segunda-feira, 23 de março de 2015

Estudos - Obra de C. G. Jung

          O Grupo de Estudos C. G. Jung retomou suas atividades dia 11 de março e dá prosseguimento dia 25, quarta-feira, deste mês, das 19h às 20h30. Continuando dias 8 e 22 de abril.
Casa das Palmeiras, 800 – Botafogo.
 Tel. 2266-6465 (á tarde) - aberto ao público.
        Estudaremos o primeiro capítulo do livro Psicologia e Religião – A Autonomia do InconscienteEm conjunto decidiremos o que estudar a seguir.
       Li esta obra em 1966. Daí pra frente nunca mais deixei de ler este sábio que é JUNG. Em 1968 conheci Dra. Nise da Silveira, por intermédio do artista plástico Darel Valença, quando ela me convidou para o Grupo. Em idas e vindas ali estou eternamente. Espaço de estudos, cultura e saberes múltiplos. 
 Ed Zahar, 1965.  1ª edição em português.
Atual - Ed. Vozes Vol. XI/1 (obras completas)
Textos de A Autonomia do Inconsciente:
                 “A religião é indiscutivelmente uma das mais antigas e gerais manifestações da alma humana”.
                 “Religião quer dizer, como o afirma a palavra latina religare, uma observação cuidadosa e consciente daquilo que Rudolf Otto denominou acertadamente ‘numinosum’, ou seja, uma existência ou ação dinâmica que não e causada por um ato arbitrário”. (...) “O ‘numinosum’, qualquer que seja sua causa, é uma condição do sujeito, independente de sua vontade”.
                “É muito raro que sonhos sejam exclusivamente positivos ou negativos. Via de regra, encontram-se presentes ambos os aspectos, mas em geral um se apresenta mais forte que o outro”.
 ~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: