sexta-feira, 1 de junho de 2007

Flores do Bem - Borges - Abel e Caim

LENDA

      Abel e Caim encontraram-se depois da morte de Abel. Caminhavam pelo deserto e reconheceram-se de longe, porque os dois eram muito altos. Os irmãos sentaram-se na terra, acenderam um fogo e comeram. Guardavam silêncio, à maneira da pessoa cansada quando declina o dia. No céu assomava alguma estrela, que ainda não havia recebido o seu nome. À luz das chamas, Caim percebeu na fronte de Abel a marca da pedra e deixou cair o pão que levava à boca e pediu que lhe fosse perdoado seu crime.
      Abel respondeu:
      - Tu me mataste ou eu te matei? Já não me lembro; aqui estamos juntos como antes.
      - Agora sei que em verdade me perdoaste – disse Caim – porque esquecer é perdoar. Eu também procurei esquecer.
      Abel falou devagar:
      - Assim é. Enquanto durar o remorso, dura a culpa.

Jorge Luis Borges [ 1899 – 1986 ]~(Borges era um racista, mas perdoado)
-----------------------------------------

Nenhum comentário: