sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

O Céu em seu Mistério e precisão fala _ estudiosos observam

    Os Arquétipos, base estruturais formadoras da História da Humanidade, se configuraram _ estudiosos pela observação registraram ao longo do tempo _ correlações do Firmamento _ os Astros em conexão com o planeta Terra, nosso mundo comum. 

A Astrologia tão antiga quanto a história do homem, mantem-se atual, viva.  _ queiram ou não. A Vida é criação constante, surpreende ___

Amanhã doa 29 de janeiro de 2022, às 9h18’10’’, Rio de Janeiro, Brasil, algo extraordinário, único, que nem na Renascença foi possível vislumbrar, registrar, observando o Céu _ movimento celeste. Os astros clássicos estarão no último quadrante do Zodíaco, com exceção do imprevisível Urano em signo de Touro/elemento feminino, receptivo, terra (Nodo Norte em Touro). Em Capricórnio/terra _ Lua, Marte, Vênus, Mercúrio e Plutão, em Aquário/elemento masculino, ativo, ar _ Sol e Saturno, em signo de Peixes/ elemento feminino, água _ Júpiter e Netuno.  Nenhum astro em elemento masculino, fogo, ativo por excelência. __ Domínio, por tanto, dos elementos receptivos, femininos _ terra e água _ gestação e nascimento em seu momento preciso.

Clicar para ver ampliado 29/janeiro/2022 _ os Astros no último quadrante da Faixa do Zodíaco. 

Um certo silêncio paira sobre o planeta Terra. Reflexões profundas _ Acolhimento e observação do que está sendo gestado no útero da Natureza, nesta passagem dos Astros, neste último quadrante.

Não faço conjeturas delirantes. Desejo por utopias existenciais avanços no Coração do Universo, engendrando o  imponderável, imprevisível, no centro criativo da própria Mãe Natureza, com a ajuda consciente e imprescindível no Ser Humano _ Uma Nova Civilização vai se fazendo passo a passo, dia a dia __ é realizador contribuir com a fonte mesma da Vida!

Atenção __ Conjuntura semelhante, Renascença _ último quadrante do Cinturão Zodiacal /em repouso _  Céu 9 de Jan. a 4 fev. 1524 [sistema geocêntrico]. Apenas o planeta Uranos mais distante, em Touro, como agora


Outra observação _ 13 de janeiro de 1024 _ os 9 astros clássicos, contando os transaturninos, no último quadrante do Zodíaco _ exceto Uranos, em signo de Gêmeos. 

Na Antiguidade uma só realidade, não se concebia divisões, dicotomias. Entre todas as culturas havia a perplexidade diante do Mistério da Criação _ tudo surgia por ordem dos deuses, os seres humanos viviam submissos, obedientes, para não terem como destino mortal, o mundo subterrâneo das profundezas infernais, desejavam os Campos Elíseos, reino dos Bem-aventurados. Viviam do fazer cotidiano e do temor diante das fatalidades da existência. O mundo se expandiu em saberes, culturas, indústrias, ciências e tecnologias, em progressos inimagináveis. O ser humano da atualidade se acha um “deus”, tudo pretende dominar, não precisa de deuses, muito menos de um Deus onipresente. Ele é o próprio detentor da máquina criadora, o dono absoluto do mundo em suas manifestações plurais. Entretanto não sabe como lidar com as forças abissais da Natureza em seu todo _ continua frágil e ignorante, temeroso e assustado.

Tão fora da grande realidade, o ser humano contemporâneo, vivendo de representações, máscaras da própria personalidade teatral, foi surpreendido, implacavelmente, a ter que  usar a máscara real imposta em defesa do Corona Vírus-19. Ironias do destino!

E agora? Nada sabemos, mas sonhamos e trabalhamos por um Mundo  possível de felicidade junto à Mãe Natureza _ lado a lado _ de mãos dadas, com a humildade, alteridade e solidariedade _ entre pessoas, povos e nações!

Acompanhando o movimento da Lua até 4 de fevereiro [9 astros clássicos no último quadrante da Faixa do Zodíaco ]. Fim de um ciclo, sem dúvidas _ desejando convite a um possível Novo Ciclo Civilizacional! 

            __  Martha Pires Ferreira

 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sábado, 22 de janeiro de 2022

Thich Nhat Hanh _1926 - 2022.

 


Thich Nhat Hanh _ partiu para outras instâncias! Thomas Merton e Thay se encontrando (dois místicos-monges-sábios, foto de 1966). 
Thay como gostava de ser chamado _ Outubro de 1926/Vietnan _ janeiro de 2022
 
Frases do sábio místico, poeta, e mestre Zen, Thich Nhat Hanh:
“Se soubermos a forma de respirar, podemos atenuar a nossa turbulência interna”
“Focado em sua respiração, sabe que está vivo (a), sabe que a vida é milagre, e que está vivendo esse milagre no aqui e agora. Isto já é insight”.
“A vida existe apenas no momento presente. Se você estiver distraído, se sua mente não estiver com seu corpo, você perderá seu encontro com a vida... estar em estado de Plena Atenção significa estar presente, vivo, alerta naquele momento... É a capacidade de viver com profundidade todos os momentos de sua vida diária”.



Contra capa texto de Odette Lara/Zen (uma das tradutoras de Thay)
 _ Ah, imagino um maravilhoso encontro!!!
__ postagem - martha pires ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

O Sol em signo de Aquário _ 2022


Cada um de nós é marcado pelo signo de Aquário em algum ângulo do Zodíaco, dependendo da hora do nascimento _ a Casa que esteja regendo. 

Ver característica próprias deste signo aqui no Blog _ e imagens iconográficas _

CLICAR > AQUI abaixo _link para abrir _ imagens texto _

  http://cadernoaquariano.blogspot.com/2019/01/signo-de-aquario.html

O signo de Aquário recebeu a luz do SOL em seu movimento aparente, diário, trazendo sua natural imprevisibilidade, hoje, 20 de janeiro de 2022 _ 1:10h, RJ. Sinaliza que o imponderável/imprevisível pode aflorar a qualquer momento. Festa para o Céu e natural para a maioria dos aquarianos/as que sabem do legado que trazem no coração e na inteligência inquieta: ser aguadeiros-aguadeiras da liberdade, criatividade, senso coletivo, progresso, igualdade, reservas por prezar a individualidade em seu mais alto valor, fraternidade universal.

__ desenho bico de pena e aquarela. 1996 (exposição individual na Galeria Candido Mendes, RJ - Signos do Zodíaco e Formas no Espaço).

Encontro precioso do rei Sol/vigor/consciência/criatividade com o inquieto senhor Mercúrio/comunicação/informação, dia 23/24/janeiro e depois em fevereiro com o austero/determinado Saturno, que em Aquário demanda o valor da sabedoria e não controle dos podres poderes.

Tensões sempre existiram e continuarão a existir no Planeta Terra _ nosso mundo comum. Cabe a cada um de nós sermos mais corajosos e destemidos, arrojados na conquista da felicidade possível. Sermos Humano,  incondicionalmente _ Sendo Humano/Humana.
Filé feito por minha mãe _ Aquário.
Filé _ trabalhos manuais que as francesas sempre apreciaram _ Revista, Le filet ancien. 

___ postagem _ Martha Pires Ferreira 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Ouso poesia livre _ Cotidiano

 

Cotidiano
 
Observo o mundo
sentada no banco tendo saboreado
café
pão torrado
queijo de Minas Gerais.

Pedestres circulam
crianças brincam
automóvel passa devagar
bem-te-vi emite sonata modulante
micos travessos correm sem direção
em fios elétricos alheios ao entorno.

Observo o mundo _
flores nos galhos da árvore
três jovens passam altivos
conversando baixo e sorrindo
velho cão seguro por seu dono
anda lento como a idade pede
brisa em meu rosto.

O sol da manhã não veio
reflete tênue luminosidade
esbranquiçando o firmamento
anunciando águas.

Estou no mundo, o mundo em mim _
horas passam sem interrupções
nada a desejar, nada a esperar.
Ideias povoam o coração do cérebro
_ cada instante conta, pesa _ revelações!

O simples das sentenças _
obras perdidas, gestos esquecidos,
beleza da simetria sagrada ao
olhar para o chão de paralelepípedos,
plantinhas agarradas nos intervalos
das pedras cinzas e lisas no tempo
_ a Vida é repouso.
               
                           martha pires ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

A Praga se mantem e exige observações.

 


A praga Coronavírus_19 ressurgindo com outras variante/vertentes pelo mundo inteiro_ difícil reter. Reaparecendo com outra roupagem, nos impõe efetiva reflexão, emergência nos cuidados para com a mãe-terra, a água, o ar e a energia fogo-criador, presente em cada célula do corpo humano. Cura-se do Vírus cuidando da Natureza em sua Totalidade.

As vacinas, imprescindíveis, não serão o suficiente _ preciso é, junto, cuidar da Natureza como um todo _  a Praga exigindo observações à Mãe Natureza. 

Surgiu sem avisar, e, se ergueu como árvore-praga – silenciosa, velada e enigmática _ agindo de forma nefasta não escolhendo suas vítimas _ pode atingir desde o vendedor ambulante, o industrial fabricante de vacinas, à sua majestade a rainha Elizabeth II. Espalha-se não pedindo licença. Ergueu como árvore-praga – silenciosa, velada e enigmática _  imperiosa se aflorou por todo o Planeta sufocando a pessoa humana, exigindo distanciamento _ de norte a sul, de leste a oeste _  sinalizando, da importância, da tomada de consciência dos valores essenciais à Vida; os cuidados para com a toda a Criação, proteção ao meio ambiente, um basta aos predadores.

Não fale com ninguém sem usar a Máscara _ use gel, lave as mãos, mantenha distância. Está se protegendo e aos outros. 

 13 janeiro de 2022 _ martha pires ferreira

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Ainda _ Reis Magos _ riqueza a não ser esquecida

 
  Reis magos _ mosaicos 
Ontem, 6 de Janeiro 2022, Epifania _ comemorações do nascimento de Jesus Cristo, rito Ortodoxo Oriental. 

Fiz muitas postagens no Facebook revendo a riqueza simbólica dos Três Reis Magos 
VER noLink para ser relembrado _ Festejo significativo na Casa Amarela _ Santa Teresa 
http://cadernoaquariano.blogspot.com/2016/01/reis-magos-ainda.html
(o sistema não está deixando copiar - trava ver matéria na página 10/1/2016)


Adoração dos reis Magos _ Oriente
Na Espanha, e, possivelmente, noutros recantos do mundo é costume se fazer pedidos aos Reis Magos - saúde, realizações pessoais, justiça social, eliminar a fome e a miséria, igualdade, dignidades, governos honestos, trabalho, cultura e muitos pedidos significativos. A Imaginação é rica e desejosa de retornos reais _ dos REIS MAGOS!
    ____ postagem Martha Pires Ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Os 4 elementos da Natureza _ beleza da Astrologia!

 

 Elementos da natureza _ bico de pena a aquarela, 2009. 

A riqueza e potência do Fogo, Terra, Ar e Água

Uma das razões de me dedicar à Astrologia, depois da minha paixão pelo Firmamento, olhar o céu em sua imensidão infinita, foi o fato das abordagens práticas e diretas, em conexões, com os 4 elementos básicos da natureza: Fogo, Terra, Ar e Água. Os 12 signos do Zodíaco nos remetem à beleza da Vida, ela mesma, em sua essência, atuando fundamentalmente em tudo que somos _ aqui e agora.

Nasci com o Sol em Aquário, sou regida pelo Ar/masculino, se a hora em que respirei me fala de Aries é o Fogo/masculino que me impulsiona a tocar a Vida para frente. Os Astros agindo como ferramentas da natureza,  me sinalizando o que sou, como sou e como devo atuar no melhor de mim _ no entanto _ tenho a maioria dos astros em Terra e Água, domínio maior do elemento feminino/receptivo/silencioso. A Lua em Peixes explica meu mundo tomado pelo imaginário, sensibilidade e intuição!

Os elementos femininos, Terra e Água, não são prerrogativas da mulher _ natureza receptiva/acolhedora, nem os elementos masculinos, Fogo e Ar, são prerrogativas do homem _ natureza ativa/impulsionadora. Os elementos fazem parte da constituição própria da Vida. Yan e Ing (ativo e receptivo) como denomina a cultura chinesa.  Somos impulsionadores ou acolhedores por natureza – o importante é saber fazer as conexões.

Astrologia requer cultura, conhecimento, e, pode nos orientar para  um viver mais consciente em tempos de glória ou derrota, nos momentos mais difíceis e nos mais fáceis. A Astrologia oferece uma direção para o entendimento, a harmonia e sem dúvidas para maior felicidades!

“Os astros inclinam, não determinam” vem desde a Antiguidade.

Harmonizando elementos, em nossa vida cotidiana, tudo fica mais fácil, isto é, saber como e quando agir e pousar, atuar e recolher, falar e silenciar.

Como é bom sabermos sobre os elementos que nos dominam!

No Cinturão Zodiacal o que domina no Firmamento, hoje, é o elemento Feminino _ Terra (Sol, Plutão e Vênus/Capricórnio, Urano/Touro) e Água (Júpiter e Netuno) _ Ar ( Mercúrio, Saturno e Lua/Aquário) e Fogo (Marte/Fogo).

 ­­­___ Aos bons entendedores tudo está claro com a luz solar!

 clicar -ler 

                  Martha Pires Ferreira

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Reflexões, cada um com sua visão de Vida _ Morte _ Deus

 Sempre me acompanharam três questões fundamentais da existência _ 

Vida, Morte e Deus __ liberdade no pensar e intuir. 


Vida _ fomos chamados a existir, a ter vida no seio da criação. Por essência fomos impulsionados a surgir, há milhões de anos, como seres humanos no campo da matéria, Planeta Terra _ crescendo em corpo físico, consciência e sensibilidade emocional. Convite à preservação e cuidados com alteridade, com Amorização afetiva _ em torno da Mãe Natureza que nos alimenta e acolhe, que impõe cuidados e preservação. Nossa função essencial é sermos humanos, como tal, adquirimos a capacidade de pensar; escolher, discernir, diferenciar, amar, evoluir.

Morte _ percepção do destino vital; finitude física, matéria; corpo, moléculas, células. Dissolução. A decisiva passagem à incógnita natureza desconhecida _ anseios, desejo de encontro fundamental, pessoal, com a fonte primordial da existência. Vazio _ o nada insolúvel. O nada que é tudo, vida que é plenitude. A morte um confronto decisivo na travessia do ontem, tempo implacável, presente, aqui e agora, para o amanhã eterno. Não satisfaz de todo, nem é resposta absoluta, o apenas, ter lido sobre Jesus de Nazaré, o mestre da Galileia, o rebelde e jovem revolucionário que mudou a história do Ocidente, que revelou o sentido maior da existência ao ressuscitar para a eternidade. Não basta ler é preciso apreender, por dentro, no coração e nos sentidos, toda a verdade revelada, tanto física como espiritualmente. Importante sabermos que outros seres humanos, no Oriente, tidos como santos, abordaram esta mesma questão sobre a vida e a morte, de uma outra maneira de apreensão do conhecimento, em particular, pelas vias das observações interiores, meditação profunda. Ocidente e Oriente alcançam visão, essencialmente, convergente quanto ao confronto, encontro com a verdade. Refletimos sobre a morte quando amamos intensamente a Vida _  a Vida desconhece a morte, por ser Vida. A morte física_ encontro decisivo com a fonte da existência _ utopia possível de ser realidade absoluta, indiscutível.

Deus _ Tao _ a presença, o mistério insondável _ o incomensurável sem medidas, sem limites, sem respostas, apenas apreensão direta, além do intelectual _ pura espiritualidade na entrega à abissal radicalidade do dar-se. Expansão da inteligência pelas vias do coração sensível ao todo que nos transcende. Vivemos diante do grande Mistério que podemos denominar de Divino _ Desconhecimento _ somente assimilado pelas vias intuitivas. O incognoscível manifesta-se na criação em potências na matéria; mineral, vegetal, animal _ alheio às dicotomias do mal e da bem, noite e dia, sombra e luz. A matéria bruta e frágil que somos se realiza deixando integrar-se no Cósmos, se aproximando do consciente Todo indivisível. Tudo é o Uno sem polaridades antagônicas, sem divisões. Todas as múltiplas dimensões da criação, na visão da totalidade, subsiste na Beleza que se revela no coração da matéria, no Todo que é essência pura, Una.   

            Martha Pires Ferreira

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~  

sábado, 1 de janeiro de 2022

Salve 2022 _ a Vida é dádiva!

 Casinhas do interior _ bico de pena e aquarela, 2022.

A Vida floresce generosa a cada dia, a cada mês, a cada ano!
Acordo e estou no terceiro milênio _ Feliz 2022!
Abrindo a janela o céu azul me chama para caminhar após o café. Levo meu livro e caderninho de anotações. Encontro conhecidos, congratulações breves com o Feliz 2022! Prossigo _ escrevo reflexões que falam à alma, contemplo a natureza com sua vegetação agradável e bela. Pássaros cantam. Retorno à casa, arrumo algumas coisas _ apanho papel e minha canetinha nanquim _ sabendo o que desejo: simplicidade, despojamento, silêncio. As casinhas do interior voltam à imaginação; sem titubear inicio meu prazer de rabiscar em estado de oração _ livre de pensamentos _  só impulso criativo, intuitivo no anseio de leveza _ forma natural de viver.
Preservo dentro de mim espaço distante das mazelas e crueldades existentes no mundo. Consciente não serei alienada, de costas, para os despossuídos, desqualificados, injustiçados, sofridos. Não participo de guerras com adversários. A solidariedade afetiva de meu coração para com os marginalizados é constante. Não tenho idade para combates acirrados. Minha arma é ser cada dia mais despojada e nua de pretensões maiores. Quero viver com suavidade, falar, ouvir, desenhar, escrever, saber das coisas, manter o humor, estar presente com alegria _ bem distante das sofisticações falsas e/ou requintes das elites alienadas. Requintes do coração sensível, sim, da afetuosidade ao que é simples, sem exclusões, sim – requintes da alma, sim.  
Desenho abrindo 2022 com alegria gestual _ bico de pena e aquarela!











Casinhas do interior, bico de pena e aquarela, 2021 e 2022.
                   __ Martha Pires Ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~