-21 jan.(dependendo da latitude e longitude horária, nascimento.;
Corpo, rege: joelhos, ossos, pele, articulações.
.
  
             Raphael
 
Características agradáveis e desagradáveis deste signo:
Tempo. Elevação, honras, dignidade social. Status. Ambição. Domínio. Ordem. Trabalho e realização. Prudência. Lealdade. Lógica. Razão. Concretização. Confiança. Disciplina. Realidade objetiva. Abnegação. Limitações. Paciência. Cristalização. Velhice. Idade. Senso prático. Manipulação. Cálculo. Espírito empreendedor. Indústria. Estabilidade. Responsabilidade. Exigência. Tenacidade. Rigidez. Raciocínio. Limite. Dureza. Frieza. Firmeza. Impiedade. Crueldade. Política. Estado. Império. Poder. Consciência e convívio com a natureza. Privilégios pessoais. Isolamento. Silêncio. Meditação. Pensamento. Obstrução. Opressão. Introversão. Reflexão. Solidão. Síntese. Precisão. Concentração. Prestígio. Sabedoria. 

       Saturno, imersão alquímica !
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
postagem  martha pires ferreira

domingo, 24 de dezembro de 2017

Espiritualidade não é ópio do povo


                Presépio franciscano
Ópio de povo é enganar os crentes ingênuos com receitas falsas e piegas de salvação e sucesso para lhes impor posturas serviçais, instigar discórdia e arrancar dinheiro/dízimos.
Espiritualidade cristã e outros seguimentos religiosos, com interioridade consciente, são puro amor ao próximo e cuidados para com a natureza. Doação de si sem exclusões, respeito às diferenças, dignidade social, compaixão.
A mensagem da Criança Divina é fraternidade igualitária; a todos abraça.  Somos todos irmãos. Somos Unus Mundi.
Religar a cada dia o Céu de Amor com a Terra Mãe Natureza!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sábado, 23 de dezembro de 2017

Misterioso cartão de Natal

 Natal - Leonardo Boff                                            

                              Misterioso cartão de Natal

 O Natal é a festa das crianças e da divina Criança que se esconde dentro de cada adulto. É altamente inspiradora a crença de que Deus se acercou dos seres humanos na forma de uma criança. Assim ninguém pode alegar que Ele é apenas um mistério insondável, fascinante por um lado e aterrador por outro. Não. Ele se aproximou de nós na fragilidade de um recém-nascido que choraminga de frio e que busca, faminto, o seio materno.  Precisamos respeitar e amar esta forma como Deus quis entrar no nosso mundo. Pelos fundos, numa gruta de animais, numa noite escura e cheia de neve “porque não havia lugar para ele nas pousadinhas de Belém”.

 Mais consoladora é ainda a ideia de que seremos julgados por uma criança e não por um juiz severo e esquadrinhador. Criança quer brincar. Ela se enturma imediatamente com todas as outras, pobres, ricas, japonesas, negras e loiras. É a inocência originária que ainda não conheceu as malícias da vida adulta.

 A divina Criança nos introduzirá na dança celeste e no festim que a família divina do Pai, do Filho e do Espírito Santo prepara para todos os seus filhos e as suas filhas, não excluídos aqueles que, um dia, foram desgarrados.

 Estava refletindo sobre esta realidade benaventurada quando um anjo, daqueles que cantaram aos pastores nos campos de Belém, se aproximou espiritualmente e me entregou um cartãozinho de Natal. De quem seria? Comecei a ler. Nele se dizia:

 “Queridos irmãozinhos e irmãzinhas:

 Se vocês ao olharem o presépio e ao verem lá o Menino Jesus no meio de Maria e de José e junto do boi e do jumento, se se encherem de fé de que Deus se fez criança, como qualquer um de vocês;

 Se vocês conseguirem ver nos outros meninos e meninas a presença inefável do Menino Jesus que uma vez nascido em Belém, nunca nos deixou sozinhos neste mundo;

 Se vocês forem capazes de fazer renascer a criança escondida nos seus pais, nos seus tios e tias e nas outras pessoas que vocês conhecem para que surja nelas o amor, a ternura, o cuidado com todo mundo, também com a natureza;

 Se vocês, ao olharem para o presépio, descobrirem Jesus pobremente vestido, quase nuzinho e lembrarem de tantas crianças igualmente mal vestidas e se sofrerem no fundo do coração por esta situação e se puderem dividir o que vocês têm de sobra e desejarem já agora  mudar este estado de  coisas;

 Se vocês ao verem a vaquinha, o burrinho, as ovelhas, os cabritos, os cães, os camelos e o elefante no presépio e pensarem que o universo inteiro é também iluminado pela divina Criança e que todos eles fazem parte da grande Casa de Deus;

 Se vocês olharem para o alto e virem a estrela com sua cauda luminosa e recordarem que sempre há uma estrela como a de Belém sobre vocês, acompanho-os, iluminando-os, mostrando-lhes os melhores caminhos;

 Se vocês se lembrarem que os reis magos, vindos de terras distantes, eram, na verdade, sábios e que ainda hoje representam os cientistas e os mestres que conseguem ver nesta Criança o sentido secreto da vida e do universo;

 Se vocês pensaram que esse Menino é simultaneamente homem e Deus e por ser homem é seu irmão  e  por ser Deus existe uma porção Deus em vocês e por causa disso, se encherem de alegria e de legítimo orgulho;

 Se pensarem tudo isso então fiquem sabendo que eu  estou nascendo de novo e renovando o Natal entre vocês. Estarei sempre perto, caminhando com vocês, chorando com vocês e brincando com vocês até aquele dia em que chegaremos todos, humanidade e universo, na Casa de Deus que é Pai e Mãe de infinita bondade, para morarmos sempre juntos e sermos  eternamente felizes”.

                                Belém, 25 de dezembro do ano 1.

                                Assinado: Menino Jesus
         ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Natal é Criança Divina se manifestando no Mundo !

Giotto Natividade séc. XIV                                                             Filippo Lipi Séc. XV
  











iluminura






"Todo menino quer ser homem.
Todo homem quer ser ser rei.
Todo rei quer ser 'deus'.
Só Deus quis ser menino'
         Leonardo Boff
Natividade ìcono Moscou séc. XV
Murilo séc XVII
Veronese séc XVI

                                                    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Advento - preparação para o Nascimento da Criança Divina

Natividade / mosaico - Palermo, séc. XII.

Natal

                     Jorge de Lima (1893 - 1953)

Feliz de quem, quando o ano termina,
possui um doce e acolhedor abrigo:
a companheira, o filho, a avó tão rara
ou mesmo o amigo
com quem possa se reunir em Cristo,
E sua vida interior desperte viva
de dentro de si uma alma de
São Francisco: o amor generoso,
o heroísmo estranho de beijar um leproso.

De lembrar-se de que há no mundo
criaturas de Deus pelo Natal
sem companheira, e sem a avó tão rara
e sem um beijo da mãe ou um beijo de
filho, e até sem um livro que substitua
o amigo.

Feliz de quem, quando o ano termina,
pode ver a estrela no céu
e tem olhos ainda
para encontrar Jesus. 

domingo, 3 de dezembro de 2017

Arte Contemporânea – Crinas e Flores.

          
Papel artesanal, aquarela e crina cavalo, 2017.
               Crinas de cavalo e Flores imaginárias.
 
Bico-de-pena e aquarela, 2016

Papel artesanal, aqaurela e crina cavalo, 2017

                   Bico-de-pena em três linhas,aquarela, 2016
       Que é Arte Contemporânea? Criação inovadora, expressões artísticas originais e/ou uso de técnicas da atualidade – mesma época, tempo presente.
      O que difere fios de crinas brancas de cavalo em papel artesanal com pinceladas de aquarelas de desenho, linhas, em bico-de-pena formando vegetação, flores, com o uso da aquarela? Nenhuma sendo produções inéditas, feitas pela primeira vez; curso da imaginação sensível.
      Arte Contemporânea se define pelo novo, em caráter próprio. Arte que causa origem, que pode ser copiada, reproduzida. 
Bico-de-pena e aquarela, 2017
      Estejam à vontade, podem copiar. Viva a criatividade!
Crina de cavalo sobre papel arroz e de seda, frisos aquarela, 1975.
Bico-de-pena e aquarela, 2017.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~