terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Quem é o Menino Jesus de Nazaré?

A Virgem de Vladimir séc XV Moscou.
Quem é o Menino Jesus de Nazaré?
Quem é Jesus de Nazaré, filho de Maria e José, o carpinteiro? Nasceu pobrezinho em Belém, tendo a visita de Reis astrólogos, vindos do Oriente com presentes preciosos e anunciando a chegada desta Criança Divina ao mundo. Quem é Ele?
Cresceu humilde e rebelde, frequentou a Sinagoga e discutiu com os senhores da Lei.  Peregrino, conviveu com fariseus e vagabundos, teve como seguidores homens e mulheres do povo. Frequentou a casa de amigos e amigas tomando bom vinho com espírito solidário, é o que sabemos. Distribuiu pão e peixes ao povo. Cuidou de doentes, curou leprosos e cegos. Foi doce e amistoso com a boa samaritana, misericordioso com a mulher livre, com malfeitores, com erros da humanidade.
Revolucionário, reivindicava justiça social denunciando a arrogância e ganância dos ricos e poderosos. Expulsou com fúria os vendilhões do Templo. Contemplou os lírios do campo e retirava-se para meditar em silêncio. Não acusou ninguém e perdoou ao dizer: “não sabem o que fazem”. Padeceu e foi morto, crucificado, ao lado de ladrão e bandido. Ressuscitou para viver em substância no Cosmo, na imensidão do Infinito. Quem é este menino-homem tão pouco compreendido em sua essência, substância? Quem é esta Criança comemorada a cada 25 de dezembro no solstício, quando o Sol anuncia, simbolicamente, o início da nova elevação da luz? Comemoração do Santo Natal, por todo o Ocidente e em pontos do Oriente.
Quem é Jesus Cristo que reina no Coração da matéria, na nossa casa comum, a Terra que habitamos? Mistério da encarnação.


Aqui fica minha reflexão - martha pires ferreira, 
desejo a todos e de coração tranquilo e Santo Natal em 2016.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: