sábado, 23 de outubro de 2021

Astrologia _ Signo Escorpião 2021 _ sinopse

   
 
   
O Sol iniciou seu percurso anual no cinturão zodiacal, Signo de Escorpião, Rio de Janeiro, às 1h55 _ hoje, 23 de outubro de 2021. Primavera / hemisfério sul.
        Escorpião pertence ao elemento Água – Feminino por ser receptivo. Natureza fixa.
        Escorpião é o 8º Signo do Zodíaco (de 22-23-24/out. a 21-22-23/nov.- dependendo da latitude e longitude de nascimento).
        Não se pode falar da história do pensamento sem abordar a importância da Astrologia para a compreensão da natureza humana em sua complexidade desde épocas as mais remotas. Os astros sinalizam nossas potencialidades. Compreendendo nossa natureza, em seu todo, podemos melhor administrá-la. Astrologia é própria da linguagem simbólica. Estas características pontuadas são generalidades possíveis, não uma verdade em si;
 "Os astros inclinam, não determinam".
        A riqueza da Mitologia greco-romana sinaliza ciclos terrestres.
        Suas regências os Planetas Marte/Ares (clássico deus das batalhas, impulsividade, sexualidade, desafios e guerras) e Plutão/Hades (com sua descoberta,1930, senhor das profundezas da terra,  mundo subterrâneo, reino dos mortos – dos bens e da fartura da natureza em abundância __ desafios, transformações e ressurreição – Ave Fênix)
                            Perséfone, Hades e o cão de três cabeças
Sem os estudos dos mitos é impossível compreender a riqueza da Astrologia

            Plutão em seu domínio _ reino subterrâneo _ implacável em seu julgamento.
Características agradáveis ou desagradáveis deste signo. Sinopse: 

Transformação. Magnetismo. Desejo. Poder. Posse. Vida e morte. Riquezas pessoais e públicas. Regeneração. Renovação. Tenacidade. Bens comuns. Percepção aguçada, extra-sensorial. Sexualidade intensa, vigorosa. Paixão. Sede de imortalidade. Produtividade. Determinação. Realização. Engenhosidade. Energia. Extremismo emocional. Ira. Obsessão. Energia, Sangue frio. Crueldade. Vingança. Violência. Perversidade. Defesas. Gosto pelas mudanças e desafios. Destruição. Renovação. Hereditariedade. Inteligência aguda. Interioridade. Amor ao mistério. Enigmático. Fixação. Receios. Persistência. Obstinação. Tirania. Combate. Riquezas do solo. Pesquisas. Movimentos de massa. Capacidade de articulação e/ou cooperação em larga escala. Espiritualidade. Impenetrabilidade. Transcendência. Penetração. Maquinação. Intensidade. Força interior. Metamorfose. Ressurreição.

               Touro e Escorpião - polaridades opostas complementares

          ___ postagem Martha Pires Ferreira
 

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Sou poeta, sopro

 
                                        _ pose aos 4 anos
Ontem _ hoje_ criança

Tudo flui sem
pedir licença _
a criança ontem
       eterna _ hoje.

Não mais os 70
tesouro em vigor impera
glândulas sensuais em delicada
            chama.

Não mais perigo de emoções
           descompensadas
_ rédea do animal bravio
a vida molda,

Mais idade percorre
a pele delicada _
outra demanda delineia o Ar.

Pulmões são caixas        
            de ressonância _ essencial.
Se faz criança,
            inocência!

Em sorriso a firmeza
           do olhar _
o tempo invade implacável
      deixando indefesa
a mulher, destemida, pensa,
       lava e ajeita fios _ consciência
                dos cabelos brancos.

Espanta balbúrdia vã _
abre a janela
               tem o Infinito.
 
                         ___  martha pires ferreira
 
 
                               _ pose aos 80 anos 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Percurso celeste _ presença da Astrologia

             O Astrólogo/a é um ser utópico/a, desbravador, curioso vidente do Ar e se engana, sim, não é senhor/a da Verdade. Prazer de caminhar pelo Firmamento tentando decifrar o percurso anual das Estrelas, dos Astros, sobre a Faixa do Zodíaco. Com os dados de precisão, fornecidos pela filha Astronomia (por vezes, ingrata), os estudiosos interpretando os ciclos celestes procuram orientar o público, da melhor forma, o como agir aqui,  Mãe Terra, planeta que habitamos.

Astros inclinam, não determinam/“Astra inclinant, non necessitant”

O Sol no signo de Aquário, em conjunto com o todo que se inicia em janeiro de 2022, sinaliza algo maravilhoso e desafiador que não se constata há milhões de anos. Passo decisório e marcantes se fará de 29 de janeiro a 3/6 de fevereiro em diante. Daí para frente surgirão movimentos imprevisíveis, culturais revolucionários, em ampla abertura de consciência se dando em efetivas realizações __ avanço progressivo da Humanidade, numa visão do todo planetário, social coletivo _ leste a oeste, vice-versa.

No último Quadrante da Faixa do Zodíaco teremos uma “doriforia” singular e espantosa, que tomará conta do Céu quando veremos a Lua, Marte, Vênus, Mercúrio e Plutão em Capricórnio/Terra, o Sol e Saturno em Aquário/Ar, Júpiter e Netuno em Peixes/Água (auspicioso encontro) _ vermos entre os astros um arco de menos de 90º __ em 3/março/2022 um arco menos que 60º _ não esquecer que o Zodíaco tem 360º. Apenas um planeta distante _ Urano em Signo de Touro/Terra. Configurações no último quadrante jamais observadas _ registradas no passado, desta forma. Semelhanças ocorreram nos anos 552, 1024 e 1524 d.C.

                      Aquário em 2022 _ nove astros no último quadrante do Zodíaco.

 Astros no final do Zodiacal sinalizam um caminhar para Novo Amanhecer planetário. Os Astros não eram, eram são os astrólogos/as!

Urano em Touro/Terra mantendo aspectos difíceis, quadratura, com o implacável Saturno e astros pessoais __ valor do trabalho, exigências sociais efetivas, quebras em múltiplas vertentes econômicas e financeiras, insustentáveis, serão abaladas, repensadas, reformuladas.

Nem nos primórdios do cristianismo, decadência do Império romano, nem na Idade Média, as grandes navegações, conquistas marítimas, Renascença, Revolução Francesa, revolução industrial, invasões territoriais e guerras de todos os tipos ou tudo o mais que se possa pensar, nada se constata semelhante às configurações / demarcações celestes, atuais, tão próximas como se está formando no Céu _ ciclo anual. Fim de uma Era da História da Humanidade, se formando para início de outra Era em níveis mais elevados, justos, democraticamente participativo e solidário. Não haverá outra possibilidade que senão a de avançarmos para o Futuro em evolução constante.

Acompanharemos fortes movimentos de massa progressista com quebras de paradigmas insustentáveis neste início de terceiro milênio. Tudo se reestruturando desde os anos 2.000 avançando para o futuro 2.050 com a presença efetivas das novas gerações criadoras de Novos Paradigmas para o bem comum. Neste processo emergente a consciência voltada para a Mãe Natureza.

Ah, os poderosos! Terão suas cadeiras deslocadas, ocupadas por outras mentes com outras propostas. As Novas gerações surgirão intensas e efetivas quando planetas como Júpiter, Saturno e Netuno percorrerem o elemento Fogo de Aries, e Urano o Ar de Gêmeos de 2025, Plutão o Ar de  Aquário em diante.

A passagem dos planetas em Aquário e Peixes 2022 trarão refinamento intelectual e espiritual nos anos que seguirão 2023  até 2025 em diante. A Nova Renascença se fará por imposição natural da Vida que avança contínua, passo a passo, ciclo a ciclo, Sol a Sol!

Não é hora de medir forças de guerras, domínios espúrios de povos contra povos indefesos, pobres _ é hora, sim, de amorosidade fraterna, solidária e participativa abrindo horizontes de consciência mais depurada.

Incorrigíveis Utopias minhas! Era de ouro da humanidade! 

Martha Pires Ferreira _ na esperança da Era da Arte de Viver!

Nota _ pequena revisão /18/10/2021.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

A fala do CÉU no silêncio das mídias!

           Seis Planetas retrógrados: recuos e avanços.

 Ver o Firmamento, a beleza do Zodíaco, sem nos determos em horário, mas apenas na data de hoje, dia 4 de outubro de 2021, quando o Sol percorrendo o signo de Libra, dos laços, vínculos e sociabilidade, o mundo das mídias Facebook, What App, Instagram, e, nem sei mais quê, saiu do Ar por razões que nem interessam aflições _ estão além das especulações e bisbilhotices dos usuários. Problemas técnicos ou estratégias de melhorias e avanços. Seja o que tenha sido, parte dos meios de comunicação mantiveram em silêncio obsequioso, mantendo as expectativas, aconselhando paciência.
      Interessante é notarmos que seis planetas estão neste momento em marcha retrógrada no cinturão zodiacal _ Mercúrio em Libra/AR, Plutão em Capricórnio/Terra, Saturno e Júpiter em Aquário/Ar, Netuno em Peixes/Água e Urano em Touro/Terra. O Sol e a Lua, Marte e Vênus circulam normalmente. O Nodo Norte em Gêmeos. Não temos, neste momento, astros percorrendo o elemento Fogo.
            Céu 4 de outubro de 2020 (não se deter no horário) 
          Planetas retrógrados sinalizam recuo, reservas, uma espécie de repensar, rever o que se faz, reestruturar ideias _ Hipóteses!
           Os astrólogos da Antiguidade constataram que em certos períodos do anos os planetas pareciam parar de avançar, progredir, no céu. Na verdade trata-se de um termo que se aplica em razão do movimento aparente dos astros na faixa do Zodíaco _ observou-se que certos planetas descrevem sua longitude, visto da Terra, de maneira mais rápido ou mais lento, uns que outros. Simbolicamente, isto leva a variadas interpretações, mais ou menos agradáveis, mais ou menos complexas. Observei que os planetas no períodos em que estão retrógrados, nada mais significam que aparentes recuos, como que para uma revisão de projetos, de atitude, decisões _ um parar, repensar e avançar.
             Amanhã, dia 5 de outubro, o  planeta Plutão/Capricórnio retomará sua marcha direta, quando tudo indica que teremos muito para vermos em intensos movimentos de massa neste mês de outubro daí em diante, quando Saturno e Júpiter/Aquário e Mercúrio/Libra ficarão, também, diretos impulsionando amplas energias para diálogos e trocas intensas, propostas e cobranças libertárias entre povos e nações.
          Luzes surgirão na escuridão desta travessia em que está mergulhada toda a Humanidade. Os astros sinalizam mais transparência nas conquistas e eficácia nos finais de outubro, em seguida avançando mês de novembro e dezembro, se revelando mais intensos em janeiro de 2022, Urano/Touro, direto.
          Uma Assembleia cósmica em fevereiro de 2022 _ doriforia no último quadrante do Zodíaco, isto é, um aglomerado de astros em Capricórnio, Aquário e Peixes, com exceção de Urano em Touro.
Sonhos mais próximos dos valores essenciais da vida nas conquistas democráticas participativas e solidárias; soluções visando o bem comum.
             O grito da Mãe Terra e dos Heróis ecoarão na travessia!
                                      
                  Martha Pires Ferreira, 4/10/2021.