domingo, 24 de maio de 2009

Senhora das imagens internas _ escritos de Nise da Silveira

O Grupo de Estudos C. G. Jung e a Livraria Leonardo da Vinci
convidam para o Lançamento do livro


Senhora das imagens internas
Escritos dispersos de Nise da Silveira.Organizadora Martha Pires Ferreira

Terça-feira, 2 de junho de 2009 às 17h30Av. Rio Branco 185 – subsolo – centro.
Tel.: (21) 2533-2237

Volume 5 da coleção Cadernos da Biblioteca Nacional – Coordenação Geral de Editoração e Pesquisa – FBN.
Significativo homenagear a desbravadora, precursora, médica e humanista Nise Magalhães da Silveira (1905 – 1999) oferecendo a todos que a admiram uma obra com seus escritos, onde se possa acompanhar seu trabalho intelectual; nos apontando direções, nos convidando a mergulhos profundos na vida interna e realizações externas. Escritos repletos de simbolismo, de criatividade e de riquezas infindáveis.

Os textos; ensaios, prefácio ou artigo editorial foram organizados em ordem cronológica, transcrições fiéis - recolhidos desde 1935 até 1992. A maioria desconhecida do grande público pela razão de serem publicações em revistas especializadas, jornais e, em sua maioria, nas revistas Quaternio do Grupo de Estudos C. G. Jung, já esgotadas. Trecho da conferência - Filosofia e realidade social - pronunciada por Nise no Club de Cultura Moderna e publicada na revista Movimento, Ano I, nº 1 em maio de 1935, RJ. Texto achado por Jader Britto, pesquisador do Proedes/UFRJ.
Em anexo breve trajetória biográfica e anotações das sábias palavras de Nise. Texto da organizadora sobre Raphael Domingues e notas sobre a sua amizade de muitos anos com a tenaz, irredutível e doce Nise.
A organização do livro teve como proposta juntar num corpo uma parte significativa da contribuição que Nise da Silveira legou por escrito à psiquiatria, à psicologia e, sobretudo à humanidade.

_________________________________
A organizadora do livro transfere os lucros, integralmente,
para a Casa das Palmeiras, instituição psiquiátrica,
fundada por Nise em 23 dezembro de 1956.
_________________________________

Nenhum comentário: